Doces e geleias

Receita de Geleia de caqui fácil e deliciosa

Graciela Martins
Por Graciela Martins, Colaboradora e Chef de cozinha. Atualizado: 26 abril 2021
Receita de Geleia de caqui fácil e deliciosa

Estamos no outono, a estação preferida do CAQUI! Você sabe o quanto é importante consumir frutas dentro da sua sazonalidade? Quando aproveitamos as frutas da estação, estamos consumindo todo o potencial nutricional deste alimento, assim como ele estará muito mais doce, saboroso e suculento. Além disso, frutas da estação são muito mais baratas do que comprar frutas fora da estação. E foi pensando nisso que fiz esta receita de geleia de caqui fácil e deliciosa.

Pensando na sazonalidade do caqui e também porque a geleia é um bom método de conservação, para quando o caqui não estiver mais nas prateleiras das fruteiras. Esta geleia de caqui com laranja que compartilho aqui no TudoReceitas é muito rápida de fazer e não requer nenhuma prática na cozinha. Então, chame as crianças para a cozinha e os coloque para retirar a polpa dos caquis, é uma ótima estratégia inclusive para ampliar a oferta de frutas para nossos pequenos. Por aqui, todos vão para a cozinha! Vamos lá?

3 convidados 30m Sobremesa Dificuldade baixa

Ingredientes para fazer Geleia de caqui fácil e deliciosa:

Também lhe pode interessar: Geleia de amora fácil

Como fazer Geleia de caqui fácil e deliciosa:

1

Separe os ingredientes da receita: os caquis previamente higienizados, suco de meio limão, as raspas de uma laranja e o açúcar.

Dica: ao escolher o caqui, que seja bem maduro, sugiro que experimente um pouco de cada um para ter a certeza de que eles estão doces o suficiente e que não estejam com a famosa 'trava', caso contrário este tipo de caqui com a trava irá estragar todo o seu doce.

Receita de Geleia de caqui fácil e deliciosa - Passo 1
2

Retire a polpa dos caquis com a ajuda de uma colher. Acrescente juntamente com os demais ingredientes em uma panela.Sugiro neste momento provar os caquis para ter a certeza de que estão macios e doces e não estejam com aquela famosa 'trava', caso contrário, eles podem comprometer toda a sua geléia.

Receita de Geleia de caqui fácil e deliciosa - Passo 2
3

Leva ao fogo médio e mexa com a ajuda de uma espátula.

Receita de Geleia de caqui fácil e deliciosa - Passo 3
4

Quando começar a fervura, abaixe o fogo e continue mexendo.

Receita de Geleia de caqui fácil e deliciosa - Passo 4
5

Mexa até que comece a desprender do fundo da panela, como na foto. Desligue o fogo e espere esfriar para servir.

Receita de Geleia de caqui fácil e deliciosa - Passo 5
6

A geleia ficará cremosa e brilhante. Caso você goste de geleias com pimenta, a dica é acrescentar 1/2 pimenta dedo de moça sem sementes bem picadinha no início da fervura. Assim você terá uma geleia de caqui com pimenta perfeita para acompanhar carnes mais fortes como a carne de cordeiro, por exemplo!

Receita de Geleia de caqui fácil e deliciosa - Passo 6
7

Sirva a geleia de caqui caseira para acompanhar bolos, pães e biscoitos e até para cobrir uma panqueca no café da manhã. O caqui é uma excelente fonte de fibras e nutrientes além, é claro, de ficar lindo na sua mesa de café!

Gostou desta receita? Confira também estas nossas receitas de geleia de fruta caseiras:

Receita de Geleia de caqui fácil e deliciosa - Passo 7

Se você gostou da receita de Geleia de caqui fácil e deliciosa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias.

Suba a sua foto de Receita de Geleia de caqui fácil e deliciosa

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Zilton dos
Fiz conforme a receita e a polpa do caqui qualhou.
Limão não deu certo.
1 de 8
Receita de Geleia de caqui fácil e deliciosa