PARTILHAR

Receita de Bacalhoada tradicional portuguesa

Nélia Oliveira
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 10 dezembro 2021
Receita de Bacalhoada tradicional portuguesa

Está procurando a receita de bacalhoada tradicional portuguesa? No TudoReceitas mostramos passo a passo em fotos como preparar esta iguaria de um jeito bem simples e gostoso! Esta é uma receita tradicional de Páscoa, mas válida para servir também no Natal, pois é um dos melhores pratos para reunir a família à mesa e com certeza será um sucesso.

A bacalhau à portuguesa no forno é uma receita simples que fica muito gostosa com poucos ingredientes. Você precisa apenas de bacalhau, batata, cebola, pimentão, tomate, azeite, azeitona e alguns temperos que sempre temos em casa. O preparo é bem fácil: você dá uma cozedura prévia no bacalhau e na batata, coloca na assadeira junto com os demais ingredientes e leva ao forno até dourar.

Vamos para a cozinha fazer esta receita de bacalhau português? Confira abaixo como fazer uma bacalhoada no forno.

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Receitas de Páscoa, No forno, Receitas de Portugal
Ingredientes para fazer Bacalhoada tradicional portuguesa:
Também lhe pode interessar: Salada de bacalhau à portuguesa
Como fazer Bacalhoada tradicional portuguesa:
1

Comece por cozinhar o bacalhau e os ovos numa panela com água até cobrir, no fogo médio durante 10-15 minutos. Você saberá que o bacalhau está pronto quando as lascas de bacalhau separam facilmente.

  • Se você estiver usando bacalhau salgado confira como preparar bacalhau do jeito certo e com a antecedência necessária.

Dica: Cozinhar os ovos e o bacalhau juntos ajuda a agilizar o processo, mas você pode cozinhar em panelas separadas se preferir.

Receita de Bacalhoada tradicional portuguesa - Passo 1
2

Escorra a água da panela e deixe os ingredientes esfriar um pouco. Enquanto o bacalhau ainda está morno, retire os espinhos e as peles e, em seguida, descasque os ovos e corte-os em rodelas. Reserve.

Dica: Não deixe o bacalhau esfriar completamente para retirar os espinhos e peles, pois essa tarefa é mais fácil enquanto ele ainda está quente ou morno.

Receita de Bacalhoada tradicional portuguesa - Passo 2
3

Em seguida higienize os legumes e prepare-os: descasque as cebolas e as batatas e retire o caule dos pimentões. Corte estes legumes e também os tomates em rodelas, sem esquecer de retirar as sementes dos pimentões.

Receita de Bacalhoada tradicional portuguesa - Passo 3
4

Ferva as rodelas de batata por 5 minutos no fogo alto, para que cozinhem mais depressa no forno e se mantenham macias. Escorra as batatas e coloque numa assadeira untada com azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e coloque um fio de azeite.

Dica: Tradicionalmente esta receita é preparada numa panela ou assadeira de barro mas, se você não tiver, pode usar a assadeira da sua preferência.

Receita de Bacalhoada tradicional portuguesa - Passo 4
5

Arrume o bacalhau em postas ou lombos sobre as batatas e decore com as rodelas de ovo, tomates, cebolas e pimentões por cima e em redor. Regue com azeite abundantemente, polvilhe sal e pimenta do reino e cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 200ºC durante 20-30 minutos.

Dica: Você pode adicionar as azeitonas antes ou depois de assar a bacalhoada. No entanto, lembre que as azeitonas ficam murchas após assar no forno.

Receita de Bacalhoada tradicional portuguesa - Passo 5
6

Depois do tempo indicado retire o papel alumínio e deixe a bacalhoada à portuguesa tradicional no forno por 10 minutos, somente para dourar. Sirva com azeitonas e cheiro verde picado e comprove que fica uma delícia. Bom apetite!

