PARTILHAR

Como temperar peru de Natal

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. 6 novembro 2018
Como temperar peru de Natal

Com a aproximação do fim de ano, começamos planejando o cardápio de Natal e decidindo qual carne iremos servir na ceia. Se a sua escolha é o clássico peru de Natal, não deixe de conferir nossas dicas e sugestões de tempero para peru que farão toda a diferença no sabor! Ainda que a embalagem do peru mencione que ele já vem temperado, não deixe de preparar uma marinada para peru com os ingredientes certos. Depois, no momento de assar, a temperatura do forno e o tempo em que a ave fica assando também são importantes para conseguir um peru natalino perfeito. Descubra aqui no TudoReceitas como temperar peru de Natal do jeito certo e como fazer para o peru não ficar seco.

Também lhe pode interessar: Como temperar Chester

Como preparar um peru de Natal

Preparar um peru de Natal pode ser um desafio, não é à toa que as receitas de peru assado têm tanta importância em programas televisivos de comida, como o MasterChef e o Cozinheiros em Ação. Porém, com nossas dicas de como preparar um peru de Natal, você verá que não é um desafio impossível.

  1. Comece por escolher o seu peru. Um peru de Natal para 4 pessoas deverá ter 2 kg, enquanto que para 10 pessoas aconselhamos um peru de 5kg. De preferência opte por um peru sem temperos, pois preparar um tempero caseiro para peru é sempre melhor que usar um tempero pronto;

  2. Se o peru escolhido estiver congelado, faça o seguinte para descongelar o peru: deixe por 1 ou 2 dias na geladeira. Jamais tempere um peru congelado, pois os temperos não irão grudar na carne;

  3. Na hora de limpar o peru retire o saquinho dos miúdos do interior da ave e lave-a bem por dentro e por fora com água e limão, até a água sair transparente. Depois seque o máximo que conseguir usando papel toalha;

  4. Seguidamente prepare uma marinada (siga a receita abaixo) e deixe o peru nela por 24 horas;

  5. Após o tempo indicado, retire o peru da marinada e tempere com uma manteiga aromatizada (receita abaixo também), que garante ainda mais sabor e um brilho apetitoso;

  6. Para assar o peru retire-o da geladeira e espere ficar em temperatura ambiente. Coloque-o numa assadeira com legumes que servirão de tempero (cebola, cenoura, aipo, alho...) e ligue o forno a 200ºC;

  7. Calcule o tempo de forno em função do peso do peru: 40 minutos para cada quilo, um pouco mais se for um peru recheado. No caso, um peru com 5-6kg demorará cerca de 3 horas para assar.

  8. Para confirmar que o peru está pronto, pode fazer o teste do palito nele: pique-o e, se sair um líquido rosado ou turvo (sangue), significa que ele ainda está cru no interior; se sair um líquido transparente (gordura) significa que a ave está pronta.

  9. Após assar, retire o peru do forno, cubra com papel alumínio e deixe repousar por 20 minutos antes de servir. Este é um truque para garantir que a carne fica bem suculenta!

Conselhos: Cubra o peru com papel alumínio quando estiver assando, para evitar que queime.

Como temperar peru de Natal - Como preparar um peru de Natal

Marinada simples para peru

Hoje em dia é difícil encontrar no mercado um peru sem aditivos ou sem temperos artificiais. No entanto vale muito a pena completar ou substituir esse tempero que o peru traz com tempero caseiro para peru que, tendo em conta o tamanho da ave, deve ser colocado nela com algumas horas de antecedência de forma a pegar bem o sabor.

Um jeito de temperar o peru é preparando uma marinada simples para peru com alguns ingredientes que todos temos em casa e que realçam o sabor da própria carne. Anote esta sugestão de marinada para peru de Natal:

  • 2 litros de água
  • 1 litro de vinho branco seco
  • 5 dentes de alho esmagados
  • 6 folhas de louro
  • 4 ramos de alecrim ou tomilho frescos
  • 2 talos de salsão/aipo em rodelas grossas
  • 1 cebola cortada em 4 partes
  • 1 cenoura em rodelas
  • 10 cravos da Índia
  • 1 laranja (suco e casca)
  • 1 xícara de sal
  • meia xícara de açúcar mascavo

Após preparar o peru do jeito indicado no ponto anterior, coloque os líquidos (a água, o vinho e o suco de laranja) num recipiente grande, junte o sal e o açúcar e mexa para dissolver. Acrescente os restantes temperos, coloque o peru nessa mistura e envolva. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por 24 horas, virando a ave a cada 4 horas para garantir que pega o tempero por igual.

Conselhos: Se a ave já vier temperada, deixe-a de molho na água por 30 minutos para tirar o excesso de tempero.

