Sardinha

Receita de Sardinha marinada no limão

Eleonor Fischer
Por Eleonor Fischer, Fotógrafa gastronômica. 24 dezembro 2019
Receita de Sardinha marinada no limão

Procurando receitas de sardinha? Além de ser rica em proteína e ômegas 3, a sardinha pode ser preparada de várias formas, contribuindo para diversificar o cardápio e descobrir novas texturas e combinações de temperos! Neste caso apresento para você esta receita de sardinha marinada no limão, muito saborosa e perfeita para os dias quentes.

Fazer sardinha crua marinada é um truque, não só para conservar sardinha por mais tempo, mas também para deixar ela mais saborosa nas receitas. A sardinha temperada com limão pode até ser servida sem cozinhar, dando origem a ceviche de sardinha ou sushi de sardinha marinada.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre como fazer sardinha marinada com limão e prepare de acordo com o nosso passo a passo em fotos.

6 convidados 24h Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receitas para Semana Santa, Marinado
Ingredientes para fazer Sardinha marinada no limão:
Também lhe pode interessar: Sardinha assada no forno simples
Como fazer Sardinha marinada no limão:
1

Limpe as sardinhas e lave-as bem. Para isso comece por retirar as cabeças e raspar as escamas. Depois faça um corte na barriga das sardinhas e retire as vísceras. Abra as sardinhas ao meio, fazendo um corte junto à espinha central, e retire as espinhas com uma pinça. Passe as sardinhas por água corrente, seque com papel absorvente e reserve.

Receita de Sardinha marinada no limão - Passo 1
2

Descasque meio limão e meia laranja, evitando a parte branca. Corte as cascas em juliana, como na fotografia, e reserve.

Receita de Sardinha marinada no limão - Passo 2
3

Esprema o suco destas frutas e coloque numa vasilha. Junte o sal, o azeite de oliva, os grãos de pimenta e as folhas de tomilho e misture. Este será o tempero da sardinha marinada.

Receita de Sardinha marinada no limão - Passo 3
4

Coloque os filés de sardinha num tabuleiro ou assadeira com a pele virada para cima. Despeje a mistura anterior por cima das sardinhas, cubra com plástico filme e reserve na geladeira durante 24 horas.

Receita de Sardinha marinada no limão - Passo 4
5

Após o tempo indicado escorra as sardinhas marinadas e sirva em seguida decoradas com as cascas de limão e laranja! Esta sardinha marinada pode ser servida simples assim e também pode ser usada no preparo de receitas de sardinha, pois já está temperada.

Veja estas receitas com sardinha:

Receita de Sardinha marinada no limão - Passo 5

Se você gostou da receita de Sardinha marinada no limão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sardinha.

Suba a sua foto de Receita de Sardinha marinada no limão

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Francisco chagas
Achei bem fácil e pratico fazer a sardinha marinada. Obrigado pela receita.
A sua avaliação:
MARA AMALIA ORTEGA
poderiam colocar as receitas para impressão
1 de 6
Receita de Sardinha marinada no limão