Bolos sem glúten

Receita de Bolo de abóbora com farinha de amêndoas

 
Equipe TudoReceitas
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. 16 dezembro 2021
Receita de Bolo de abóbora com farinha de amêndoas

Vamos preparar um delicioso bolo de abóbora sem glúten e sem lactose? Ideal para toda a família, mas especialmente para quem não pode com trigo, aveia, leite ou manteiga. O ingrediente principal será a abóbora, um legume doce e muito aromático que vai deixar o bolo levemente úmido.

Abaixo compartilhamos o passo a passo em fotos desta receita de bolo de abóbora com farinha de amêndoas, sendo que a farinha de amêndoas substitui a tradicional farinha de trigo. Mas não se preocupe: esta é uma receita de bolo simples e fofinho, preparado de um jeito fácil, com poucos ingredientes e que dá muito certo. Você poderá até acrescentar algumas especiarias, como canela, cravinho, gengibre e noz moscada, que super combinam com abóbora e deixam o bolo bem aromático!

Continue lendo e descubra aqui no TudoReceitas como fazer um bolo sem glúten de abóbora.

4 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Popular no Outono-Inverno, No forno
Ingredientes para fazer Bolo de abóbora com farinha de amêndoas:
Também lhe pode interessar: Bolo com farinha de amêndoas
Como fazer Bolo de abóbora com farinha de amêndoas:
1

Pré-aqueça o forno a 180ºC, com calor em cima e em baixo. Depois descasque a abóbora e corte-a em pedaços, para que cozinhe mais rápido. No caso, aconselhamos cozinhar a abóbora no microondas, na potência máxima, por 7 minutos, sem precisar adicionar água. Se ao fim desse tempo a abóbora não estiver macia, deixe cozinhar por mais 1 minuto.

Receita de Bolo de abóbora com farinha de amêndoas - Passo 1
2

Após o passo anterior, amasse a abóbora com um garfo e adicione o óleo. Misture para integrar os dois ingredientes.

Dica: se preferir, pode preparar este e os passos seguintes no liquidificador ou com a ajuda da batedeira.

Receita de Bolo de abóbora com farinha de amêndoas - Passo 2
3

Adicione os ovos nessa mistura de abóbora e óleo e mexa. Depois adicione o açúcar e continue misturando até dissolver bem.

Receita de Bolo de abóbora com farinha de amêndoas - Passo 3
4

Por fim adicione a farinha de amêndoas, o fermento em pó e uma pitada de sal e misture muito bem, para que todos os ingredientes fiquem bem integrados. Se você quiser, neste passo pode adicionar ainda um pouco de canela em pó ou qualquer outra especiaria da sua preferência.

Receita de Bolo de abóbora com farinha de amêndoas - Passo 4
5

Unte uma forma de bolo de 15 cm de diâmetro (sem furo central) com um pouco de manteiga ou óleo, coloque uma folha de papel manteiga no fundo (isso vai ajudar a desenformar o bolo mais facilmente) e adicione a massa. Leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 30-35 minutos ou até passar no teste do palito.

Receita de Bolo de abóbora com farinha de amêndoas - Passo 5
6

Quando estiver pronto, desenforme o bolo de abóbora sem glúten, retire a "capa" de papel manteiga e deixe esfriar completamente antes de cortar, de preferência numa grade de refrigeração.

Receita de Bolo de abóbora com farinha de amêndoas - Passo 6
7

Finalize seu delicioso bolo de abóbora sem glúten polvilhando açúcar de confeiteiro ou cacau em pó. Se quiser, recheie ou cubra com ganache sem creme de leite (sem lactose) e delicie todos. Bom apetite!

Dica: se você fizer esta receita, escreva sua opinião nos comentários e suba foto do bolo pronto!

Receita de Bolo de abóbora com farinha de amêndoas - Passo 7

Se você gostou da receita de Bolo de abóbora com farinha de amêndoas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos sem glúten.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de abóbora com farinha de amêndoas

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Bolo de abóbora com farinha de amêndoas