Gostou desta receita de bacalhoada portuguesa? Deixe sua opinião nos comentários e experimente preparar também estas receitas de bacalhoada ao forno:

Receita de Bacalhoada tradicional portuguesa - Passo 6

Se você gostou da receita de Bacalhoada tradicional portuguesa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.

Suba a sua foto de Receita de Bacalhoada tradicional portuguesa

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
47 comentários
A sua avaliação:
Estela
Amei super fácil e saborosa
A sua avaliação:
Luizmar
Gostei...do jeito eu queria fazer.
A sua avaliação:
Edilenr
Parece facil vou fazer com minha,mãe
A sua avaliação:
Mario Morais
Eu não colocaria os tomates porque eles aguam e o bacalhau teria que ficar muito tempo no forno e acabaria ressecando.
A sua avaliação:
Luciana
Eu não aconselho colocar os ovos no forno, ficaram borrachudos. Da próxima vez vou colocar só pra decoração como as azeitonas.
A sua avaliação:
Silvio e Rosely
Excelente receita fiz algumas alterações para melhorar o aspecto e principalmente o sabor. Um pouquinho de azeite numa frigideira pequena com um pouco de azeite , ferve um pouco e joga por cima de tudo pronto. Ao invés de pimenta do reino uma porção de aroma da Índia com Peppers.
A sua avaliação:
Helenq
Ficou divinamente maravilhoso de gostoso..obrigada
A sua avaliação:
Cecília aparecida boiati machado
Fiz a bacalhoada e amei
A sua avaliação:
Angelica do carmo s. Oliveira
Adorei todas as receitas .Vou fazer adoro bacalhau
A sua avaliação:
Daniel de Sousa
Adorei as vossas receitas
A sua avaliação:
Di Marques
Sou portuguesa e em Portugal diz-se que há 1001 maneiras de fazer bacalhau! Comemos bacalhau sempre que nos apetece e o único bacalhau a que se atribui uma data é no dia 24 dezembro!!! Come-se bacalhau cozido com batata e couve portuguesa e ovo! A forma mais humilde de cozinhar o bacalhau!!! Mas até essa receita comemos quando dá vontade!!!
A sua avaliação:
Paz Azevedo
hummm, amo bacalhau, vou fazer a receita
A sua avaliação:
Carlos Alberto
Qual a quantidade de bacalhau e legumes para 30 pessoas é a primeira vez que vou fazer
A sua avaliação:
Célia
Boa noite fiz ficou ótimo, mais deu muita água. É normal ou fiz algo errado
Equipe TudoReceitas
Oi Célia, isso é normal porque os legumes soltaram os seus sucos à medida que assaram. Da próxima vez pode retirar um pouco desse líquido e devolver a bacalhoada ao forno, para ela ficar mais sequinha.
EDUARDO SALOMÃO
Olá, pra evitar o excesso de água eu dou uma fritada na cebola e nos pimentões com um pouco de azeite até eles ficarem dourados.
George
Oi Célia
a cebola e os tomates soltam mta água, eu não coloco tomates na receita e fica uma maravilha
Celia
São os tomates,eu optei por não colocar.
A sua avaliação:
Jorge Francisco Arcângelo
Gostei muito, vou fazer
A sua avaliação:
Luciana de oliveira dos santos
Amei a receita, estou preparando igual a essa! obrigada.
A sua avaliação:
Josi
Ótima receita, ficou uma delícia.
A sua avaliação:
Daniel
Receita maravilhosa sempre faço e da super certo muito boa
Equipe TudoReceitas
Oi, Daniel. Que bom que você gostou desta receita de bacalhoada tradicional portuguesa! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões!
A sua avaliação:
Luis Carlos
Fica muito boa, fiz agora na sexta feira santa...
A sua avaliação:
Fabiana
Panela de barro pode ir ao forno?
Equipe TudoReceitas
Oi Fabiana, de modo geral pode sim!
Receita de Bacalhoada tradicional portuguesa
1 de 7
Receita de Bacalhoada tradicional portuguesa

Voltar ao topo da página ↑