Outras carnes

Receita de Entrevero gaúcho econômico

Graciela Martins
Por Graciela Martins, Colaboradora e Chef de cozinha. 12 agosto 2021
Receita de Entrevero gaúcho econômico

"Entrevero" é uma palavra originada do espanhol, significa 'mistura' e explica exatamente o que é este prato: uma grande mistura de carnes, verduras e pinhão!

Mas o que é entrevero? De preparo rápido, saboroso e muito comum nas regiões sobretudo serranas do Sul do Brasil, o entrevero pode ser uma receita muito econômica e de aproveitamento de sobras de carnes e outros ingredientes, já que o tradicional churrasco de domingo sempre sobra para contar história. O entrevero tradicional é uma grande mistura que te permite usar todos os tipos de carnes e verduras, mas principalmente o pinhão, que é farto no inverno serrano! Mesmo sendo um prato muito completo nutricionalmente, é comum servir arroz, farofa, aipim e até mesmo pão como acompanhamento para entrevero.

Tradicionalmente o entrevero é feito no fogo de chão, na brasa da churrasqueira dentro das panelas de ferro ou discos de arado, como eu preparei. Mas jamais deixe de fazer esta receita por não ter uma churrasqueira ou uma panela de ferro! Esta receita de entrevero gaúcho que compartilho aqui no TudoReceitas é simples é só requer as sobras do churrasco de domingo. Vamos conferir?

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Churrasco, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Entrevero gaúcho econômico:
Também lhe pode interessar: Entrevero gaúcho
Como fazer Entrevero gaúcho econômico:
1

Pique as carnes em cubos pequenos (use todas as sobras de carnes do seu churrasco) e separe os demais ingredientes. Se houver sobras de outros vegetais da geladeira, poderá acrescentar também!

Dica: a ideia aqui é preparar um prato saboroso e econômico, aproveitando tudo o que tem na geladeira, por isso se chama entreveiro!

Receita de Entrevero gaúcho econômico - Passo 1
2

No caso, preparei meu entrevero no disco de arado mas, caso você não tenha, poderá usar uma frigideira bem grande e larga. Aqueça o óleo e comece a dourar primeiro as carnes que tiverem mais gordura, afim de que essa gordura derreta e deixe mais suculentos e saborosos os demais ingredientes.

Dica: mantenha a chama sempre alta!

Receita de Entrevero gaúcho econômico - Passo 2
3

Quando as primeiras carnes começarem a dourar e grudar no fundo, arraste-as para as bordas da frigideira e acrescente as outras carnes mais leves, como o frango, e também o pinhão. Mexa até que doure e acrescente um fio de óleo sempre que for necessário.

Receita de Entrevero gaúcho econômico - Passo 3
4

Após alguns minutos repita o mesmo processo, arrastando as carnes já douradas para as bordas da frigideira. Acrescente a cebola e os pimentões com um pouco mais de óleo, se for necessário. Espere dourar bem e misture estes temperos com as carnes.

Receita de Entrevero gaúcho econômico - Passo 4
5

O passo seguinte desta receita de entrevero gaúcho é acrescentar o tomate, incorporando-o com as carnes. Espere até que o tomate fique macio, acerte o sal e tempere com pimenta, se assim desejar.

Receita de Entrevero gaúcho econômico - Passo 5
6

Está pronto seu entrevero gaúcho com pinhão! Sirva em seguida, ainda quente, com seu acompanhamento para entrevero preferido - no meu caso servi com arroz branco, aipim cozido e cebolinha e salsinha picadas.

Receita de Entrevero gaúcho econômico - Passo 6
7

Gostou desta receita de entrevero de pinhão no disco de arado? Deixe em baixo seu comentário! Veja também estas receitas de aproveitamento de carne de churrasco:

Receita de Entrevero gaúcho econômico - Passo 7

Se você gostou da receita de Entrevero gaúcho econômico, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outras carnes. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Entrevero gaúcho econômico

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Galhardo Ferreira Nunes
Sou muito verdadeiro adoro pesquisar comidas
A sua avaliação:
Rosalia Loro Ferreira
Adorei maravilhosas as receitas
1 de 8
Receita de Entrevero gaúcho econômico