Biscoitos

Receita de Bolinho de goma

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 14 dezembro 2020
Receita de Bolinho de goma

Você já ouviu falar de bolinho de goma? Ele recebe vários nomes um pouco por todo o Brasil: sequilhos, biscoito de goma, raivinha de goma, saquarema... e é preparado com goma de mandioca (a mesma massa usada para fazer tapioca), leite de coco, açúcar, ovo e margarina.

Este biscoito de goma doce é muito popular sobretudo no nordeste brasileiro, onde é feito artesanalmente para vender na rua, nas lojas e até nas praias. Isso significa que o bolinho de goma pode render uma grana extra para quem gosta de fazer doces e biscoitos para vender!

Confira aqui no TudoReceitas como fazer bolo de goma de tapioca passo a passo em fotos e prepare aí na sua casa sem dificuldade.

20 convidados 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Bolinho de goma:
Também lhe pode interessar: Sequilho de maizena bem simples
Como fazer Bolinho de goma:
1

Para fazer bolinho de goma misture numa tigela o leite de coco, a margarina ou manteiga, o açúcar, as gemas e o sal.

Dica: Para conseguir a consistência certa a margarina ou manteiga deverão estar em temperatura ambiente ou levemente amolecidas.

Receita de Bolinho de goma - Passo 1
2

Pegue a goma de mandioca, que será igual à fotografia.

  • O que é goma de mandioca? É o mesmo que polvilho doce hidratado. A goma de mandioca é vendida no mercado como tapioca, indicando na embalagem que é goma fresca de mandioca. Ela é a mesma usada para preparar tapioca de frigideira, também chamada de beiju de tapioca. Saiba mais os tipos de tapioca para evitar confusão.
Receita de Bolinho de goma - Passo 2
3

Coloque a goma de mandioca na tigela e misture com as mãos. Coloque mais um pouco e volte a misturar. Faça desse jeito até adicionar os 200 g de goma e conseguir uma massa consistente e que não quebra, semelhante a massa de pastel - se necessário, coloque um pouco mais goma de mandioca para dar o ponto de massa firme, como na foto.

Receita de Bolinho de goma - Passo 3
4

Pré-aqueça o forno nos 200ºC. Separe pedaços de massa com as mãos e modele em forma de bolinha, rolinhos ou rosquinhas. Coloque numa assadeira ou tabuleiro de forno untado ou forrado com papel manteiga.

Dica: Unte as mãos com um pouco de margarina ou óleo, desse jeito será mais fácil modelar a massa.

Receita de Bolinho de goma - Passo 4
5

Quando o forno estiver quente, asse os biscoitinhos por 20-40 minutos ou até começarem a craquelar e dourar, como na foto. Seu bolinho de goma de tapioca está pronto! Saboreie, guarde num pote bem fechado ou venda em saquinhos de plástico. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Buscando outras receitas com goma de tapioca? Descubra essas sugestões do TudoReceitas:

Receita de Bolinho de goma - Passo 5

Se você gostou da receita de Bolinho de goma, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Biscoitos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Fotos de Bolinho de goma

Suba a sua foto de Receita de Bolinho de goma

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
42 comentários
A sua avaliação:
Evany
Tentei fazer a receita pela segunda vez e não deu certo. A massa fica molenga, segui tudo direitinho. Não dá certo, só desperdício. Gastei 1kg de goma
A sua avaliação:
Nana
Qual a validade? Quero fazer no aniversário da minha filha, aí quero saber se dá para fazer uns dias antes para servir no dia.
A sua avaliação:
VERONICA
Oi tudo bem! pode usar a massa de tapioca ou polvilho doce, é isso?
A sua avaliação:
Izabel Maria Alves
Posso fazer biscoito com goma fresca.
A sua avaliação:
Priscila
a proporção de goma tá errada, ficou quase líquido... confiram esta receita aí
A sua avaliação:
Mônica
Concordo com a Lilian. Polvilho doce, azedo, fécula, farinha pra tapioca... isso não é goma e sim um subproduto da goma! A goma seca original é extraída da mandioca que tem um processo próprio de produção artesanal. Infelizmente não se acha fácil em mercados. Goma seca mesmo, só nas mãos de poucos produtores rurais que frequentam nossas feiras livres. Eu encomendo diretamente na casa de farinha que fica na zona rural aqui do Estado da Bahia. Triste, mas é fácil encontrar polvilho sendo vendido como goma aqui na minha cidade. Até por que, o polvilho é muito idêntico a goma. Quem não conhece é facilmente enganado. As pessoas fazem bolachinhas de goma com polvilho doce, maizena mas fica longe do sabor original feita com a saborosa goma de verdade 😉
Jardelma Araujo
Eu moro no Rio Grande do Norte ( São Miguel do gostoso) eu hoje com a goma seca e deu certo! Nessa região Graças a Deus conseguimos goma fresca e seca....
A sua avaliação:
Lilian
Deveria corrigir a receita, pois explica ser goma hidratada e na verdade é goma SECA. Com goma hidratada jamais irá chegar na consistência de bolear…. Vi várias pessoas alegando não ter conseguido é o motivo é esse, o ingrediente está errado na receita!
Equipe TudoReceitas
Oi Lilian, na receita não referimos goma hidratada, mas sim goma de mandioca ou polvilho doce hidratado. Indicamos mais detalhes no passo 2.
Lilian
Aqui está a sua explicação

O que é goma de mandioca? É o mesmo que polvilho doce hidratado. A goma de mandioca é vendida no mercado como tapioca, indicando na embalagem que é goma fresca de mandioca. Ela é a mesma usada para preparar tapioca de frigideira, também chamada de beiju de tapioca.


