Biscoitos

Receita de Biscoito de Natal vegano

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. 11 novembro 2019
Receita de Biscoito de Natal vegano

Por aqui no TudoReceitas estamos apostando em receitas veganas para o Natal, seja para variar no cardápio tradicional, seja para surpreender aquele familiar que não consome produtos de origem animal. Esta receita de biscoito de Natal vegano, por exemplo, é ótima também para oferecer ou vender nessa ocasião especial. Ela é preparada sem ovo, sem manteiga e sem leite e fica uma delícia!

Continue aqui no TudoReceitas para conferir como fazer biscoitos de Natal veganos com ingredientes fáceis de encontrar e sem frescura no preparo. O legal destes biscoitos natalinos é que eles são sem lactose também, o que significa que são fáceis de digerir por quem apresenta intolerância à lactose.

Confira todos os detalhes desta receita de bolacha de Natal vegana e caseira passo a passo em fotos e prepare para tornar o seu Natal mais amigo dos animais e do ambiente!

6 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receitas de Natal, No forno

Ingredientes para fazer Biscoito de Natal vegano:

Também lhe pode interessar: Biscoito decorado de Natal

Como fazer Biscoito de Natal vegano:

1

Misture num bowl os seguintes ingredientes secos: a farinha de trigo integral, a farinha de trigo comum, o fermento, o bicarbonato e as especiarias (gengibre e canela).

Dica: Se você quiser pode colocar mais especiarias a seu gosto. Nas bolachas natalinas é comum usar também noz-moscada moída e cravo moído.

Receita de Biscoito de Natal vegano - Passo 1
2

Na batedeira bata o açúcar com o óleo de coco até virar um creme bem suave, com os grãos de açúcar dissolvidos. Adicione o melaço ou xarope de bordo e a água e bata por mais 1 minuto, somente para incorporar bem.

Dica: Para esta receita você pode usar qualquer tipo de açúcar: refinado, cristal, mascavo ou demerara. No entanto, para um gostinho mais especial e para conseguir biscoitos mais saudáveis, recomendamos usar o mascavo ou demerara.

Receita de Biscoito de Natal vegano - Passo 2
3

Adicione os ingredientes secos na mistura anterior e misture bem com uma colher ou com as mãos. O resultado deverá ser uma massa de biscoito caseiro consistente e fácil de modelar.

Dica: Se a massa estiver quebrando muito ou com pouca liga, coloque mais 1 colher de sopa de óleo de coco derretido. Se a mistura estiver muito gordurosa, coloque mais farinha.

Receita de Biscoito de Natal vegano - Passo 3
4

Embrulhe a massa do biscoito vegano numa folha de papel manteiga e reserve na geladeira por 30 minutos, para firmar. Depois retire do frio e abra com um rolo até ficar com espessura de aproximadamente 3 mm.

Dica: Modele a massa em forma de retângulo ou quadrado na hora de embrulhar, assim será mais fácil para abrir com o rolo.

Receita de Biscoito de Natal vegano - Passo 4
5

Corte os biscoitos com cortadores temáticos e coloque num tabuleiro de forno untado com óleo de coco ou forrado com papel manteiga. Leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 10-15 minutos ou até começarem a dourar nas beiradas.

Receita de Biscoito de Natal vegano - Passo 5
6

Depois do passo anterior retire seu biscoito vegano de Natal para um prato ou grade de resfriamento e deixe por uns minutinhos. Sirva os biscoitos simples assim ou polvilhados com açúcar de confeiteiro e Feliz Natal!

Procurando mais receitas veganas para o Natal? Veja estas sugestões:

Receita de Biscoito de Natal vegano - Passo 6

Se você gostou da receita de Biscoito de Natal vegano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Biscoitos.

Suba a sua foto de Receita de Biscoito de Natal vegano

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Lucia Helena Gosuen
Maravilhosoooooo.
Equipe TudoReceitas
Ficaram lindos seus biscoitos de Natal veganos, Lucia! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas. Felizes festas!
A sua avaliação:
Sidney
Eu fiz ontem essa receita (usando mel ao invés do melaço). O açúcar que usei foi o demerara.
Não sei no que errei, porque, quando bati o açúcar com o óleo de coco, foi difícil fazer massa homogênea na medida em que o óleo parecia separado do açúcar (bati por alguns minutos até ficar menos reconhecível o açúcar, mas não uma massa que nem a da foto).
Queria saber qual foi o açúcar usado no da foto. E se recomendam algum tempo específico de bater o açúcar com óleo (para saber se errei nisso).
A massa de modelar ficou mais líquida do que deveria, mesmo adicionando um pouco de farinha depois. Mesmo assim, não consegui fazer os biscoitos em moldes para colocar no tabuleiro em seguida (perdendo toda a forma quando pegava). De qualquer forma, peguei pedaços, fiz bolinhas e as amassei no tabuleiro mesmo para não ter esse problema (o biscoito não ficou durinho, mas ficou bom).
Esta é a descrição do desastre que fiz. Rsrsrs Tentando descobrir onde errei exatamente.
Equipe TudoReceitas
Oi Sidney, obrigada pelo seu comentário compartilhando sua experiência com esta receita de biscoito vegano! É normal isso acontecer com o açúcar demerara porque ele demora para dissolver. Um truque que pode ser usado é esquentar um pouco a mistura de açúcar e óleo de coco no microondas, assim o açúcar dissolve mais facilmente quando estiver batendo. Também é importante reservar a massa na geladeira por 30 minutos a 1 hora, assim ela vai firmar e será mais fácil abrir e cortar os biscoitos.
1 de 7
Receita de Biscoito de Natal vegano