Partilhar

Receita de Bolo de puba

Por Márcia Cavalcanti, Colaboradora no TudoReceitas. Atualizado: 29 agosto 2019
Receita de Bolo de puba
Imagem: bourgeoisbohemechic.blogspot.com

Assim como a mandioca recebe diferentes nomes por todo o Brasil, também a massa resultante dela pode ser chamada de puba, carimã ou simplesmente massa de mandioca. Com ela podemos preparar um bolinho que é tradicional da Bahia e muito gostoso. Você quer provar? Confira abaixo todos os detalhes!

Mas o que é puba e como se faz puba? A puba é uma massa extraída das raízes de mandioca, tem textura semelhante a tapioca e sabor levemente azedo quando crua. Nesta receita de bolo caseiro fácil a puba substitui por completo a farinha de trigo e não vai leite de vaca nem manteiga, por isso este é um bolo sem glúten e sem lactose. Para que fique mais fofinho aconselhamos bater as claras em neve e misturar delicadamente na massa.

Veja aqui no TudoReceitas como fazer bolo de massa de mandioca (bolo de carimã ou bolo de puba) e delicie-se com este bolinho que super combina com um cafezinho!

8 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Bolo de tapioca granulada assado
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por separar as gemas e as claras. Bata as claras em neve e, noutra tigela, bata as gemas com a margarina e o açúcar até virar um creme bem suave.

Dica: Adicione uma pitada de sal nas claras para que elas subam mais rápido. Peneire as gemas para evitar o gosto e cheiro de ovo.

Receita de Bolo de puba - Passo 1
2

Adicione a puba na mistura de ovos, margarina e açúcar e misture bem. Acrescente o leite de coco e misture novamente até a massa ficar lisinha, sem grumos.

  • Não sabe o que é puba? Confira nosso artigo sobre o que é puba.

Dica: A massa de puba pode ser encontrada pronta à venda nos mercados.

Receita de Bolo de puba - Passo 2
3

Pouco a pouco incorpore as claras batidas na massa e em movimentos delicados, para não perder o ar e conseguir um bolo de puba fofinho. Coloque numa forma de bolo untada e enfarinhada e asse no forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou até dourar.

Dica: Nesta receita foi usada uma forma de bolo de 22 cm de diâmetro e sem furo no meio.

Receita de Bolo de puba - Passo 3
4

Depois de assar pelo tempo indicado seu bolo de massa puba está pronto! Espere esfriar antes de desenformar e prove acompanhando com um café. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Gostou do bolinho? Confira também estas receitas de bolo de mandioca:

Receita de Bolo de puba - Passo 4
Imagem: bourgeoisbohemechic.blogspot.com

Se você gostou da receita de Bolo de puba, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos sem glúten. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de puba

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Bolo de puba

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
31 comentários
A sua avaliação:
Cleidinei de jesus
Ola vocês deveriam coloca na receita qual e o tipo de puba pois tem a secar e a fresca e acabar dando errado se não sabem qual e das duas
A sua avaliação:
Vânia Simões
Fiz o bolo hoje a tarde, ficou muito bom, só reduzi o açúcar, coloquei 2 1/2 xícara de açúcar, e passei a massa na peneira para ela ficar soltinha
A sua avaliação:
Solange rangel b. Viana
Posso fazer esta receita com a farinha de pumba (seca) não encontro a massa de pumba.
É a mesma coisa? Gostaria de fazer o,bolo amanhã.
Obrigada.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Solange, a massa de puba é úmida, não é seca como farinha. Confira aqui mais detalhes sobre este produto: https://www.tudoreceitas.com/artigo-o-que-e-puba-8695.html
A sua avaliação:
Fanny
O melhor q já comi😋
A sua avaliação:
Glaucia
Olá, amo esse bolo. Gostaria d saber se teria como substituir os ovos por goma xantana e a manteiga por óleo de coco. É q estou amamentando e minha BB é multialergica. Obrigada!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Glaucia, não testámos essas substituições. Se você fizer, conte para nós se deu certo!
A sua avaliação:
Fátima
Eu amo esse bolo, o cheiro dele no forno me faz revisitar minha infância, lá no Nordeste. Eu fiz, não deu muito certo, não saiu da forma, mas ficou gostoso. Obrigada por compatilhar
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Fátima, que boas essas recordações! Para desenformar o bolo mais fácil faça como indicamos aqui: https://www.tudoreceitas.com/artigo-como-colocar-papel-toalha-para-assar-bolo-7087.html
A sua avaliação:
Marina
adorei a receita porém fiz com manteiga ao invés de margarina e usei 500g de puba que eu mesma fiz. o sabor ficou uma delícia mas ele teve que ficar muito mais tempo no forno a 180 graus, dourou mas a parte debaixo ficou meio crua. bom, foi a primeira vez que fiz essa receita. darei mais uma chance pra ver se acerto! de qualquer forma ficou uma delícia!!!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Marina, que bom que você gostou! Da próxima vez que preparar escorra bem a puba, pois se ela estiver muito úmida a massa do bolo poderá ficar crua.
A sua avaliação:
Rosicleide
Fiz essa receita e achei maravilhosa. Só diminui a quantidade do açúcar e substituí a margarina por manteiga. Obrigada por compartilhar. 🥰
A sua avaliação:
SEBASTIÃO DA SILVA LIMA
Minha falecida mãe, fazia bolo puba em palha de bananeira..
Tenho saudades...
ELIANA DE OLIVEIRA DUARTE
Eu fiz e uma delícia

Receita de Bolo de puba
Imagem: bourgeoisbohemechic.blogspot.com
Imagem: bourgeoisbohemechic.blogspot.com
1 de 5
Receita de Bolo de puba

Voltar ao topo da página