Carne bovina

Receita de Rabada desmanchando na pressão com batata

 
Catina Barbero Diaz
Por Catina Barbero Diaz, Blogueira de cozinha tradicional. 2 julho 2021
Receita de Rabada desmanchando na pressão com batata

A carne bovina se divide em cortes de primeira, segunda e terceira categorias. As carnes de terceira são as mais econômicas e as que possuem uma grande quantidade de gordura e nervos, como o pescoço, o músculo, a ponta de agulha e o rabo de boi. No entanto, quando preparadas do jeito certo, as carnes bovinas de terceira também rendem pratos maravilhosos e de fazer crescer água na boca.

No caso, trazemos para você esta receita de rabada na panela de pressão com batata! Este prato é preparado com rabo de boi, que tem um alto valor nutricional e que, apesar de ser uma carne dura, ao ser cozinhada na pressão ficará bem macia, desmanchando!

Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer rabada de boi na pressão para o seu almoço ou jantar, um de rabada desmanchando na pressão com batata, muito saciante e econômico, que pode ser servido simplesmente acompanhado por uma salada, por exemplo.

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Panela de pressão
Ingredientes para fazer Rabada desmanchando na pressão com batata:
Também lhe pode interessar: Rabada na pressão com vinho tinto
Como fazer Rabada desmanchando na pressão com batata:
1

Esfregue bem o rabo de boi com vinagre ou suco de limão, para eliminar o gosto e cheiro fortes. Depois enxague e seque. Esquente o óleo ou azeite na panela de pressão e, quando estiver quente, tempere os pedaços de rabo de boi com sal e pimenta a gosto e frite até dourarem de todos os lados. Retire para um prato e reserve.

Dica: neste momento a carne não precisa cozinhar completamente, apenas fritar por fora para que fique bem suculenta após cozinhar na pressão.

Receita de Rabada desmanchando na pressão com batata - Passo 1
2

Na mesma panela, aproveitando a gordura da carne, adicione a cebola picada, a cenoura fatiada, o alho poró, o louro, o tomilho e a salsinha. Tempere com sal e pimenta, misture tudo e deixe cozinhar por 1-2 minutos, até a cebola ficar macia.

Receita de Rabada desmanchando na pressão com batata - Passo 2
3

O passo seguinte desta receita de rabanada na panela de pressão é adicionar o vinho branco, mexer e esperar ferver para evaporar o álcool. Depois adicione o rabo de boi, cubra com água morna ou caldo de carne, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos após pegar a pressão.

Receita de Rabada desmanchando na pressão com batata - Passo 3
4

Enquanto o rabo de boi está cozinhando, descasque as batatas e corte-as em pedaços pequenos. Após os 30 minutos abra a panela com cuidado e retire os pedaços de rabo de boi para um prato. Bata o caldo da panela no liquidificador ou com um mixer, até ficar lisinho, e devolva à panela. Adicione as batatas, o rabo de boi, um pouco mais de sal e pimenta, tampe e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Dica: se optar por bater o caldo no liquidificador, espere esfriar um pouco para evitar queimaduras.

Receita de Rabada desmanchando na pressão com batata - Passo 4
5

Quando as batatas estiverem macias e a carne separando do nosso, está pronta sua rabada na pressão com batata! Sirva em seguida, acompanhando com arroz e salada, e desfrute deste prato reconfortante. Bom apetite!

Para mais receitas de rabada, veja também:

Dica: para que a carne separe do osso completamente poderá ser necessário deixar ferver sem tampar por mais 10 minutos. Se preferir, retire os ossos da rabada no momento de servir este prato.

Receita de Rabada desmanchando na pressão com batata - Passo 5

Se você gostou da receita de Rabada desmanchando na pressão com batata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina.

Suba a sua foto de Receita de Rabada desmanchando na pressão com batata

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Receita de Rabada desmanchando na pressão com batata