PARTILHAR

Açafrão com mel

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 29 agosto 2018
Açafrão com mel

O açafrão está ganhando cada vez mais popularidade e muito se fala da importância do uso de açafrão na cozinha. Mas você sabe para que serve açafrão? Neste caso estamos nos referindo ao açafrão da terra, também chamado de cúrcuma, uma raiz semelhante a gengibre. Os benefícios do açafrão são vários e muito semelhantes aos benefícios do mel, sobretudo devido às suas ações anti inflamatória, desintoxicante do organismo e fortalecedora do sistema imunológico. Aqui no TudoReceitas mostramos para você os benefícios de açafrão com mel, uma combinação poderosa para fortalecer nosso organismo, e como preparar receitas de açafrão com mel. Não deixe de experimentar!

Também lhe pode interessar: 10 receitas simples para aumentar a imunidade

Açafrão com mel - benefícios

As propriedades medicinais do açafrão e do mel são muito semelhantes. Por isso, quando usados em conjunto, os benefícios do açafrão ficam potenciados e resultam num excelente aliado para melhorar a saúde do nosso corpo! Confira mais em detalhe quais os benefícios do açafrão e mel:

  • Anti-inflamatório: o açafrão e o mel são indicados para prevenir, controlar e tratar doenças inflamatórias. Por isso esta combinação é benéfica para quem sofre de doenças inflamatórias intestinais ou digestivas (Doença de Crohn e Colite Ulcerosa, entre outras), doenças inflamatórias da pele (Dermatite, Eczema, Psoríase...) e também doenças inflamatórias crônicas, como a Artrite Reumatoide;
  • Antioxidante: graças à presença das vitaminas C e E no açafrão e no mel, estes alimentos ajudam a retardar o envelhecimento das células, a controlar os radicais livres e a regenerar os tecidos da pele, auxiliando também à cicatrização e prevenção do câncer;
  • Desintoxicante: o açafrão e o mel são indicados para desintoxicar o fígado e o organismo em geral, eliminando as toxinas e prevenindo cálculos biliares;
  • Fortalecedor do sistema imunológico: a combinação de açafrão + mel funciona como um antibiótico natural, ajudando a melhorar as defesas do sistema imunológico e a prevenir ou tratar doenças que enfraquecem nossa imunidade.

Chá de açafrão com mel

Uma das maneiras de usufruir dos benefícios do açafrão e do mel é preparando um simples chá de açafrão com mel. Para potenciar os benefícios, aconselhamos adicionar também uma pitada de pimenta do reino. Confira como fazer chá de açafrão com mel:

  • Coloque no fogo 1/2 litro de água e, quando estiver quase a ferver, desligue e dissolva nela 1 colher de sopa de mel, 1 colher de chá de açafrão e 1 pitada de pimenta do reino. Beba de manhã em jejum ou após as refeições, para melhorar a digestão.

Conselhos: Este chá não deve ser ingerido por gestantes, lactantes, pessoas com pedra na vesícula ou que estejam tomando medicamentos anticoagulantes.

Açafrão com mel - Chá de açafrão com mel

Antibiótico natural de mel e açafrão

Se você está sentindo sintomas de resfriado ou de gripe, prepare logo esta receita de antibiótico natural: o xarope de mel e açafrão. Além de ser anti inflamatória, você pode usar também esta mistura de mel com açafrão para tosse e dor de garganta.

  • Em um pote de vidro coloque 100 gramas de mel e 15 gramas de açafrão da terra em pó, misture bem e tome meia colher de chá ao longo do dia, no máximo 3 ou 4 vezes. Se o sabor for muito forte, dilua o xarope em um pouco de água morna ou quente.
Açafrão com mel - Antibiótico natural de mel e açafrão

Máscara de açafrão com mel

Esta é uma receita de açafrão com mel para a pele, nomeadamente para usar na pele do rosto como se fosse uma máscara purificante. Os benefícios da máscara de açafrão com mel são interessantes sobretudo para atenuar a rosácea (doença de pele que deixa o rosto vermelho e inflamado), eliminar espinhas, controlar acne e a oleosidade da pele (graças ao seu efeito anti bacteriano).

Você também pode aplicar esta máscara em feridas abertas ou em cicatrização e usufruir os benefícios cicatrizantes e regeneradores.

Anote a receita de máscara de açafrão com mel:

  • Misture 1 colher de sopa de mel com 1 colher de sobremesa de açafrão da terra em pó e espalhe no rosto com os dedos ou com um pincel. Deixe atuar por 20 minutos e lave com um sabão neutro. Se no final a pele ficar ligeiramente amarelada, passe nela um algodão embebido em leite.

Conselhos: Retire de imediato a máscara de açafrão e mel se começar sentindo ardor ou outro efeito degradável.

Açafrão com mel - Máscara de açafrão com mel
Imagem: morlife.com

Receitas de açafrão com mel

O açafrão com mel é também uma combinação muito saborosa para testar em vários pratos! Vai bem sobretudo com carne de frango, mas existem muitas outras receitas de açafrão com mel que você pode testar. Inspire-se nestas nossas sugestões:

Confira ainda várias dicas e sugestões de como usar a cúrcuma na cozinha e bom apetite!

