Moqueca

Receita de Moqueca de palmito

 
Amanda Martiniano
Por Amanda Martiniano. 21 março 2024
Receita de Moqueca de palmito

A moqueca, originalmente feita com peixe, é feita em versões nos dias de hoje. Mas pensando na inclusão dos vários grupos alimentares, atualmente temos também moquecas sem carne, com legumes, banana e palmito.

Hoje no TudoReceitas vamos aprender uma deliciosa moqueca de palmito. Com a base de palmito e batata inglesa. Essa moqueca é super leve e incrivelmente saborosa. Perfeita para um prato principal em um almoço ou jantar.

A combinação do palmito, batata inglesa, azeite de dendê, pimentão e algumas especiarias vão te surpreender. Nessa moqueca, o peixe nem fará falta. Vamos aprender o passo a passo com fotos abaixo.

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Popular em outras festas, Pouco picante, Cozido

Ingredientes para fazer Moqueca de palmito:

Utensílios:

  • Panela grande
  • Faca
  • Tábua de corte
  • Prato fundo
  • Concha
  • Colher de sopa
  • Colher de pau ou silicone
Também lhe pode interessar: Moqueca de ovo simples

Como fazer Moqueca de palmito:

1

Comece drenando o palmito. Retire toda a água e corte o palmito em rodelas com espessurade um dedo, aproximadamente. Assim o palmito ficará aparente no prato. A batata, corte em quadrados pequenos. A cebola, corte em quadrados pequenos também. Esses cortes, ajudam na estética do prato. Separe os temperos e o leite de coco. Corte o pimentão em rodelas.

Dica: a batata precisa ficar menor que o palmito para que não robe o protagonismo do ingrediente principal.

Receita de Moqueca de palmito - Passo 1
2

Em uma panela grande e de preferência alta, coloque o azeite de dendê e a cebola para refogar. Deixe que a cebola solte água. Refogue bem.

Dica: mexa sempre para evitar que a cebola queime.

Receita de Moqueca de palmito - Passo 2
3

Feito isso, acrescente o palmito e batata cortados. Mexa com delicadeza, o palito é muito delicado e pode quebrar. Deixa refogar para incorporar os sabores.

Dica: use uma colher de pau ou de silicone para mexer os ingredientes, assim evitará que quebrem.

Receita de Moqueca de palmito - Passo 3
4

Em seguida, acrescente os temperos a gosto e o sal. Use os temperos de sua preferência. Mexa e deixe refogar um pouco para incorporar os sabores.

Dica: a cúrcuma trará uma cor diferente ao preparo. O ideal é usar um pouco para a estética do preparo.

Receita de Moqueca de palmito - Passo 4
5

Depois de refogar a batata e o palmito, coloque os temperos, acrescente os tomates, o pimentão e a cebolinha verde picada. Mexa para incorporar os sabores aos ingredientes. Deixe refogar um pouco.

Dica: o pimentão vermelho pode ser substituído pelo pimentão amarelo. O verde não é indicado por ter um sabor mais acentuado.

Receita de Moqueca de palmito - Passo 5
6

Em seguida, acrescente o leite de coco. O ideal é que o leite de coco cubra os ingredientes para que cozinhem bem. Se não for o suficiente poderá acrescentar um pouco de água para cobrir tudo.

Dica: o ideal é usar um leite de coco espesso, mais encorpado.

Receita de Moqueca de palmito - Passo 6
7

Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo bem baixo. Espete os legumes com um garfo para saber se estão bem cozidos. A moqueca precisa de caldo, portanto não deixe secar tudo. Experimente para conferir o sal.

Receita de Moqueca de palmito - Passo 7
8

Desligue o fogo e sua moqueca de palmito está pronta. Fica perfeita com um arroz branco ou uma farofa de cebola. É só aproveitar. Conta para gente o que achou desse prato nos comentários.

Receita de Moqueca de palmito - Passo 8

Se você gostou da receita de Moqueca de palmito, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Moqueca.

Outras receitas de moqueca

Para quem gosta da mistura do leite de coco com o azeite de dendê, a moqueca é um prato de encher a boca e os olhos. Agora que você já apendeu essa receita de moqueca de palmito, que tal experimentar outras versões desse prato também.

Veja abaixo outras receitas de moqueca aqui do TudoReceitas:

  • Receita de Moqueca vegana: Uma ótima opção para quem não consome carne ou é alérgico a frutos do mar. Vem aprender o passo a passo com fotos dessa moqueca vegana.
  • Receita de Moqueca de cação: A moqueca de cação é um prato clássico da culinária brasileira, com suas raízes na região litorânea do país.
  • Receita de Moqueca de banana: Essa receita vegana fica pronta em menos de 30 minutos, é super saborosa e traz entre seus ingredientes pimentão amarelo, pimentão vermelho, tomate, cebola e o leite de coco, que deixa essa moqueca cremosa e deliciosa.

Suba a sua foto de Receita de Moqueca de palmito

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 9
Receita de Moqueca de palmito