Truques e técnicas

Como abrir o lombo para rechear

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. 30 setembro 2019
Como abrir o lombo para rechear

Na hora de caprichar na ceia de Natal, nas Festas de Fim de Ano ou em qualquer outra ocasião especial, o lombo de porco recheado ou lombo bovino são opções gostosas que impressionam todos! Mas, se você é novato no preparo de lombo recheado assado, confira aqui no TudoReceitas como abrir o lombo para rechear!

Abaixo partilhamos dicas e truques de como fazer lombo recheado sem dificuldade e ainda algumas sugestões de recheio. Abrir o lombo para rechear não é uma tarefa complicada: basta usar uma faca afiada, ter mão firme e não errar o corte. Confira abaixo o passo a passo em fotos e experimente logo.

6 convidados 15m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico

Ingredientes para fazer Como abrir o lombo para rechear:

Também lhe pode interessar: Como conservar o presunto

Como fazer Como abrir o lombo para rechear:

1

Pegue no lombo e apare as laterais e pontas, deixando ele num formado retangular. Esta receita é válida tanto para lombo suíno como para lombo bovino.

Dica: Algumas pessoas gostam de retirar o excesso de gordura do lombo nesse passo, no entanto aconselhamos manter a gordura para conseguir um lombo de porco recheado assado no forno suculento.

Como abrir o lombo para rechear - Passo 1
2

Coloque a palma da mão sobre o lombo e, com a outra mão, corte o lombo ao meio, sem separar completamente as duas metades. O resultado deverá ser semelhante a um bife grande, como na imagem.

Dica: Se uma das metades do lombo ficar mais alta que a outra, corte esse pedaço ao meio do mesmo jeito que fez primeiramente. Assim conseguirá um lombo mais largo.

Como abrir o lombo para rechear - Passo 2
3

O passo seguinte é temperar o lombo com temperos a gosto (veja nossas sugestões de como temperar bife) e rechear com ingredientes da sua preferência (mussarela, azeitona, presunto queijo...). Não deixe de conferir nossa receita de recheio de farofa de pão que fica uma delícia!

Dica: Coloque o recheio na parte interior do lombo, deixando a face com gordura virada para fora.

Como abrir o lombo para rechear - Passo 3
4

Depois enrole o lombo em forma de rocambole, pressionando bem com as mãos e mantendo o recheio no interior. Prenda com palitos de dente, para evitar que desmanche, e amarre bem com barbante culinário em todo o comprimento. Está pronto para cozinhar!

Dica: Deixe o lombo repousar por algumas horas antes de cozinhar, desse jeito ele tomará o gosto dos temperos mais facilmente.

Como abrir o lombo para rechear - Passo 4
5

Embrulhe seu lombo recheado caseiro em papel alumínio, coloque num tabuleiro e leve para assar no forno preaquecido a 180-200ºC por 45 minutos. Depois retire o papel alumínio e devolva o lombo ao forno até dourar. Sirva com acompanhamento da sua preferência e bom apetite.

Agora que você sabe como preparar lombo suíno e bovino para rechear, confira estas receitas de lombo recheado:

Dica: Enquanto o lombo estiver dourando no forno, sem o papel alumínio, regue-o com o caldo que soltar ou pincele nele manteiga ou azeite. Isso ajuda a conseguir um lombo mais bonito e saboroso.

Como abrir o lombo para rechear - Passo 5

Se você gostou da receita de Como abrir o lombo para rechear, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Suba a sua foto de Como abrir o lombo para rechear

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
ROBERVAL
Uma dúvida, a primeira foto parece ser um filé mignon suíno, correto?
A sua avaliação:
Eva
Adorei as receitas
1 de 6
Como abrir o lombo para rechear