Carne bovina

Receita de Rosbife de lagarto bovino

 
Andréa Porto
Por Andréa Porto, Colaboradora. 29 dezembro 2021
Receita de Rosbife de lagarto bovino

Muito apreciado em sanduíches ou como petisco em tábuas de frios, o rosbife é um corte bem fino de uma carne assada, geralmente com a parte central mal passada, num tom rosado (uma das principais características do rosbife).

A expressão em inglês "roast beef", de onde o nome rosbife é originado, significa carne assada. Aqui no Brasil, a peça mais utilizada para o preparo do rosbife é o lagarto bovino, que proporciona um corte perfeito e, além disso, um sabor maravilhoso! O rosbife caseiro é sem dúvidas mais leve do que a versão embutida e será esse prato que iremos te ensinar aqui no TudoReceitas, com todas as técnicas para você preparar um rosbife no ponto correto!

Quer saber como fazer rosbife de lagarto bovino aí na sua casa? Acompanhe agora aqui no TudoReceitas as fotos do passo a passo com instruções de como preparar um rosbife de lagarto no forno e se surpreender!

6 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno

Ingredientes para fazer Rosbife de lagarto bovino:

Também lhe pode interessar: Lagarto fatiado ao vinagrete

Como fazer Rosbife de lagarto bovino:

1

Separe os ingredientes necessários para preparar a receita de rosbife de lagarto bovino caseiro. Retire o excesso de gordura da carne antes de marinar.

Dica: se você não gostar de molho shoyu, substitua por molho inglês.

Receita de Rosbife de lagarto bovino - Passo 1
2

Junte os seguintes ingredientes para a marinada: sal, pimenta do reino, vinho tinto, molho shoyu, alho amassado e mostarda. Em seguida, deixe a carne nessa marinada por pelo menos 12 horas, dentro da geladeira.

Receita de Rosbife de lagarto bovino - Passo 2
3

Para deixar o tempero penetrar melhor na carne, siga este truque: verta a marinada para um saco limpo e coloque a carne dentro, fechando o saco em seguida. Ao longo das 12 horas seguintes vire a carne de tempos em tempos, para que a marinada envolva-a por completo.

Receita de Rosbife de lagarto bovino - Passo 3
4

Numa frigideira grossa, aquecida em fogo alto, adicione o azeite de oliva para selar a carne.

Dica: é importante que a frigideira esteja bem aquecida para que a carne seja selada corretamente, sem soltar líquido.

Receita de Rosbife de lagarto bovino - Passo 4
5

Quando a frigideira estiver bem quente, sele a carne de todos lados (pelo menos 5 minutos em cada lado).

Dica: neste passo a carne não vai cozinhar por dentro, apenas por fora. Isso é importante para manter sua suculência!

Receita de Rosbife de lagarto bovino - Passo 5
6

Quando a carne estiver selada completamente, ou seja, bem douradinha de todos os lados, desligue o fogo e pré aqueça o forno a 180 graus.

Receita de Rosbife de lagarto bovino - Passo 6
7

Acomode a peça de lagarto bovino selado numa assadeira (sem necessidade de untar), pincele manteiga sobre a carne e leve-a para assar em forno pré aquecido a 180 graus por 30 minutos, virando o lado da carne na metade do tempo.

Dica: se você tiver uma assadeira com grelha, acomode a carne sobre ela e não vire o lado da mesma. Esse tipo de assadeira permite que a carne asse corretamente por toda a sua extensão.

Receita de Rosbife de lagarto bovino - Passo 7
8

Após esse tempo, retire a carne do forno e deixe-a descansando por, pelo menos, 1 hora antes de fatiá-la.

Dica: se quiser um corte fino bem preciso, sugerimos que envolva a carne num plástico filme e deixe-a na geladeira por algumas horas. Ela ficará mais firme para ser fatiada!

Receita de Rosbife de lagarto bovino - Passo 8
9

Seu rosbife de lagarto marinado está pronto! Essa cor rosada no centro significa que a carne está no ponto ideal do rosbife mas, se você preferir uma carne mais bem passada, basta deixar mais 10 a 20 minutos no forno.

Receita de Rosbife de lagarto bovino - Passo 9
10

Esperamos que tenha gostado desta receita de rosbife caseiro! Experimente servir o rosbife como recheio de um beirute ou acompanhado de uma vinagrete, ficará delicioso - confira aqui a receita de beirute de rosbife caseiro. Bom apetite!

Procurando mais receitas de lagarto bovino? Confira:

Receita de Rosbife de lagarto bovino - Passo 10

Se você gostou da receita de Rosbife de lagarto bovino, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina.

Suba a sua foto de Receita de Rosbife de lagarto bovino

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 11
Receita de Rosbife de lagarto bovino