Partilhar

Receita de Sobremesa de Natal gelada

Por Mércia Santos , Colaboradora TudoReceitas. 25 novembro 2019
Receita de Sobremesa de Natal gelada

Está sem ideia sobre o que preparar de sobremesa para o Natal? Hoje aqui no TudoReceitas ensino uma deliciosa receita de sobremesa de Natal gelada composta por camadas harmônicas que combinam entre si e proporcionam uma explosão de sabores: massa levinha por baixo, um saboroso creme de baunilha, um doce de abacaxi e, para finalizar, uma cobertura de chantilly que traz leveza a essa sobremesa.

Trouxe como sugestão o preparo dessa receita em porções individuais ou na travessa, assim você escolhe como prefere servir ela. Não deixe de preparar essa sobremesa de Natal com abacaxi para você e sua família e tenho a certeza que todos vão gostar!

6 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de Natal, No frio, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o creme:
  • Para o doce de abacaxi:
  • Para decorar:
Também lhe pode interessar: Receita de Sobremesa de abacaxi para o Natal
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece a receita pela massa, que será usada para montar as camadas desta sobremesa gelada. Para isso basta misturar todos os ingredientes (ovo, margarina, leite, açúcar, trigo e essência de baunilha) em um recipiente com o auxílio de um fouet e deixar apenas o fermento para acrescentar por último.

Receita de Sobremesa de Natal gelada - Passo 1
2

Despeje essa massa em uma forma untada e leve para o forno pré-aquecido 180ºC por 30 minutos. A massa ficará um bolo de trigo simples como na fotografia.

Receita de Sobremesa de Natal gelada - Passo 2
3

Enquanto a massa estiver no forno, faça os outros dois recheios: o creme de baunilha e o doce de abacaxi. Como o doce de abacaxi é mais fácil de preparar, comece por ele para otimizar o seu tempo: em uma panela, junte o abacaxi em cubos, a água, o açúcar e deixe ferver no fogo baixo de 15 a 20 minutos.

Receita de Sobremesa de Natal gelada - Passo 3
4

Depois que o abacaxi estiver no ponto desejado, transfira-o para uma peneira com um recipiente embaixo, pois vamos utilizar essa calda de abacaxi na hora da montagem.

Receita de Sobremesa de Natal gelada - Passo 4
5

Para o creme de baunilha basta misturar muito bem os ingredientes respetivos em uma panela, peneirar a gema diretamente nessa mistura e só depois levar ao fogo baixo. Mexa sem parar até virar um creme bem liso e consistente. É importante não parar de mexer para que o seu creme não empelote.

Dica: Peneire a gema para evitar o cheiro e gosto de ovo nessa sobremesa de abacaxi.

Receita de Sobremesa de Natal gelada - Passo 5
6

Fure a massa do bolo com o auxílio de um garfo e jogue sobre ela a calda do abacaxi reservada anteriormente, para que fique mais úmida e saborosa.

Receita de Sobremesa de Natal gelada - Passo 6
7

Agora escolha o refratário para a montagem da sobremesa gelada. Eu trouxe duas opções para vocês: individual ou na travessa. Corte a massa em pedaços pequenos e cubra o fundo do refratário ou dos copinhos nos quais vai servir.

Receita de Sobremesa de Natal gelada - Passo 7
8

Agora cubra o bolo com o creme de baunilha e espalhe pedaços do abacaxi, como mostrado na foto.

Dica: Você também pode utilizar pêssego em calda, figo, damasco, ameixa, entre outras frutas para substituir o abacaxi.

Receita de Sobremesa de Natal gelada - Passo 8
9

Bata o creme de leite fresco ou nata em ponto de chantilly e use um saco de confeiteiro com o bico de sua preferência para decorar esta sobremesa para Natal.

Dica: Nesse caso eu usei o bico pitanga, um dos mais versáteis para uso decorativo.

Receita de Sobremesa de Natal gelada - Passo 9
10

Reserve na geladeira por 2 horas. Na hora de servir, se preferir, você também poderá polvilhar leite Ninho por cima da sobremesa, para decorar. Delicie todos com esta sobremesa natalina, bom apetite e feliz Natal!

Gostou desta sugestão? Deixe um comentário e veja também estas receitas de sobremesas para o Natal:

Receita de Sobremesa de Natal gelada - Passo 10

Se você gostou da receita de Sobremesa de Natal gelada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pavê. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Sobremesa de Natal gelada

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Sobremesa de Natal gelada

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Gabriel Kim
melhores Receitas, todas passo a passo, bem detalhadas e explicadas. Espero que com essas receitas e minha ajuda para todas as suas dúvidas o seu Natal seja espetacular, cheio de bençãos e união em família

Receita de Sobremesa de Natal gelada
1 de 11
Receita de Sobremesa de Natal gelada

Voltar ao topo da página