Nutrição e saúde

Lista de festa junina comidas salgadas e doces

 
Lu Fonseca
Por Lu Fonseca. Atualizado: 4 agosto 2023
Lista de festa junina comidas salgadas e doces

Humm... Uma das festas com mais gostosas do ano com certeza é a Festa Junina! Além das deliciosas comidas como paçoca, milho verde, quentão, maçã do amor, a Festa Junina é conhecida pelo arraial e sua decoração com bandeiras coloridas e fogueira, dança de quadrilha, brincadeiras típicas como barraca do beijo e bilhetinho do amor, e o uso de roupas tipicamente caipiras. Já participou de alguma?!

Essa celebração popular é comum em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, tanto que a maior festa junina do país acontece na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Trazida para o Brasil no século 16, por influência da colonização portuguesa, a Festa Junina tinha um tom estritamente religioso, sendo em homenagem aos santos católicos, como São João e Santo Antônio. Mas se nós formos buscar as origens mais remotas da Festa Junina, já aconteciam celebrações semelhantes na Europa para comemorar o solstício de verão.

Agora que você já sabe a origem da Festa Junina, vamos colocar a mão na massa? Separamos uma lista de comidas salgadas, doces e bebidas, para você fazer o seu próprio arraial e surpreender seus convidados com comidas deliciosas!

Também lhe pode interessar: 21 receitas de comidas para Halloween

Índice

  1. Lista de comidas salgadas de Festa Junina
  2. Lista de comidas doces de Festa Junina
  3. Lista de bebidas de Festa Junina
  4. Lista de comidas tradicionais de Festa Junina

Lista de comidas salgadas de Festa Junina

Vamos começar pelas receitas salgadas. Alguns ingredientes típicos como milho verde não podem ficar de fora, hein! Mas como a ideia é deixar o seu arraial de Festa Junina bem completo e gostoso, selecionamos aqui diferentes tipos de receitas que tem tudo a ver com essa celebração.

  1. Receita de Pamonha de Milho Verde: milho verde é um ingrediente que não pode faltar em Festa Junina! Bem fácil de preparar, a pamonha pode ser feita tanto cozida ou assada, e servida na própria palha do milho, o que é perfeito para um arraial! Fora que é uma delícia pamonha, já experimentou?!
  2. Receita de Cuscuz Mole de Festa Junina: bem típico nessa celebração, esse cuscuz tem uma consistência parecida com um pirão, que leva frang, caldo de galinha, milho verde, palmito e azeitona, entre outros ingredientes. O bacana é que essa receita também é sem glúten e sem lactose.
  3. Receita de Lanche Buraco Quente: esse lanche é simplesmente irresistível, além de ser ótimo para saciar a fome. É bem simples porque é uma receita de pão com carne moída refogada, mas usando os temperos certos fica muito saboroso!
  4. Receita e Pastel de Carne Seca: Que tal um pastel com recheio de carne seca e queijo coalho para seu arraial caseiro?! Crocante por fora e cremoso por dentro, essa receita vai conquistar os seus convidados da Festa Junina!
  5. Receita de Pão de Queijo de Inhame: essa variação da receita tradicional do pão de queijo tem um pézinho no Nordeste! Afinal, é lá que as festas juninas são maiores, né?! O inhame - ou cará, como também é conhecido - é um ingrediente típico da região e fica uma delícia no pão de queijo!
  6. Receita de Cachorro Quente de Frango: que tal um cachorro quente com toque caipira? Um lanche típico de Festa Junina, mas com frango desfiado para combinar com o seu arraial! Bem simples e rápido de preparar.
  7. Receita de Caldo de Feijão para 50 pessoas: já que é para uma festa junina, uma receita para bastantes pessoas! Além de nutritivo, o caldinho de feijão é perfeito para os dias mais frios, quando costuma acontecer essa celebração. A receita também leva bacon e calabresa, deixando ainda mais saboroso!
  8. Receita de Espetinho de Queijo Coalho na Frigideira: bem simples de preparar e irresistível, você só vai precisar de uma frigideira, queijo coalho, mel e azeite! Confira a receita.
Lista de festa junina comidas salgadas e doces - Lista de comidas salgadas de Festa Junina

Lista de comidas doces de Festa Junina

Agora, vamos para a parte mais gostosa da festa: os doces! Paçoca, milho, leite condensado são alguns ingredientes básicos que você vai encontrar nessas receitas de Festa Junina! É de lamber os dedos:

