Partilhar

Receita de Lombo de porco no forno fácil e econômico

 
Por Montse Morote Ortega. 9 julho 2020
Receita de Lombo de porco no forno fácil e econômico

O lombo de porco é uma peça de carne muito popular, sobretudo por ser econômica e baixa em gordura. Fazer lombo de porco no forno pode ser sinônimo de uma refeição saudável, sobretudo se você temperar a carne com ingredientes simples e igualmente baixos em gordura, como os que indicamos abaixo. Além disso é uma refeição que sempre rende muito, ideal para reunir a família em casa ou preparar as marmitas da semana!

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como temperar lombo de porco de um jeito infalível e como fazer lombo de porco assado no forno suculento! Confira abaixo todos os detalhes desta receita de lombo de porco no forno fácil e econômico.

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Lombo de porco caramelizado no forno
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por temperar o lombo de porco com alguma antecedência, para garantir mais sabor. Para isso coloque a carne numa assadeira e polvilhe sobre ela tomilho e oréganos. Verta um pouco de azeite, para ajudar a grudar melhor os temperos, e polvilhe páprica doce, sal e pimenta. Adicione também o vinho branco e deixe repousar por 15-30 minutos.

Dica: Se quiser pode substituir o tomilho e os oréganos por outras ervas aromáticas da sua preferência.

Receita de Lombo de porco no forno fácil e econômico - Passo 1
2

Enquanto isso, preaqueça o forno nos 200ºC (forno alto). Quando a carne tiver repousado pelo tempo indicado e o forno estiver quente, coloque-a assando por 15 minutos (sem cobrir).

Receita de Lombo de porco no forno fácil e econômico - Passo 2
3

Retire a carne após os 15 minutos e verta sobre ela a água ou o caldo de carne. Devolva a carne ao forno, desta vez virando para baixo a parte que estava anteriormente virada para cima. Deixe por mais 15 a 20 minutos, regando com mais água ou caldo, se necessário.

Dica: Se quiser pode picar a carne com uma faca, de modo a que a água ou caldo penetre melhor. Assim evitará que ela fique ressequida!

Receita de Lombo de porco no forno fácil e econômico - Passo 3
4

Quando a carne estiver com cara de pronta, bem douradinha por fora como na foto, retire do forno e deixe repousar por 5 minutos antes de cortar.

Dica: Para aproveitar o caldo que restou na assadeira leve-o ao fogo com um pouco de farinha e mexa até ficar espesso.

Receita de Lombo de porco no forno fácil e econômico - Passo 4
5

Corte a carne em fatias a partir do meio, para verificar se está no ponto. Se ainda estiver crua ou muito rosada, corte toda ela em fatias, regue com o caldo que se formou na assadeira e devolva ao forno por mais 5 minutos.

Receita de Lombo de porco no forno fácil e econômico - Passo 5
6

Sirva seu lombo de porco assado simples acompanhado do caldo que se formou na assadeira. Pode acompanhar com farofa e batata à dorê, por exemplo. Experimente, diga nos comentários o que você achou e bom apetite!

Procurando mais receitas de lombo de porco? Veja estas sugestões infalíveis:

Receita de Lombo de porco no forno fácil e econômico - Passo 6

Se você gostou da receita de Lombo de porco no forno fácil e econômico, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Lombo.

Como evitar que o lombo de porco fique seco?

Para conseguir um lombo de porco assado no forno suculento, para além das dicas que indicamos acima, o mais importante é não assar por demasiado tempo. Além disso convém garantir que ele tem sempre sucos na assadeira, que criarão vapor (umidade) para a carne assar sem secar. Na hora de assar o lombo no porco também poderá cobri-lo com papel alumínio, de forma a manter a sua umidade.

Outro truque consiste em selar a carne antes de levar ao forno. Este procedimento consiste em "fritar" o lombo de porco inteiro numa de frigideira com um pouco de gordura, até ficar douradinho por fora mantendo-se cru no interior.

Lembre ainda que o tempo e temperatura de forno podem variar em cada caso. Pode acontecer que um forno nos 200ºC asse mais depressa a carne que outro forno na mesma temperatura, por isso é importante conhecer bem o seu forno e adaptar o tempo em função disso.

Suba a sua foto de Receita de Lombo de porco no forno fácil e econômico

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Lombo de porco no forno fácil e econômico

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Lombo de porco no forno fácil e econômico
1 de 7
Receita de Lombo de porco no forno fácil e econômico

Voltar ao topo da página