Açafrão com mel - Receitas de açafrão com mel

Se gostou do artigo Açafrão com mel, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
valdecy borges de carvalho
quero saber os beneficio do açafrão e gengibre e mel e limão.
A sua avaliação:
Laura
Gostaria de saber quantas vezes por dia posso tomar o açafrão com mel? Tenho fribramialgia e estou com gordura no fígado será que ajuda?
A sua avaliação:
Fatima Matias
Usar açafrão, mel, limão e propolis é bom para rins?
Sara Silva
Oi Fatima, aqui no TudoReceitas temos uma matéria sobre os melhores chás para os rins. Veja: https://www.tudoreceitas.com/artigo-10-receitas-de-chas-para-os-rins-8183.html
A sua avaliação:
António Pinto Fontelas Lopes
Açafrão da Terra faz bem a quê
Sara Silva
Oi António, aqui tem os benefícios do açafrão: https://www.tudoreceitas.com/artigo-acafrao-com-mel-7617.html#anchor_0
A sua avaliação:
Jesus soeiro
Eu sempre tomo, açafrão, mel e limão, as vezes faço o chá.... Coloco uma colher de chá de açafrão e uma colher normal de mel e uma banda de limão. Eu tinha um problema sério de infecção, que já estava a mais d 1 mês, passa do mal, tomava todo tipo de remédio e não passava, até que tomei essa receita e em uma semana fiquei curado
Tô tomando agora denovo, pois estou cm sintomas de corona vírus
A sua avaliação:
Roseli
Depois de preparado precisa consumir tudo no mesmo dia ou pode guardar?
Sara Silva
Oi Roseli, sempre aconselhamos a consumir no dia do preparo porque, com o passar das horas ou dos dias, as propriedades começam se perdendo.
A sua avaliação:
ANA MARIA DE ASSIS
ACREDITO MUITO EM REMÉDIOS NATURAIS,JÁ TOMO MEL COM AÇAFRÃO. GOSTO MUITO DAS DICAS DE SAÚDE QUE RECEBO PELO FACEBOOK OU PELO MESSEGEM.
A sua avaliação:
Waldeci Antonio dos santosl
Gostaria de saber feito essa mistura, se precisa colocar na geladeira ou pode deixar de fora.
Sara Silva
Oi Waldeci, pode deixar fora da geladeira mesmo. Experimente e conte para nós o que você achou!
A sua avaliação:
Luís Silvestre
Vou experimentar porque tenho um pouco de rosácea e também tosse com frequência
A sua avaliação:
Patrícia Aparecida Felício
Ótimo artigo, minha filha tem o Lúpus cutâneo, faço uso do mel e açafrão a dois meses e já notei diferença. Eu recomendo.
Sara Silva
Oi Patrícia, que bom saber isso! Obrigada pelo seu comentário e continue dizendo o que você acha das nossas receitas 🙂
Maria Aparecida de Almeida
Ótimas receitas.
Posso tomar açafrão com água em temperatura ambiente?
Sara Silva
Oi Maria Aparecida. Pode sim! Experimente também esta deliciosa bebida com açafrão: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-leite-dourado-para-emagrecer-6370.html
A sua avaliação:
Lucineide dos Anjos Ribeiro
MUITO OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES
Sara Silva
Oi Lucineide, obrigada! Continue acessando nosso portal TudoReceitas.com para saber mais sobre ingredientes e receitas 🙂
A sua avaliação:
kathleen
Já uso essa máscara de açafrão com mel tem um tempinho, e realmente é maravilhosa, além de melhorar o aspecto da pele removeu cicatrizes de acne e outras do meu rosto! E o melhor tudo natural, Amoo!!
Sara Silva
Oi kathleen, obrigada pelo seu coemtnário! O açafrão é realmente benéfico 🙂
A sua avaliação:
Elisabete
Gostei
A sua avaliação:
Iraci
Excelentes receitas, Gostei muito.
Sara Silva
Oi Iraci, que bom que você gostou! Obrigada pelo seu comentário 🙂
alzira manuel
amei essa receita, acredito que vai me valer
Sara Silva
Oi Alzira, que bom! Obrigada pelo seu comentário e continue conferindo nossas sugestões 🙂
A sua avaliação:
Adauto F. Henrique
Gostaria de deliciar tudo que foi apresentado neste vídeo em uma única "investida," mesmo que eu tenha que passar dias submetendo a tratamento médico para voltar ao normal.

Gostaria de receber indicação de como fazer tratamento do fígado.
Atenciosamente,
Sara Silva
Oi Adauto, obrigada pelo seu comentário. Não aconselhamos que coloque em prática todas estas receitas de uma só vez no seu cotidiano, lembre-se que a dieta deve ser sempre balanceada e com diversos alimentos. Você pode, por exemplo, beneficiar de uma das opções apresentadas ao longo de uma semana e, na semana seguinte, experimentar outra das sugestões indicadas até perceber com qual se dá melhor.
A sua avaliação:
marta
muito boas as dicas desta matérias de açafrão com mel! preparei esse remédio de açafrão com mel caseiro nesse inverno e a verdade é que não peguei resfriado! super recomendo
Sara Silva
Oi Marta, que bom que você gostou das nossas dicas! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossas receitas 🙂
Açafrão com mel
Imagem: morlife.com
1 de 5
Açafrão com mel

Voltar ao topo da página ↑