Partilhar

Receita de Escabeche de sardinha fresca

Por Nelson Ferreira, Redator e editor no TudoReceitas. 4 junho 2019
Receita de Escabeche de sardinha fresca

Procurando uma receita de escabeche de sardinha fresca sem panela de pressão? Confira aqui no TudoReceitas todos os detalhes e prepare sua sardinha escabeche de um jeito bem simples e gostoso na panela comum!

O escabeche de sardinha é uma receita muito antiga que só varia no jeito de cozinhar e nos temperos, que podem ser a gosto. Esta receita de escabeche de peixe foi passada pela minha avó materna e pode ser preparada não só com sardinha mas também com tilápia, merluza, bacalhau e outros peixes da sua preferência. Veja como se faz sardinhas de escabeche sem panela de pressão, do jeito tradicional, e tenho a certeza que você vai ficar com vontade de fazer também!

Para preparar esta receita de escabeche de sardinha fresca eu pico os legumes finamente e misturo todos para montar as camadas, desse jeito o molho escabeche para sardinha fica mais apurado e com pedaços menores. Confira abaixo o passo a passo em fotos e experimente!

4 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Estufado
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Sardinha fresca no forno
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Limpe as sardinhas retirando-lhes a cabeça, as escamas e as vísceras. Se você quiser também pode tirar as espinhas com a ajuda de um pinça de cozinha. Lave muito bem as sardinhas com água corrente quando terminar de limpar.

Receita de Escabeche de sardinha fresca - Passo 1
2

Pique os legumes do escabeche de sardinha: as cebolas, os tomates, os pimentões e os alhos. Misture num bowl junto com a salsinha. Outra opção é cortar os legumes em rodelas para dispôr em camadas na panela.

Dica: Retire as sementes dos tomates e dos pimentões antes de picar.

Receita de Escabeche de sardinha fresca - Passo 2
3

Numa panela comum ou de barro coloque um fio generoso de azeite e monte as camadas do escabeche: primeiro coloque uma camada dos legumes picados e tempere com um pouco de sal e pimenta, depois coloque uma camada de sardinhas abertas ao meio, como na foto, e regue com um pouco de azeite.

Dica: Modere a quantidade de sal entre cada camada, para que esta receita de sardinha escabeche não fique salgada.

Receita de Escabeche de sardinha fresca - Passo 3
4

Tempere as sardinhas com sal, pimenta e colorau. Cubra com uma camada de legumes e volte a temperar com sal e pimenta. Faça desse jeito até terminar os ingredientes, sendo que a última camada deve ser de legumes. Adicione o vinho branco e leve ao fogo médio com tampa por 20 minutos ou até a sardinha ficar macia e o caldo ficar apurado.

Receita de Escabeche de sardinha fresca - Passo 4
5

Depois do passo anterior está pronta sua sardinha de panela! Não hesite em preparar esta receita de escabeche de sardinha tipo enlatada e escrever um comentário dizendo o que você achou. Bom apetite!

Agora que você sabe como fazer escabeche de sardinha fresca confira também estas receitas de sardinha:

Receita de Escabeche de sardinha fresca - Passo 5

Se você gostou da receita de Escabeche de sardinha fresca, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sardinha.

Escabeche de sardinha - calorias

A receita de escabeche de sardinha é uma receita que você pode incluir facilmente no seu cardápio de alimentação saudável, baixo em gordura e baixo em carboidrato, sobretudo se você preparar seu escabeche sem batata. Apesar da sardinha ser um peixe gordo, ela é rica em ômega 3 e seu óleo é benéfico para o bom funcionamento do nosso organismo.

Veja quantas calorias tem escabeche de sardinha. Por cada 100 gramas de escabeche de sardinha cozinhado você encontra:

  • 153 energia (Kcal.)
  • 17,10 gr. de proteína
  • 9,40 gr. de gordura
  • 2,60 gr. de gordura saturada
  • 2,80 gr. de gordura monoinsaturada
  • 2,90 gr. de gordura poliinsaturada
  • 50,40 mg. de cálcio
  • 0,33 mg. de vitamina B2
  • 0,96 mcg de vitamina B12
  • 62,90 mcg. de vitamina A

Suba a sua foto de Receita de Escabeche de sardinha fresca

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Escabeche de sardinha fresca

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Maria José da Silva
Ainda não fiz mais vou fazer com certeza. Gosto muito de sardinhas, principalmente frescas. Achei a receita fácil prática e de baixo custo.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Maria, que bom que você gostou da nossa receita de escabeche de sardinha! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões de receitas 🙂
A sua avaliação:
dyegoasp
delícia , ótimo com uma cerveja
Maria Goretti PieroniPereira
Amo todas as receitas que vcs me enviaram, gosto de cozinhar e apreciar um prato diferente e simples de fazer, aproveito meus finais de semana para fazer para toda família, continuem enviando e fico grata por isso, farei com maior carinho e aprendi muito com estas deliciosas receitas simples. Abraços.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Maria Goretti, que bom que você gosta das nossas receitas! Continue conferindo nossas sugestões e dizendo o que você achou 🙂

Receita de Escabeche de sardinha fresca
1 de 6
Receita de Escabeche de sardinha fresca

Voltar ao topo da página