Goma fresca, é goma hidratada. Repito está errado, não é essa a goma correta de ser utilizada. É goma SECA e não fresca.
A sua avaliação:
Fabi
A massa ficou líquida, tem algo errado na receita, como muitos relataram, é preciso especificar a goma.
Sara Silva
Oi Fabi, na receita está indicado que a goma que vai na receita é goma de mandioca (polvilho doce hidratado), que é vendido no mercado como tapioca, indicando na embalagem que é goma fresca de mandioca. Saiba mais sobre essa goma aqui: https://www.tudoreceitas.com/artigo-tipos-de-tapioca-e-como-usar-8616.html
A sua avaliação:
Isaque Andrade
Gostaria de saber se é 200 gramas mesmo. Do polvilho ou a massa de tapioca. Caso eu queria triplicar a receita posso? Dá certo do mesmo jeito?
Sara Silva
Oi Isaque, nesta receita vai 200 gramas de goma de mandioca (a mesma usada para fazer tapioca de frigideira) ou polvilho doce. Poderá ser necessário colocar um pouco mais para conseguir liga na massa. Se triplicar todos os ingredientes na mesma proporção dará certo, experimente e conte o que você achou!
A sua avaliação:
Deizi
Queria saber se posso pingar um pouco de tinta comestivél pra ficar colorido. Ou pode mudar a receita caso faça isso?
Sara Silva
Oi Deizi, se quiser usar tinta comestível use bem pouco para não deixar a massa mole. Experimente e conte para nós o que você achou!
A sua avaliação:
Monica F da Silva
Segui a receita direitinho e por duas vezes ñ deu certo, ficou muito líquida, fiz com tapioca de mercado, por favor me fale o q pode estar errado, gostaria muito de conseguir fazer esses bolinhos, obrigada!!
Sara Silva
Oi Monia, já corrigimos a receita. Faça do jeito indicado e conte para nós o que você achou!
Isaque Andrade
Foi apenas 200gr mesmo? Estou achando q vai render muito pouco
A sua avaliação:
João
Eu e minha esposa fizemos com goma seca para ficar durinho, pois com goma fresca ficou líquido.
Sara Silva
Oi João, obrigada pela dica. É essa goma mesmo!
Monica F da Silva
Onde vcs compraram goma seca? Pois ñ estou conseguindo fazer com a tapioca de mercado
A sua avaliação:
Maria da Glória Marques
Pode colocar ovos no bolinho de goma? Pretendo fazer, deve ficar gostoso.
Sara Silva
Oi Maria, melhor fazer somente com a gema de ovo como indicado na receita. Experimente e conte o que você achou!
A sua avaliação:
Ravena
Bom dia! Gostaria muito de fazer esse bolinho. Lembra muito a minha avó, mas ela não deixou receita. Queria passar para meus filhos! Pode indicar, por favor, a quantidade de leite de coco? É que existe garrafa de leite de coco grande e pequena.
Sara Silva
Oi Ravena, obrigada pelo seu comentário. A garrafinha de leite de coco é pequena, de 200 ml. Faça e conte para nós o que você achou!
A sua avaliação:
Eliane Costa
Pode ser usado o polvido doce? Ou a goma a que se refere é outra?
Sara Silva
Oi Eliane, pode preparar esta receita com polvilho doce hidratado, que é o mesmo que a goma de tapioca indicada na receita. Em caso de dúvidas, confira esta nossa matéria sobre os tipos de tapioca: https://www.tudoreceitas.com/artigo-tipos-de-tapioca-e-como-usar-8616.html
A sua avaliação:
LUZA COSTA LIMA
ESTAVA DESESPERADA POR ESTA RECEITA, VOU FAZER.
OBRIGADA.
LUZA LIMA
A sua avaliação:
Lorena
Estou fazendo agora, e o meu ficou mole. Não dá para enrolar!
Sara Silva
Oi Lorena, nesse caso coloque mais um pouco de goma de tapioca.
A sua avaliação:
Vera Pimenta
amo sequilhos de goma! essa receita é deliciosa, sempre faço para meus sobrinhos!!!
A sua avaliação:
Queiroz
Fiz aqui mais ficou muito mole. Não deu nem pra colocar o leite de coco. Tá faltando algum detalhe na receita?
A sua avaliação:
Carlinhos
Gostei das receitas muito bom eu vou tentar faser
Foto postada por Jaciene add:Tentei fazer mais acho que não deu certo, ficou cremosa mais não firme.
1 de 7
Receita de Bolinho de goma