Manteiga

Receita de Manteiga caseira

 
Renata Quirino
Por Renata Quirino, Colaboradora. 1 setembro 2023
Receita de Manteiga caseira

Que tal preparar a sua própria manteiga? Essa é a nossa receita do dia aqui no TudoReceitas! Nesse post completo a gente vai te ensinar a preparar manteiga em casa usando creme de leite fresco para usar em diversos tipos de preparos - do pão francês do café da manhã até uma sobremesa deliciosa como um bolo.

Nada se compara à satisfação de saborear algo feito com suas próprias mãos, e nossa receita de manteiga caseira traz exatamente essa sensação para sua cozinha. Com apenas um ingrediente e um toque de paciência, você pode transformar creme fresco em uma manteiga cremosa e saborosa, livre de conservantes e aditivos. Preparar manteiga caseira é uma experiência que conecta você aos processos tradicionais da culinária, permitindo que você aprecie cada etapa do caminho. Desde o batimento do creme até a formação dos grãos de manteiga e a separação do soro, você terá a oportunidade de se sentir verdadeiramente conectado ao alimento que está criando.

Veja o passo a passo com fotos e conte pra gente nos comentários o que você achou dessa receita de manteiga caseira!

4 convidados 15m Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo elevado

Ingredientes para fazer Manteiga caseira:

Também lhe pode interessar: Manteiga caseira com nata

Como fazer Manteiga caseira:

1

Coloque o creme de leite fresco gelado no processador.

Receita de Manteiga caseira - Passo 1
2

Bata por 10 minutos, até o líquido se separar da manteiga.

Receita de Manteiga caseira - Passo 2
3

Coloque apenas a manteiga em uma tigela, jogue fora a água e “lave” a sua manteiga com agua limpa - quanto mais limpa ela estiver, mais tempo ela durará na geladeira.

Receita de Manteiga caseira - Passo 3
4

Seque com um pano de prato limpo ou papel toalha.

Receita de Manteiga caseira - Passo 4
5

Tempere com sal a gosto e coloque na sua manteigueira favorita. Sua manteiga caseira está pronta!

Receita de Manteiga caseira - Passo 5

Se você gostou da receita de Manteiga caseira, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Manteiga.

Como transformar a sua manteiga caseira em manteiga temperada

Transformar manteiga caseira em manteiga temperada é uma ótima maneira de adicionar sabores extras e personalizados ao seu produto final. Aqui está como fazer isso:

  1. Decida que tipo de manteiga temperada você deseja criar: Algumas opções incluem manteiga de alho, manteiga de ervas frescas, manteiga de limão e pimenta, entre outras.
  2. Pique finamente as ervas frescas: Você também pode usar ingredientes secos, como especiarias em pó.
  3. Mistura da Manteiga: Deixe a manteiga caseira amolecer um pouco à temperatura ambiente para facilitar a incorporação dos temperos. Coloque a manteiga amolecida em uma tigela.
  4. Adicione os ingredientes de tempero escolhidos à manteiga amolecida: Comece com quantidades pequenas e vá adicionando mais de acordo com o seu gosto pessoal. Por exemplo, para manteiga de alho, adicione alho picado finamente. Para manteiga de ervas, adicione as ervas picadas.
  5. Modelagem e Armazenamento: Se desejar, você pode modelar a manteiga temperada em um formato específico, enrolá-la em papel manteiga e refrigerá-la para que ela fique pronta para usar. Caso contrário, você pode simplesmente transferi-la para um recipiente hermético e guardá-la na geladeira.

A manteiga temperada estará pronta para ser usada em torradas, pães, legumes, massas, carnes grelhadas e outros pratos. Sua criatividade é o limite!

Suba a sua foto de Receita de Manteiga caseira

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Receita de Manteiga caseira