Partilhar

Receita de Strogonoff de lombo fácil

Por Nelia Oliveira, Redatora e editora no TudoReceitas. 22 outubro 2019
Receita de Strogonoff de lombo fácil

O strogonoff é uma das comidas típicas da Rússia. Ainda que o nome da receita original seja 'Stróganov', em honra ao seu Chef criador, depois de se popularizar pelo mundo passou a ser chamada de strogonoff e estrogonofe e sofreu algumas alterações.

Neste caso mostro para você como fazer strogonoff de lombo fácil tão semelhante à receita original quanto possível: com lombo bovino cortado em tiras e cozinhado em um molho creme de champignon com um leve gostinho ardido.

Confira abaixo todos os detalhes desta receita de lombo ao creme de leite e champignon que é perfeita para o cotidiano! Prepare com nosso passo a passo em fotos e garanto que vai gostar do resultado final.

2 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Na frigideira, Receitas da Rússia
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Lombo ao molho de cerveja
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por cortar o lombo em tiras ou picadinho, retirando também o excesso de gordura, e tempere com sal e pimenta. Leve ao fogo alto uma frigideira com um fio de azeite e, quando estiver quente, frite os pedaços de lombo até ficarem douradinhos. Retire para um prato, cubra com papel alumínio e reserve.

Dica: Nesta fase a carne não precisa cozinhar completamente, apenas ficar dourada por fora para manter sua suculência.

Receita de Strogonoff de lombo fácil - Passo 1
2

Na mesma frigideira em que dourou a carne (para aproveitar os sabores), prepare o molho de champignon: coloque outro fio de azeite e refogue a cebola picadinha até ficar transparente. Coloque o Brandy e deixe ferver para evaporar o álcool.

Dica: Você pode substituir o Brandy por vinho branco seco ou cerveja, porém ele confere um gostinho mais especial e saboroso nesta receita.

Receita de Strogonoff de lombo fácil - Passo 2
3

Em seguida coloque os champignons, misture com a cebola e deixe cozinhar por mais 1-2 minutos. Junte também a páprica e o creme azedo, para conseguir uma mistura cremosa nesta receita de estrogonofe de lombo.

  • Veja como fazer creme azedo caseiro com iogurte e suco de limão. Outra opção é usar creme de leite com algumas gotas de suco de limão ou de vinagre.
Receita de Strogonoff de lombo fácil - Passo 3
4

Misture bem o molho de strogonoff e coloque a mostarda Dijon, que vai acrescentar um gostinho ardido e aromático a esta receita de strogonoff de lombo fácil. Volte com o lombo na frigideira, misture bem com o creme e deixe cozinhar por mais 5 minutos, para esquentar e terminar de cozinhar.

Dica: É importante usar a variedade de mostarda Dijon porque ela tem um sabor bem característico e diferente das restantes mostardas. Se quiser, reduza ou aumente a quantidade dessa mostarda nesta receita.

Receita de Strogonoff de lombo fácil - Passo 4
5

Prove a receita de estrogonofe de lombo, acerte o sabor com mais sal ou outro tempero da sua preferência, e está pronto para servir! Esta receita de lombo vai bem com arroz branco simples, batata palha e polvilhada com tomilho ou endro fresco, como na fotografia. Experimente e conte nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de strogonoff? Veja estas opções igualmente gostosas:

Receita de Strogonoff de lombo fácil - Passo 5

Se você gostou da receita de Strogonoff de lombo fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Lombo.

Suba a sua foto de Receita de Strogonoff de lombo fácil

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Strogonoff de lombo fácil

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
Wagner
Ótimo, estou aprendendo a cozinhar por aqui.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Wagner, que bom saber isso! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas 🙂

Receita de Strogonoff de lombo fácil
1 de 6
Receita de Strogonoff de lombo fácil

Voltar ao topo da página