  1. Receita de Paçoca de Amendoim Tradicional: a tradicional paçoca não tem erro! É um prato que é a cara de um arraial de Festa Junina, por isso, não pode faltar! Em apenas 15 minutos, você prepara paçoca para oito pessoas.
  2. Receita de Pé de Moleque com Leite Condensado: quem resiste a um pé de moleque, hein? Feito com amendoim torrado essa receita também é típica de festa junina, além de prática de se fazer. O leite de condensado vai dar um gostinho especial a mais!
  3. Receita de Curau de Milho Verde Cremoso: a melhor sobremesa para o frio! Servida quente, esse curau é para comer na frente da fogueira do arraial e se aquecer! Feito com espiga de milho, leite e canela em pó é uma delícia e não pode faltar na sua festa.
  4. Receita de Brigadeiro de Paçoca: com apenas três ingredientes, você faz essa deliciosa sobremesa: leite condensado, margarina e paçoca! Bem simples e delicioso.
  5. Receita de Bolo de Festa Junina Decorado: não é um simples bolo! Por ser temático, esse bolo de chocolate tem pipoca carameliza na sua decoração e em cima da cobertura de chocolate! Essa receita vai fazer toda a diferença entre os pratos do seu arraial caseiro.
  6. Receita de Canjica Amarela: é claro que não poderia falta canjica na nossa lista de receitas para Festa Junina! Com apenas leite condensado, leite de coco, cravo e canela, além mutio saborosa, essa sobremesa tem um aroma incrível.
  7. Receita de Maçã do Amor de Chocolate: talvez seja o doce mais disputado de uma festa junina, afinal, quem vai negar uma sobremesa com esse nome? Fácil de preparar, você vai precisar apenas de maçã, chocolate e palito de sorvete.
  8. Receita de Pipoca Doce Caramelada na Frigideira: de um jeito bem prático, você vai aprender a fazer pipoca doce caramelizada, mas usando a frigideira! Com apenas milho para pipoca e açúcar, você vai aprender a fazer essa receita bem fácil!
  9. Receita de Bolo de Fubá Cremoso: Muito apreciada, essa sobremesa leva apenas 45 minutos para ficar pronta e vai fzer sucesso na sua festa junina. Separe os ovos, fubpa, queijo ralado, farinha de trigo e leite, e mão na massa!
  10. Receita de Maria-Mole de Chocolate: a tradicional maria-mole, mas no sabor chocolate é uma delícia! Feita com leite condensado, coco ralado, gelatina e clara de ovo, veja só como fazer essa sobremesa super prática!
  11. Receita de Amendoim Doce de Festa Junina: um petisco básico para Festa Junina é o amendoim, mas este é na versão doce, incrementado com açúcar e chocolate em pó! Bem simples de fazer e muito gostoso!
Lista de festa junina comidas salgadas e doces - Lista de comidas doces de Festa Junina

Lista de bebidas de Festa Junina

Finalmente, chegamos nas bebidas! Como a Festa Junina costuma ser durante o frio, as bebidas quentes são o destaque de qualquer arraial! Escolha a sua favorita:

  1. Quentão de Vinho para Festa Junina: indispensável é o quentão, uma bebida muito tradicional para as noites frias; Pode ser preparado com vinho seco ou suave, de acordo com sua preferência, e caprichado com especiarias e frutas, como gengibre, anis estrelado, canela, laranja e limão. Além de gostosa, o cheiro é irresistível!
  2. Quentão Sem Álcool: uma opção sem álcool para sua Festa Junina. No lugar do vinho, opte por suco de uva, colocando frutas como morango, uva, pêssego, maracujá, entre outras!
  3. Suco de Milho Verde Cremoso: já experimentou suco de milho verde? Saiba que é muito gostoso e fácil de fazer! Você vai precisar apenas de milho, o ingrediente campeão das festas juninas, e de leite para deixar uma textura cremosa!
  4. Chocolate Quente de Festa Junina: esta receita é especialmente temática para seu arraial, e também bem cremosa, encorpada com maisena e leite condensado! Leva apenas 15 minutos de preparo.
  5. Chá de amendoim com paçoca: esta bebida super clássica de festa junina leva poucos ingredientes, é fácil de fazer e fica uma delícia - aqui nós vamos ensinar a fazer uma porção individual, mas se quiser pode dobrar a quantidade de ingredientes para preparar para mais pessoas.
  6. Chá de amendoim cremoso: com poucos ingredientes, esse chá de amendoim é feito para ser servido bem quente, sendo uma bebida perfeita também para tomar em dias frios, como na época das festas juninas.
Lista de festa junina comidas salgadas e doces - Lista de bebidas de Festa Junina

Lista de comidas tradicionais de Festa Junina

Por fim, nossa lista não poderia deixar de trazer os pratos tradicionais da festa - aqueles que não podem faltar de jeito nenhum, sejam eles doces ou salgados. Confira esses "queridinhos" abaixo:

  1. Receita de Pamonha de forno cremosa: o passo a passo dessa pamonha doce cremosa de forno super fácil leva apenas 5 ingredientes - e nenhum deles é ovo nem trigo, o que significa que esta é uma receita sem glúten e sem ovos!
  2. Receita de Bolo de fubá com queijo minas: é um bolo fofinho, saboroso e com um toque a mais de sabor, graças ao crocante do queijo
  3. Receita de Broa de milho com erva doce: nesta versão que apresentaremos, adicionamos um ingrediente que deixará a broa de milho ainda mais aromática e saborosa: a erva doce seca
  4. Receita de Bolo de fubá com dois ovos: tem dica pra quem quer garantir um bolo bem fofinho: misturar os ingredientes secos com os molhados com delicadeza ajuda a deixar o seu bolo igual aqueles que você sempre come nas quermesses!
  5. Receita de Canjica vegana: traz o sabor do cravo e da canela e leva leite de coco no lugar do leite comum. O resultado é uma canjica super cremosa, perfumada, cheia de sabor.
Lista de festa junina comidas salgadas e doces - Lista de comidas tradicionais de Festa Junina

Se gostou do artigo Lista de festa junina comidas salgadas e doces, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Lista de festa junina comidas salgadas e doces