Como temperar peru de Natal - Marinada simples para peru

Como temperar um peru de Natal para assar

Após limpar o peru e deixar de molho na marinada por várias horas, você pode completar o tempero com uma manteiga aromatizada. É bem fácil preparar essa manteiguinha: basta juntar algumas ervas aromáticas e outros temperos a gosto. Esta manteiga temperada para peru de Natal deixa a carne mais saborosa e suculenta e a pele com um brilho bem apetitoso! Veja como fazer:

  • 200 gramas de manteiga com ou sem sal em temperatura ambiente;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 colher de sopa de oréganos;
  • 1 colher de sopa de folhinhas de alecrim;
  • 1 colher de sopa de raspas de limão ou de laranja;
  • 4 alhos amassados

Misture todos os ingredientes em tigela tigela ou num processador de alimentos, até virar uma pasta. Usando a ponta dos dedos desgrude a pele da carne dele e espalhe 2/3 da manteiga por baixo da pele, em todo ele, massageando a carne. O restante da manteiga use para barrar a pele por fora.

Como temperar peru de Natal - Como temperar um peru de Natal para assar

Como temperar peru de Natal com cerveja

A carne de peru combina com vários ingredientes que vão bem com outras aves. A cerveja é um desses ingredientes democráticos e, além de ir na marinada, pode ser usada como molho de cerveja para peru. Veja como temperar peru de Natal com cerveja:

  • 1 peru com cerca de 4 kg;
  • 1 lata e meia de cerveja (aconselhamos usar cerveja artesanal, tipo Pilsner);
  • 1 cebola grande;
  • 5 dentes de alho
  • 5 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 2 ramos de alecrim;
  • Sal a gosto.

Bata no liquidificador os ingredientes deste molho de cerveja para peru e coloque a mistura em uma vasilha grande o suficiente para acomodar a ave. Adicione o peru, envolva na mistura e deixe por 6-8 horas na geladeira, virando de hora em hora para pegar o sabor por igual.

No momento de assar coloque o peru e o molho numa assadeira, cubra com papel alumínio e asse em forno médio (180°C) preaquecido durante 3 horas. Após, retire o papel alumínio e deixe até dourar.

Como temperar peru de Natal - Como temperar peru de Natal com cerveja

Como temperar peru de Natal Sadia

Na hora de escolher um peru de Natal, a dúvida surge: é necessário temperar um peru que já vem temperado, como o peru de Natal Sadia? Aqui a decisão fica por conta do cozinheiro: você pode assar o peru do jeito indicado na embalagem ou incrementar esse tempero com um tempero caseiro, que nós achamos preferível. Para temperar peru de Natal Sadia use os seguintes ingredientes:

  • 1 peru Sadia temperado descongelado (use de preferência o do tempero clássico);
  • 1 cebola;
  • 5 dentes de alho;
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/4 xícara de vinho branco seco;
  • 1 limão (suco);
  • 2 colheres de sopa de mix de ervas aromáticas (alecrim, tomilho, oréganos...);
  • Cheiro verde e pimenta do reino.

Misture todos estes ingredientes no liquidificador ou num processador de alimentos e coloque em uma vasilha grande. Acrescente o peru temperado e já completamente descongelado e deixe por 12 horas, virando a cada 4 horas para pegar os sabores por igual. Asse no forno do jeito indicado na embalagem.

Como temperar peru de Natal - Como temperar peru de Natal Sadia

Como fazer para o peru não ficar seco

O peru é uma das escolhas óbvias para servir na ceia de Natal, no entanto ele divide os brasileiros por ser meio sem sabor, com uma carne magra que pode ficar muito seca depois de assar. Mas peru com carne seca não tem de ser regra! Confira estas dicas de como temperar um peru para ficar suculento e não secar:

  • Se for usar vinho ou cerveja na marinada ou no tempero do peru, ferva essa bebida primeiro para eliminar o álcool - o álcool é um dos responsáveis por ressecar a carne do peru;
  • Não exagere na quantidade de temperos ácidos (vinhos, cerveja, suco de limão ou de laranja e vinagre), eles deixam a carne com uma consistência meio granulada;
  • Adicione sal apenas no momento antes de assar o peru;
  • Não tire a pele do peru, ela ajuda a manter a suculência da carne e evitar que ela resseque;
  • Prepare uma manteiga temperada (como indicado no ponto Como temperar um peru de Natal para assar) e espalhe ela entre a carne e a pele da ave;
  • Respeite a temperatura e tempo de assadura do peru (indicados acima, em Como preparar um peru de Natal);
  • Cubra a carne com papel alumínio enquanto estiver assando.
Como temperar peru de Natal - Como fazer para o peru não ficar seco

Receitas de peru para o Natal

Agora que você sabe como temperar peru de Natal do jeito certo, inspire-se com as nossas receitas de peru para o Natal e surpreenda a sua família nessa noite especial!

E para incrementar o sabor do seu peru de Natal, não deixe de preparar também estes extras deliciosos:

Bom apetite e feliz Natal!

Como temperar peru de Natal - Receitas de peru para o Natal

Se gostou do artigo Como temperar peru de Natal, sugerimos que entre na nossa categoria de Ideias para temperar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
juliana
muito úteis essas dicas de como temperar peru natalino!!! anotei várias ideias e com certeza vou preparar esse jeito para a ceia de natal, grata!!!
Sara Silva
Oi Juliana, obrigada pelo seu comentário. Que bom que você gostou! Depois suba foto do seu peru pronto. Feliz Natal! 🙂
Como temperar peru de Natal
1 de 8
Como temperar peru de Natal

Voltar ao topo da página ↑