Partilhar

Receita de Bolo de nata da vovó

Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. 1 outubro 2018
Receita de Bolo de nata da vovó

Pense num bolo com cara de vó, bem fofinho e aromático, que convida a acompanhar com um café ou chá no café da manhã ou no lanche da tarde. É assim esta receita de bolo simples caseiro que você prepara com 6 ingredientes que todos temos em casa! O segredo dele é que vai nata ou creme de leite no lugar de leite, por isso a textura do bolinho fica mais consistente e não esfarela com facilidade. Continue aqui no TudoReceitas para conferir como fazer bolo caseiro da vovó, neste caso um bolo de nata da vovó que pode ser um bolo caseiro para vender e com certeza fará grande sucesso. Experimente!

8 convidados 45m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
  • Para polvilhar (opcional):
Também lhe pode interessar: Receita de Bolo da fortuna húngaro
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por ligar o forno a 180ºC e preparar a forma para este bolo caseiro: unte e enfarinhe a forma de bolo que você mais gosta de usar.

Dica: Neste caso usámos uma forma de fundo amovível com 20 cm de diâmetro.

Receita de Bolo de nata da vovó - Passo 1
2

Bata os ovos com o açúcar na batedeira ou no liquidificador até ficar cremoso e dobrar de volume.

Dica: É importante bater muito bem os ovos para que o bolo fique crescido e fofinho.

Receita de Bolo de nata da vovó - Passo 2
3

Acrescente a manteiga em temperatura ambiente e as natas ou creme de leite e volte a bater.

Dica: Se você preferir pode substituir a nata ou creme de leite por iogurte natural sem açúcar.

Receita de Bolo de nata da vovó - Passo 3
4

Finalmente peneire a farinha junto com o fermento e adicione pouco a pouco à massa do bolo caseiro - coloque a massa numa tigela se estiver usando o liquidificador. Mexa até incorporar por completo.

Receita de Bolo de nata da vovó - Passo 4
5

Coloque a massa do bolo na forma e, se quiser, polvilhe açúcar e canela sobre ela. Coloque no forno e deixe assar por 30-40 minutos a 180ºC - para saber se o bolo está pronto, faça o teste do palito ao fim desse tempo.

Receita de Bolo de nata da vovó - Passo 5
6

Quando estiver pronto, retire do forno este bolo caseiro receita da vovó e deixe esfriar um pouco. Depois é só cortar fatias e deliciar-se com esta receita de bolo simples caseiro! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Procurando receitas de bolo caseiro para vender? Confira estas sugestões que super resultam:

Receita de Bolo de nata da vovó - Passo 6

Se você gostou da receita de Bolo de nata da vovó, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.

Segredos para um bolo caseiro perfeito

Fazer bolo caseiro perfeito pode ser uma tarefa muito simples mas também um mistério, porque existem alguns truques simples para que o resultado final dê certo e o bolo não murche depois de assar nem fique cru no meio. Para conseguir um bolo caseiro perfeito para vender, para servir em um aniversário, para receber amigos e família ou apenas para se deliciar em casa, no TudoReceitas reunimos estas dicas de vovó acerca de como fazer bolo caseiro que super resulta! Confira:

  • Use os ingredientes em temperatura ambiente (manteiga, ovos, leite, creme de leite...) e não refrigerados - retire os ingredientes da geladeira 30 minutos antes de preparar o bolo. Isso é importante para que a massa não fique fria e não sofra um choque térmico no momento de assar;
  • Bata muito bem os ovos pois, quanto mais espumarem, mais ar você consegue concentrar na massa de bolo, o que resultará num bolo areado, crescido e fofinho. Se necessário, bata as claras de ovo à parte e incorpore delicadamente na massa após adicionar a farinha;
  • Peneire os ingredientes secos (farinha, chocolate em pó, fermento...) para evitar grumos, facilitar misturar eles na massa e conseguir uma massa mais leve e areada;
  • Não bata nem misture demasiado a massa após adicionar a farinha para evitar desenvolver o glúten - que poderá resultar num bolo que murcha depois de assar;
  • Respeite as quantidades de ingredientes indicadas, incluindo o fermento: saiba que adicionar mais fermento na massa de bolo não significa um bolo mais crescido.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de nata da vovó

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Bolo de nata da vovó

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
anny
Boa tarde
coloquei 200 g de manteiga...ficou muito engordurado....chegou escorrer a gordura no forno...Será que pode diminuir a quantidade de manteiga?
Obrigada
Anny
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Anny, pode sim! Reduza para 150g de manteiga e não terá problema 🙂 Se preferir também pode substituir a manteiga por óleo.
GESSIKA
Posso usar margarina no lugar da manteiga
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Gessika, pode sim 🙂

Receita de Bolo de nata da vovó
1 de 7
Receita de Bolo de nata da vovó

Voltar ao topo da página