Receita de Suflê de couve-flor
Suflê é um clássico francês super fofinho e aerado, perfeito para servir como entradinha, prato principal ou acompanhamento. Feito à base de queijo e ovos, pode ser incrementado com outros ingredientes como cebola, alho-poró etc.
Aqui fizemos uma versão com couve-flor, super leve e uma ótima opção para incluir mais vegetais na alimentação de uma forma diferente. Para aprender a fazer este suflê de couve-flor aí na sua casa, siga abaixo o passo a passo com fotos aqui no TudoReceitas.
Ingredientes para fazer Suflê de couve-flor:
Como fazer Suflê de couve-flor:
Remova os talos maiores da couve-flor e corte em floretes.
Coloque água em uma panela para ferver. Adicione o sal e leve a couve-flor para cozinhar. Se você cortar em pedaços menores, ela cozinha mais rápido, mas tende a ficar mais mole. Como eu gosto que ainda tenha uma textura, coloco os floretes para que fiquem mais al dente, mas isso vai da sua preferência.
O tempo de cozimento também varia de acordo com a textura desejada. Eu cozinho apenas até que consiga espetar o garfo, mas ainda tenha uma certa resistência.
Enquanto a couve-flor cozinha, aproveite para separar as claras das gemas. As gemas são usadas para engrossar o molho branco que é a base do suflê e as claras são batidas em neve para dar a aeração característica do suflê.
Coloque as gemas em uma tigela e as claras na tigela da batedeira ou em uma tigela em que você possa bater em neve usando uma batedeira de mão ou mesmo um batedor de arame.
Reserve as gemas e bata as claras com uma pitada de sal até que formem picos firmes assim.
Quando a couve-flor estiver cozida, retire da água, transfira para uma tábua e com cuidado corte em pedaços menores que serão misturados com o molho branco depois.
Em uma panela, prepare o molho branco. Para isso, vamos começar com a base do roux, que vai engrossar o molho. Coloque a manteiga, deixe derreter um pouco e misture a farinha.
Vá mexendo com o batedor de arame deixando a farinha cozinhar, até que forme uma pastinha com uma cor levemente acastanhada. Isso impede que o molho fique com aquele gosto de farinha.
Abaixe o fogo e adicione o leite aos poucos, sempre mexendo bem com o batedor de arame para não empelotar.
Tempere com sal e noz moscada.
Continue mexendo com uma espátula até engrossar e chegar na consistência de molho branco (ao passar o dedo no meio da espátula, o molho forma um "caminho" que não junta novamente).
Adicione o queijo.
Desligue o fogo e adicione as gemas uma a uma sempre mexendo bem para que não coagulem.
Misture a couve-flor cozida e picada.
Retire a panela do fogo e adicione as claras em neve sobre a mistura com delicadeza, sempre incorporando de baixo para cima com uma espátula para não perder aeração.
Transfira a mistura para os recipientes onde irá assar. Podem ser recipientes individuais, como ramequins ou ainda uma travessa maior. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC até que o suflê infle e doure por cima. Ao retirar do forno, o suflê irá murchar, é normal.
Seu suflê de couve-flor está pronto para ser servido!
Se você gostou da receita de Suflê de couve-flor, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Couve-flor.
Outras receitas com couve-flor
Seja como suflê, gratinada ou mesmo cozida, a couve-flor é um legumo cheio de nutrientes e uma excelente opção para incluir no seu dia-a-dia. Confira abaixo algumas receitas com couve-flor que vão conquistar seu paladar.