Tilápia

Receita de Ceviche de tilápia tradicional

 
Renata Quirino
Por Renata Quirino, Colaboradora. 5 fevereiro 2021
Receita de Ceviche de tilápia tradicional

Perfeito para os dias de calor, o ceviche de peixe é uma receita clássica peruana e motivos não faltam para o seu sucesso: é saudável, fácil de fazer, super leve e nem precisa cozinhar - o peixe fica pronto em 10 minutos no suco de limão. Perfeito, né?

Esta receita de ceviche de tilápia tradicional que vamos te ensinar hoje leva, além do limão, cebola roxa, tomate e coentro, uma combinação bem tradicional e deliciosa.

Confira o passo a passo com fotos do refrescante ceviche aqui no TudoReceitas e prepare para variar nas suas receitas de verão!

1 convidado 15m Entrada Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular na Primavera-Verão, Ideal acompanhar com cerveja, Sem cocção, Receitas do Peru

Ingredientes para fazer Ceviche de tilápia tradicional:

Também lhe pode interessar: Filé de tilápia à parmegiana

Como fazer Ceviche de tilápia tradicional:

1

Comece separando e preparando os ingredientes: corte o filé de tilápia e o tomate em cubos e pique a cebola em meia lua. Esprema e coe o suco do limão e pique também o coentro.

Dica: Aqui nós vamos usar uma conserva caseira, mas você optar pela própria pimenta dedo-de-moça picada bem fininho a gosto - cuidado porque ela é bem forte!

Receita de Ceviche de tilápia tradicional - Passo 1
2

Agora vamos para o preparo: comece despejando o suco de limão na tilápia cortada em cubos e misture bem.

Dica: O ceviche é um prato feito com peixe cru, que apenas fica marinando no limão. Por isso garanta que a tilápia usada é bem fresca!

Receita de Ceviche de tilápia tradicional - Passo 2
3

Em seguida acrescente os demais ingredientes: cebola, tomate, coentro, sal e pimenta a gosto. Misture novamente e acerte o tempero se necessário.

Receita de Ceviche de tilápia tradicional - Passo 3
4

Leve à geladeira por, no mínimo, 10 minutos e sirva em seguida.

Receita de Ceviche de tilápia tradicional - Passo 4
5

Seu ceviche peruano de tilápia está pronto! Agora é só se deliciar com essa receita peruana super refrescante e perfeita para os dias quentes. Bom apetite!

Se você é fã de ceviche, veja também estas receitas de ceviche:

Receita de Ceviche de tilápia tradicional - Passo 5

Se você gostou da receita de Ceviche de tilápia tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tilápia. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas peruanas.

O que servir junto com ceviche?

O ceviche é uma daquelas receitas com cara de verão, pois prescinde o uso do fogão e do forno, é servido bem geladinho e com ingredientes geralmente baixos em calorias. Mas, se você não está acostumado a comer ceviche, certamente está se questionando o que servir junto com ceviche para montar a refeição? Confira estas sugestões do TudoReceitas!

O que combina com ceviche?

Conhecido por ser um prato leve e fresco, o ceviche de tilápia que mostramos como fazer acima pode ser servido como entrada ou numa refeição de petiscos, junto com acompanhamentos leves. Recomendamos servir acompanhando com algum tipo de tubérculo, que ajuda a equilibrar os sabores da receita. Você pode preparar, por exemplo, chips de mandioca ou banana-da-terra frita. Se estiver servindo o ceviche como prato principal, prefira preparar um purê de mandioquinha light.

Em relação às bebidas, um bom ceviche combina super bem com uma bebida bem gelada e, de preferência, com gás. Nesse quitute a cerveja é a melhor sugerência, mas outras opções de harmonização incluem o vinho branco e o espumante.

Suba a sua foto de Receita de Ceviche de tilápia tradicional

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Receita de Ceviche de tilápia tradicional