Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 18 dezembro 2015
Imagem: maisvidamenoslixo.com.br
A culinária baiana é rica em sabores e pratos de influência africana, que queremos dar a conhecer aqui no TudoReceitas.com. Por isso lhe apresentamos esta deliciosa receita de abará baiano, um bolinho de feijão-fradinho moído, semelhante ao acarajé, mas tradicionalmente cozido em folha de bananeira. Confira abaixo os ingredientes e preparo!
8 convidados45mPrato principalDificuldade média
Características adicionais:
Custo médio, Cozido, Receitas do Brasil, Receita tradicional de Bahia
Para fazer esta receita de abará passo a passo comece por lavar bem o feijão: coloque-o em uma vasilha grande com água, remexa e tire com uma peneira as cascas que se soltarem. Escorra o feijão e repita até a água sair limpa.
Imagem: santomenu.com.br
2
De seguida bata o feijão no moinho, para transformar em purê, e depois bata com uma colher de pau, para ficar leve e volumosa.
Dica: Também pode bater no liquidificador, adicionando um pouco de água.
Imagem: saboresdacozinhasemgluten.blogspot.pt
3
Acrescente o camarão moído, a cebola, o fundo misto e o gengibre. Misture, adicione azeite de dendê e envolva tudo para obter uma massa homogênea e amarela.
Imagem: chef-rosa.blogspot.pt
4
O passo seguinte do abará baiano é passar as folhas de banana no fogo, para que fiquem mais flexíveis. Depois enrole porções da massa anterior nas folhas, como se fosse uma pamonha, e coloque a cozinhe no vapor ou em banho-maria, por 40 minutos.
Dica: Se cozinhar o abará no vapor, cubra com aparas da folha da bananeira, que ajuda a reter o vapor e a deixar o abará mais úmido.
Imagem: diariogastronomicodavania.blogspot.pt
5
Após o passo anterior, seu abará baiano está pronto! Sirva quente ou frio, puro ou acompanhado de molho de pimenta baiano, camarão seco, caruru, vatapá, caruru e salada simples. Bom apetite!
Imagem: maisvidamenoslixo.com.br
Se você gostou da receita de Abará baiano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Feijão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.
Aqui em Salvador não colocamos amendoim e castanha no abará. Só no caruru e vatapá! O camarão seco defumado e a cebola colocaria 300 g cada. Se quiser coloque mais 100 g de camarão descascado dessalgado e picado e misture na massa. Já o azeite é bom ir colocando aos poucos até a massa ficar amarelada. Não se ofenda com o comentário. Obrigado.
Oi Ingrid, pode colocar uma pitada de sal se quiser, no entanto lembre que o camarão seco já é salgado.
janine
Olá< querida!
Eu ñ recomendo, aja visto que o camarão tem bastante sal e será agregado à massa. Além dos acompanhamentos tmb já terão certo teor de sal.
A sua avaliação:
JACIRA MARIA CANHA
amei , a explicação otima
Francelino cabaleiro Martinez Filho
O Abará Tradicional não leva amendoim, só feijão fradinho, camarão, cebola, gengibre, azeite de dendê e um segredinho: se for para Xangô leva pimenta de cheiro ou se for para iansã leva pimenta dedo de moça (pouca coisa só para dar aquele gostinho não é para ficar picante). Tradicionais serão os abarás que são feitos pelos terreiros de camdomblés ou Macuetos tradicionais os mais conservadores. Obs, é possivel fazer com óleo de coco ou licurí dependendo das divindades que serão ofertadas as abarás no Macueto (Candomblé) e, também, são muito deliciosas, mas ai é outra história.
Oi Francelino, obrigada por compartilhar connosco esse pedaço de conhecimento sobre a receita de abará baiano tradicional. Continue conferindo nossas receitas aqui no TudoReceitas! 🙂