Partilhar

Receita de Frango com legumes chinês

 
Por amada m.. 21 maio 2020
Receita de Frango com legumes chinês

São várias as receitas chinesas que atravessaram fronteiras até chegar aos cardápios de outros países. Uma dessas receitas mais populares sem dúvidas é o frango com legumes chinês, também conhecido simplesmente como frango xadrez. Esta receita da culinária chinesa caracteriza-se por um frango agridoce que é preparado junto com legumes e também amêndoas. O resultado é um prato rico em texturas e aromas, simplesmente irresistível!

Apesar do seu aspeto glaceado, o frango com legumes chinês é um prato saudável, sobretudo se você optar por um molho de soja (shoyu) baixo em sódio e sem açúcar. Por isso pode ser um jeito diferente de preparar frango para um cardápio de dieta!

Continue aqui no TudoReceitas para ver como fazer frango ao molho agridoce passo a passo em fotos e experimente!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Salteado, Receitas chinesas
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Frango chinês com limão
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Pique os peitos de frango em cubinhos, tentando que fiquem todos com mais ou menos o mesmo tamanho.

Dica: Se você quiser pode usar outras partes do frango nesta receita, no entanto lembre de desossar e tirar a pele.

Receita de Frango com legumes chinês - Passo 1
2

Prepare o molho agridoce dissolvendo o açúcar no shoyu. Neste caso preparei meu frango agridoce com açúcar mascavo, que é considerado mais saudável que o açúcar branco. Se você cuidar da sua alimentação, prefira também usar um shoyu sem açúcar e baixo em sódio.

Receita de Frango com legumes chinês - Passo 2
3

Em seguida coloque o gengibre e misture bem. Adicione o frango nessa mistura e envolva, para que todos os pedacinhos recebam o tempero.

Dica: Não será necessário colocar sal no frango porque o shoyu já é salgado.

Receita de Frango com legumes chinês - Passo 3
4

Cubra o frango com papel alumínio ou plástico filme e reserve na geladeira, para marinar e apurar o sabor. O ideal é reservar por 3 a 4 horas mas, se você estiver com pressa, 30 minutos serão suficientes.

Receita de Frango com legumes chinês - Passo 4
5

Após esse tempo, doure as amêndoas numa frigideira, de preferência tipo wok. Para isso coloque um fio de óleo na frigideira, adicione as amêndoas e leve ao fogo alto. Fique mexendo até que as amêndoas libertem seu aroma e doure. Depois retire-as do fogo e reserve.

Receita de Frango com legumes chinês - Passo 5
6

Na mesma frigideira coloque os legumes picados: a abobrinha, a cebola, a cenoura e os champignon. Refogue no fogo médio durante 3 minutos ou até estarem levemente cozinhados, mas ainda crocantes. Retire para um prato.

Dica: Pique os legumes de forma a que todos tenham mais ou menos o mesmo tamanho.

Receita de Frango com legumes chinês - Passo 6
7

Se necessário, coloque mais um fio de óleo na frigideira e cozinhe agora o frango com o seu líquido do marinado. Suba o fogo e salteie o frango durante cerca de 7 minutos, mexendo de vez em quando, ou até perceber que está pronto.

Receita de Frango com legumes chinês - Passo 7
8

Volte com os legumes na frigideira e, à parte, dissolva o amido de milho na água em temperatura ambiente. Adicione essa água na frigideira, misture tudo e deixe cozinhar por 10 minutos no fogo médio. No fim desse tempo o seu frango agridoce deverá estar cremoso e os legumes deverão estar tenros (não desmanchando).

Receita de Frango com legumes chinês - Passo 8
9

Quando estiver pronto, se quiser adicione um pouco mais de shoyu. Sirva este frango agridoce com legumes em seguida, pois ficará um pouco melequento à medida que esfria.

Diga nos comentários o que você achou e confira também estas receitas chinesas:

Receita de Frango com legumes chinês - Passo 9

Se você gostou da receita de Frango com legumes chinês, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Frango. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas chinesas.

Acompanhamento para frango chinês

Para acompanhar um frango agridoce chinês a escolha mais provável é um arroz branco simples ou, se quiser uma opção mais tradicional, um arroz primavera chinês. Um miojo ou um espaguete de arroz também combinam na perfeição, sobretudo se você quiser misturar o frango e os legumes nele e servir como uma macarronada.

Outra opção interessante será a salada de acelga chinesa ou a salada agridoce chinesa. Experimente e desfrute desta excelente iguaria da culinária asiática!

Suba a sua foto de Receita de Frango com legumes chinês

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Frango com legumes chinês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Frango com legumes chinês
1 de 10
Receita de Frango com legumes chinês

Voltar ao topo da página