Receita de Risoto de tilápia
Este risoto de tilápia com um toque de limão é uma receita superdiferente e gostosa para variar os sabores do dia a dia de forma simples.
Para aprender a fazer, siga abaixo o passo a passo com fotos no TudoReceitas.
Ingredientes:
Como fazer Risoto de tilápia:
Separe os ingredientes para fazer o seu risoto de tilápia. Antes de começar, coloque o caldo de legumes em uma panela para esquentar. O caldo precisa entrar quente no risoto. Usei um caldo de legumes caseiro e muito econômico feito com cascas e aparas. Se você tiver aparas de peixe, pode incluir no caldo também para dar ainda mais sabor.
Aqui escolhi o limão tahiti, mas o limão-siciliano também é uma ótima opção e deixa o prato ainda mais delicado.
Para trazer mais cor para o prato e complementar os sabores, escolhi finalizar com aspargos - esses estavam branqueados e congelados e apenas dourei na mesma frigideira onde fiz o risoto, mas isso é opcional. Você pode escolher outros legumes como vagem para finalizar.
Comece tirando as raspas do limão com cuidado para não tirar a parte branca que pode amargar o risoto. Reserve. As raspas serão adicionadas apenas no final.
Tempere os filés de peixe com o suco do limão, sal e pimenta-do-reino e reserve por alguns minutos.
Enquanto isso, corte a cebola em cubinhos.
Leve o azeite para esquentar em uma frigideira grande onde fará o risoto e adicione os aspargos (se estiver usando). Deixe dourar até que estejam cozidos, sem que estejam muito moles.
Reserve e adicione os filés de peixe.
Deixe dourar de um lado, vire e deixe dourar bem do outro lado.
Reserve os filés de peixe dourados e na mesma frigideira adicione a cebola para refogar.
Quando a cebola estiver dourada, adicione o arroz de risoto e deixe dourar por 1-2 minutos.
Adicione o vinho branco e mantenha em fogo alto para evaporar.
Quando o vinho tiver evaporado, comece a acrescentar o caldo de legumes já quente aos poucos.
Vá adicionando concha a concha e mexendo a cada adição, acrescentando mais conforme o arroz for absorvendo o caldo e o caldo for secando.
É essa adição lenta e mexer que faz com que o arroz libere o próprio amido e deixe o arroz cremoso sem precisar adicionar nenhum tipo de creme.
Isso também ajuda a controlar o ponto do arroz, para que fique cremoso, mas ainda al dente sem desmanchar demais. O processo todo leva mais ou menos 15-20 minutos dependendo da panela que estiver usando (as de fundo triplo cozinham mais rápido).
Vá provando e quando chegar na textura que desejar, na última adição, não deixe secar totalmente o caldo.
Desligue o fogo e adicione a manteiga - o ideal é que esteja gelada. É isso que vai criar uma textura aveludada para o risoto. Mexa bem até que a manteiga derreta com o próprio calor do risoto.
Adicione as raspas do limão e seu risoto está pronto para servir.
Sirva com o filé de peixe e os aspargos. O risoto é um prato que fica melhor servido na hora. Se preferir fazer com antecedência, grelhe os filés de peixe, reserve separadamente e prepare o risoto na mesma panela como fizemos, mas ao invés de finalizar, deixe o arroz um pouco mais al dente, guarde um pouco do caldo e deixe para finalizar na hora de servir adicionando o caldo quente até chegar no ponto desejado - assim o processo vai ser mais rápido.
Se você gostou da receita de Risoto de tilápia, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de risoto.
Outras receitas de risoto
Aprenda outras receitas de risoto aqui no TudoReceitas:
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 68 kcal
- Proteínas: 45 g
- Gorduras: 2 g
- Carboidratos: 8 g
- Fibra: 4 g
