Soja

Receita de Rocambole de proteína de soja

 
Yana
Por Yana, Blogueira de cozinha. 11 dezembro 2020
Receita de Rocambole de proteína de soja

A proteína de soja texturizada, também conhecida somente como PST, é uma opção de carne vegetal saudável, sem colesterol, perfeita para substituir as proteínas animais em sua dieta. Com ela podemos preparar este rolo de carne vegan, ideal para uma ocasião especial em que reunimos a família à mesa ou simplesmente para garantir almoços e jantares saudáveis.

Para criar uma textura homogênea, idêntica à de um rolo de carne verdadeiro, usaremos também batata doce e milho painço, ingredientes ricos em proteínas vegetais, vitaminas, minerais e fibras. Esta receita de rocambole de proteína de soja é preparada no fogão e depois no forno, onde vai dourar com um glacê agridoce. Não hesite em provar esta receita vegana, confira aqui no TudoReceitas o passo a passo completo!

4 convidados 2h 30m Prato principal Dificuldade média

Ingredientes para fazer Rocambole de proteína de soja:

  • Para o glacê agridoce:
Também lhe pode interessar: Hambúrguer de proteína de soja

Como fazer Rocambole de proteína de soja:

1

O primeiro passo é cozinhar as batatas doces. Você pode assá-las no forno, embrulhadas em papel alumínio por 30-40 minutos a 180 ºC, ou cozinhar na panela, em água fervente, até ficarem macias. Depois descasque as batatas doces e esmague-as para obter purê.

Dica: Use um palito, garfo ou faca para comprovar se as batatas estão macias o suficiente para esmagar.

2

Enxague bem o painço sob água corrente e cozinhe em água fervente até ficar macio (demorará cerca de 20 minutos). Ao mesmo tempo, coloque a soja texturizada hidratando numa tigela grande com o caldo de legumes ou água filtrada e o shoyu por 20 minutos.

3

Depois de hidratar a soja, adicione-lhe os demais ingredientes: a batata doce amassada, o painço pronto, o tempero para carne, o cominho, sal e pimenta. Misture e bata no liquidificador ou num processador de alimentos até obter uma massa homogênea, densa e fácil de modelar.

Dica: O tempero para carne serve para conferir um gostinho de carne nesta receita vegana, no entanto pode substituir por outro tempero da sua preferência.

4

Para modelar o rolinho estique um boa quantidade de plástico filme sobre uma tábua de cozinha ou bancada e, se quiser, coloque sobre ele uma folha de yuba ou casca de tofu, que ajudará a conseguir uma "crosta" neste rolo de carne. Adicione a massa preparada no passo anterior e enrole, com a ajuda do plástico filme, conferindo um formato de rolinho.

Dica: Para selar a folha de yuba, dissolva 1 colher de sopa de amido de milho em um pouco de água, pincele essa mistura na folha e pressione com as mãos, para grudar e fechar.

5

Embrulhe bem o rolo de carne vegan com película aderente, se necessário, colocando mais quantidade de película. Leve ao fogo uma panela com água e, quando ferver, adicione o rolo de carne. Deixe cozinhar por 30 minutos. Enquanto isso, misture os ingredientes do glacê numa tigela, reserve e preaqueça o forno nos 180ºC.

6

Depois de cozinhar o rolo de carne de soja na água, retire e desembrulhe. Coloque numa assadeira forrada com papel vegetal (que poderá ter já alguns legumes pré-cozinhados) e pincele com metade do glacê. Leve ao forno e deixe assar por 20-25 minutos, pincelando com o restante glacê na metade do tempo.

Receita de Rocambole de proteína de soja - Passo 6
7

Depois disso, retire o rolo de carne vegana do forno, fatie e sirva com legumes assados, arroz, salada, massa, etc. Outra opção é usá-lo como, por exemplo, lombo canadense para sanduíche. Experimente e conte nos comentários o que você achou!

Quer testar mais receitas com soja? Veja estas sugestões:

Receita de Rocambole de proteína de soja - Passo 7

Se você gostou da receita de Rocambole de proteína de soja, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Soja.

Suba a sua foto de Receita de Rocambole de proteína de soja

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 3
Receita de Rocambole de proteína de soja