Pizza

Receita de Pizza de grão de bico

 
Eleonor Fischer
Por Eleonor Fischer, Fotógrafa gastronômica. Atualizado: 26 março 2019
Receita de Pizza de grão de bico

A pizza é uma das refeições mais práticas que podemos preparar e que vai bem em diversas ocasiões: numa noite com amigos, em aniversários, num jantar descontraído de domingo, com crianças... difícil é não gostar! Aqui no TudoReceitas você encontra várias receitas de pizza, no entanto esta que apresentamos é diferente: é uma receita de pizza de frigideira com grão de bico - e não estamos falando de grão de bico no recheio!

Aprenda a fazer uma massa de pizza com farinha de grão de bico, baixa em carboidrato e indicada para quem não pode consumir trigo porque é sem glúten. O preparo desta massa é bem simples e, para que esta seja uma pizza fit e válida para todos, o recheio é vegano, ou seja, sem ingredientes de origem animal. Ficou com vontade de provar? Confira abaixo todos os detalhes desta receita de pizza de pizza vegana com massa de grão de bico e experimente!

2 convidados 30m Prato principal Dificuldade média

Ingredientes para fazer Pizza de grão de bico:

  • Para a massa de grão de bico:
  • Para o molho vegano de pizza:
  • Para o queijo vegano de aveia:
  • Sugestão de recheio:
Também lhe pode interessar: Pizza rápida de legumes e queijo

Como fazer Pizza de grão de bico:

1

Coloque numa tigela os ingredientes secos da massa: a farinha de grão de bico, o alho em pó, a cebola em pó, a cebolinha, o manjericão e a salsinha secos.

Dica: Neste caso estamos usando as ervas aromáticas desidratadas para conseguir uma massa mais sequinha e com sabores mais heterogêneos.

Receita de Pizza de grão de bico - Passo 1
2

Adicione a água à tigela e misture muito bem. Reserve.

Dica: Se você preferir uma pizza de massa fina use 2⁄3 de xícara de farinha de grão de bico e 2⁄3 de xícara de água.

Receita de Pizza de grão de bico - Passo 2
3

Agora prepare o molho de pizza vegano: bata no liquidificador os tomates, o aipo, a cebola, a cenoura, os alhos, a ameixa sem caroço, os oréganos, sal e pimenta a gosto até conseguir um molho liso. Se estiver muito espesso adicione um pouco de água.

Dica: A ameixa ou tâmara indicada na lista de ingredientes é um substituto do açúcar para ajudar a equilibrar a acidez do tomate.

Receita de Pizza de grão de bico - Passo 3
4

Coloque a mistura anterior numa frigideira e leve ao fogo mexendo sempre até ficar espessa, como polpa de tomate. Desligue e reserve.

Receita de Pizza de grão de bico - Passo 4
5

Seguidamente prepare o queijo vegano de aveia batendo também no liquidificador a aveia com os cajus, o suco de limão, o pimentão, a levedura nutricional e sal a gosto. O resultado deverá ser uma pasta sem grumos. Reserve.

Dica: A levedura nutricional é um alimento muito completo nutricionalmente e ainda confere um sabor a queijo aos alimentos.

Receita de Pizza de grão de bico - Passo 5
6

Coloque a mistura anterior também numa frigideira, junte os alhos amassados e leve ao fogo, mexendo sempre, até ficar espessa como na fotografia. Reserve.

Receita de Pizza de grão de bico - Passo 6
7

Por último cozinhe a base desta pizza sem glúten: leve ao fogo uma frigideira untada com óleo e, quando estiver quente, coloque a mistura de grão de bico. Arrume essa mistura com a ajuda de uma colher ou espátula, deixando bem uniforme.

Deixe cozinhar até a massa começar secando nas laterais e no topo, nesse momento vire a massa para um prato e devolva à frigideira, um truque para evitar que quebre. Deixe dourar do outro lado por 5 minutos e desligue.

Receita de Pizza de grão de bico - Passo 7
8

Quando a massa estiver consistente e dourada dos dois lados coloque num prato para começar montando esta pizza de frigideira fit.

Receita de Pizza de grão de bico - Passo 8
9

Adicione o molho vegano de pizza.

Receita de Pizza de grão de bico - Passo 9
10

Em seguida junte o queijo vegano - seja bem generoso na quantidade para conseguir uma pizza cremosa e saborosa!

Receita de Pizza de grão de bico - Passo 10
11

Finalmente junte os ingredientes do recheio, que podem ser o que sugerimos na lista de ingredientes ou outros ao seu gosto. Coloque um pouco de papel manteiga na frigideira, coloque a pizza pronta novamente na frigideira, tampe e deixe no fogo por 2-3 minutos. Se preferir pode levar ao forno a 180ºC por 5 minutos.

Receita de Pizza de grão de bico - Passo 11
12

E está pronta sua maravilhosa pizza low carb de frigideira preparada somente com ingredientes de origem vegetal! Esta é uma pizza para preparar com carinho e se orgulhar no fim, por isso não deixe de experimentar e dizer nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas veganas? Confira estas sugestões do TudoReceitas:

Receita de Pizza de grão de bico - Passo 12

Se você gostou da receita de Pizza de grão de bico, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pizza.

Suba a sua foto de Receita de Pizza de grão de bico

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 13
Receita de Pizza de grão de bico