Bolinhos doces

Receita de Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena

Receita de Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena

Os bolinhos de chuva são um clássico da cozinha tradicional brasileira. Geralmente, as senhoras mais amadas dos Brasil, conhecidas pelo nome de avós, nos presenteiam com essas delícias ao longo da vida, principalmente na infância.

Seja criança ou adulto, os bolinhos de chuva são queridinhos por todos, mas você já pensou em fazê-los em casa? Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você esta receita de bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena, um bolinho de chuva sem glúten ideal para quem não pode com trigo. Confira o passo a passo em fotos e prepare bem facilmente essa sobremesa sem glúten para adoçar seu dia!

6 convidados 45m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena:
Também lhe pode interessar: Bolinho de chuva com creme de leite
Como fazer Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena:
1

Coloque em uma panela aágua, o açúcar, a pitada de sal, as raspas de limão e a manteiga em pedacinhos. Deixe ferver e mexa, de vez em quando, para dissolver o açúcar e a manteiga.

Receita de Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena - Passo 1
2

Quando a mistura ferver, adicione a farinha de arroz e a maizena de uma vez só e mexa constantemente até perceber que a massa desgruda da panela.

Receita de Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena - Passo 2
3

Retire do fogo e adicione os ovos um a um, mexendo entre cada adição. Pode ser um pouco difícil porque a massa está espessa, mas irá suavizando conforme você for integrando os ovos. Está pronta sua massa de bolinho de chuva sem trigo!

Receita de Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena - Passo 3
4

Coloque óleo de girassol numa panela ou frigideira funda e leve ao fogo. Com a ajuda de duas colheres de sobremesa faça uma pequena porção redondinha de massa e jogue no óleo já quente. Você vai ver como, pouco a pouco, a massa vai ficando bem redondinha, aumentando de tamanho e subindo para a superfície.

Dica: Você não deve fritar esses bolinhos de chuva sem glúten em óleo muito quente, pois assim eles fritam por fora, mas não cozinham por dentro. Se você notar que o óleo está borbulhando, é melhor abaixar o fogo. Também não recomendamos colocar muitos bolinhos fritando de uma só vez, para evitar que fiqu

Receita de Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena - Passo 4
5

Alguns desses bolinhos de chuva com farinha de arroz darão voltas na frigideira sozinhos mas, se eles não fizerem isso, você deve mexê-los para que fiquem dourados e homogêneos. A primeira leva de bolinhos de chuva demora um pouco para fazer, mas os seguintes irão mais rápido. Quando os bolinhos estiverem prontos, tire-os e coloque-os em um prato com papel toalha para absorver o excesso de óleo.

Receita de Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena - Passo 5
6

Passe os bolinhos de chuva, ainda quentes, por açúcar e canela misturados. Isso confere um toque ainda mais gostoso nos nossos bolinhos de chuva sem glúten, por isso não pule este passo!

Receita de Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena - Passo 6
7

Essa receita de bolinho de chuva simples é maravilhosa e, com certeza, tem gostinho de infância. Eles ficam bem macios por dentro e podem ser comidos durante alguns dias, pois continuam gostosos.

Se você está buscando mais opções de receitas da vovó, confira também:

Dica: Como ficou sua receita de bolinho de chuva da vovó? Não esqueça de deixar um comentário com fotos do resultado.

Receita de Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena - Passo 7

Se você gostou da receita de Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolinhos doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Bolinho de chuva sem glúten

Existem diversas histórias acerca da origem dos bolinhos de chuva, por isso é impossível dizer ao certo a origem exata. Ao que parece, foi uma versão mais simples feita pelas escravas a partir da famosa receita de sonho, trazida pelos portugueses ao Brasil.

No entanto, esse doce se popularizou no Brasil por causa do Sítio do Pica Pau Amarelo, pois Tia Nastácia sempre fazia esses deliciosos bolinhos para os personagens principais Pedrinho, Narizinho e Emília. Inclusive, em um dos episódios salvou as crianças de um monstro pois ele não resistiu aos cheiros e sabores do bolinho de chuva.

Também existe outra história popular que conta que os bolinhos de chuva foram inventados em um dia de chuva, no qual as crianças estavam entediadas em casa e a mãe delas resolveu melhorar o ambiente, criando então essa receita. Para finalizar e dar o toque de chuva à receita, decidiu envolver os bolinhos em açúcar e canela.

Suba a sua foto de Receita de Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Karina
Com essa diga, meus filhos não vão sofrer mais com a restrição ao glúten, delícias bem feitas. Antes era massa dura com gosto de água 😂😂🤭
A sua avaliação:
wagner
a receita do bolinho de chuva o que eu posso substituir a maizena
A sua avaliação:
Lorena
Olá, quero fazer essa receita, mas gostaria de saber se é necessário ser o óleo de girassol ou pode ser outro?
Equipe TudoReceitas
Oi Lorena, se preferir pode usar outro tipo de óleo para fritar. Experimente e conte o que você achou desta receita!
A sua avaliação:
Murillo Cucatto
Leve e delicioso. Raspas de limão dão um toque especial
A sua avaliação:
Ismael
A receita é muito ruim, em nada lembra os bolos de chuva tradicional, ficou muito gorduroso. E nunca vi receita de bolo de chuva que vai gordura, resolvi experimentar e ficou muito ruim.
Sara Silva
Oi Ismael, é normal que esta receita não lembre os bolos de chuva tradicional porque essa é uma receita de bolinho de chuva sem glúten. O que deu errado com os seus bolinhos de chuva?
Ismael
Ficou muito gorduroso, e murchos depois de frito, chatos como se fosse orelhas de macacos. Por fora ficou crocante da fritura e por dentro ficou tipo uma nuvem de massa lembrando um omelete.
Sara Silva
Você fritou a massa com o óleo já quente? Isso é necessário para a massa não absorver muita gordura e inflar de imediato.
1 de 8
Receita de Bolinho de chuva com farinha de arroz e maizena