Roscas e rosquinhas

Receita de Rosca trançada de Natal

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 13 outubro 2020
Receita de Rosca trançada de Natal

A rosca natalina é uma das sobremesas que não pode faltar na ceia de Natal! Com sua massa fofinha, recheio de frutas e glacê de açúcar, é a opção perfeita para quem quer variar das habituais sobremesas geladas e não resiste a um pão doce.

Aqui no TudoReceitas mostramos como fazer uma rosca trançada de Natal com um passo a passo ilustrativo, para que seja simples preparar até mesmo por quem nunca preparou pão doce antes! Confira abaixo todos os detalhes e faça logo para surpreender sua família nesse Natal.

12 convidados 6h Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno

Ingredientes para fazer Rosca trançada de Natal:

  • Para finalizar:
Também lhe pode interessar: Rosca de Natal de liquidificador

Como fazer Rosca trançada de Natal:

1

O primeiro passo desta receita de rosca natalina é hidratar as uvas-passa, para isso coloque-as numa tigela junto com o conhaque e deixe por uns 5-10 minutos. À parte dissolva o fermento no leite morno.

Dica: Se você não quiser usar conhaque, pode adicionar a mesma quantidade de água quente.

Receita de Rosca trançada de Natal - Passo 1
2

Numa bacia misture os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, a noz moscada e a canela. Ao centro adicione os ovos batidos, a manteiga e o leite com o fermento e misture muito bem com uma colher de pau.

Dica: Prefira usar farinha de trigo tipo 1, ela é mais indicada para o preparo de pão devido ao seu alto teor de glúten.

Receita de Rosca trançada de Natal - Passo 2
3

Quando a massa ficar muito densa e pesada, adicione as uvas-passa com o conhaque e as nozes picadas. Na bacia ou numa bancada enfarinhada amasse e sove muito bem a massa com as mãos por 5-10 minutos, até ficar bem lisinha e desgrudando.

Receita de Rosca trançada de Natal - Passo 3
4

Por fim modele a massa em forma de bola e coloque numa vasilha untada com óleo. Cubra com um pano e deixe crescer em um local morno por 2 horas.

Dica: É importante deixar a massa crescer durante o tempo indicado para que fique bem fofinha.

Receita de Rosca trançada de Natal - Passo 4
5

Depois da massa crescer, divida em 12 bolinhas de tamanho igual e modele rolinhos com elas. Separe conjuntos de 3 rolinhos para começar modelando a massa em forma de trança de Natal.

Receita de Rosca trançada de Natal - Passo 5
6

Pegue 3 rolinhos, una-os numa das extremidades e faça uma trança, como na imagem. Repita com os restantes rolinhos de massa até obter 4 tranças.

Receita de Rosca trançada de Natal - Passo 6
7

Una duas das tranças em forma de rosca, umedecendo as pontas da massa com um pouco de água e pressionando com os dedos. Faça o mesmo com as outras duas tranças, de forma a conseguir duas roscas natalinas. Coloque cada rosca em um tabuleiro de forno com papel manteiga, cubra com um pano e deixe crescer por mais 1 hora.

Dica: Se quiser, poderá congelar as roscas depois de deixar crescer novamente.

Receita de Rosca trançada de Natal - Passo 7
8

Depois de deixar as roscas crescer, finalmente leve para assar no forno preaquecido a 180ºC durante uns 20 minutos, ou até dourarem. Retire e deixe esfriar um pouco.

Dica: Preste atenção pois a rosca queima rapidamente. Se quiser pode pincelar ovo batido nela antes de levar ao forno, assim ela ficará brilhante!

Receita de Rosca trançada de Natal - Passo 8
9

Para decorar a rosca natalina prepare um glacê de açúcar simplesmente misturando o açúcar com a água, leite ou suco de limão e mexendo bem. Jogue sobre as roscas, principalmente entre os nós da trança.

Receita de Rosca trançada de Natal - Passo 9
10

Decore sua rosca natalina fofinha com frutos a gosto (neste caso usei simplesmente framboesas e nozes) e está pronta a servir! Não deixe de fazer esta incrível receita para o seu Natal, tenho a certeza de que todos irão gostar. Bom apetite e feliz Natal!

Deixe abaixo seu comentário e complete o cardápio de sobremesas de Natal preparando também:

Receita de Rosca trançada de Natal - Passo 10

Se você gostou da receita de Rosca trançada de Natal, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Roscas e rosquinhas.

Suba a sua foto de Receita de Rosca trançada de Natal

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 11
Receita de Rosca trançada de Natal