Salgadinhos fritos

Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. 4 agosto 2021
Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira

Procurando uma receita de salgadinho frito bem simples e fácil de preparar com ingredientes que sempre temos em casa? Prepare este bolinho de batata recheado com presunto e queijo que agrada a todo o mundo e que é perfeito para servir em festas, como entrada ou complemento do seu almoço ou jantar.

Hoje em dia encontramos várias receitas de bolinho de batata, no entanto esta é uma das mais fáceis de preparar! Basta cozinhar as batatas, reduzir a purê, misturar com os demais ingredientes e fritar em óleo na frigideira. O resultado é um salgadinho macio por dentro e crocante por fora, uma combinação que torna impossível comer apenas um. Inclusivamente você pode preparar este salgadinho com antecedência e congelar por até 3 meses.

Quer saber mais sobre esta receita de bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira? Continue aqui no TudoReceitas e acompanhe o passo a passo em fotos!

8 convidados 45m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Na frigideira

Ingredientes para fazer Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira:

Também lhe pode interessar: Bolinho de batata com queijo e bacon

Como fazer Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira:

1

Separe os ingredientes que iremos usar nesta receita de salgadinho de batata com queijo e presunto. No lugar do queijo mussarela você pode usar outro queijo meia-cura da sua preferência, como o parmesão ou o cheddar.

Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira - Passo 1
2

Lave bem as batatas, pois iremos cozinhá-las com a casca. Coloque-as numa panela, cubra com água e adicione o sal. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 30-40 minutos ou até as batatas ficarem macias.

Dica: cozinhar as batatas com a casca é um truque para obter um purê mais sequinho. Para saber se as batatas estão macias, pique-as com um garfo.

Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira - Passo 2
3

Enquanto isso, descasque e pique a cebola e o alho em pedacinhos, como na imagem. Pique também o presunto e os queijos em pedacinhos e reserve.

Dica: não precisa picar o queijo se estiver usando queijo ralado. Poderá também simplesmente desfazer a ricota com a mãos.

Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira - Passo 3
4

Quando as batatas estiverem macias, retire da panela e espere esfriar um pouco antes de retirar a casca. Depois amasse até obter purê.

Dica: pode usar um amassador ou um espremedor de batata para este passo. Se não tiver um desses instrumentos, use simplesmente um garfo.

Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira - Passo 4
5

Adicione a cebola e o alho picados no purê de batata e misture. Se quiser, tempere com um pouco de sal e pimenta também, assim os bolinhos de batata, presunto e queijo ficarão mais saborosos.

Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira - Passo 5
6

Adicione o presunto e os queijos e misture para incorporar bem no purê de batata. A mistura deverá ficar consistente o suficiente para modelar em forma de bolinhos sem desmanchar, se estiver muito mole adicione um pouco de farinha de rosca.

Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira - Passo 6
7

Pegue um pouco da mistura de puré de batata com presunto e queijo e modele em forma de bolinho com o tamanho e formato da sua preferência (mais redondo ou mais alongado). Envolva na farinha de rosca ou em panko, pressionando levemente com as mãos, para empanar bem.

Dica: o panko é uma farinha de rosca japonesa, mais crocante que a farinha de rosca comum.

Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira - Passo 7
8

Se quiser, poderá congelar os bolinhos nesse momento, por até 3 meses. Se quiser cozinhar, leve ao fogo uma frigideira com óleo e, quando estiver quente, frite os bolinhos de batata até dourarem de todos os lados.

Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira - Passo 8
9

Transfira os bolinhos de batata, queijo e presunto para um prato compapel absorvente e deixe escorrer o excesso de óleo. Depois disso pode servir e degustar esta iguaria simples, mas muito saborosa! Experimente e diga nos comentários o que você achou.

Buscando mais receitas de bolinho fritos? Veja como fazer:

Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira - Passo 9

Se você gostou da receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salgadinhos fritos.

Suba a sua foto de Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Bolinho de batata com presunto e queijo na frigideira