Sonhos

Receita de Sonho da Palmirinha

Letícia Lima
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 30 abril 2020
Receita de Sonho da Palmirinha

Se você sonha em preparar o sonho da Palmirinha Onofre, acorde e prepare a receita hoje mesmo com a ajuda do TudoReceitas!

Esta receita de sonho da Palmirinha Onofre é um clássico das receitas de doces que agradam a todo o mundo. Neste, para conseguir sonhos muito fofinhos, usaremos fermento biológico (fermento para pão), diferente do fermento químico (fermento para bolo) porque a massa precisa crescer antes de cozinhar. O seu preparo é simples e você verá que a espera vale a pena!

Prepare esse bolinho doce em sua casa e delicie toda a família. Confira abaixo os ingredientes e passo a passo em fotos dos sonhos da Palmirinha!

10 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Sonho da Palmirinha:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Também lhe pode interessar: Mini sonho de goiabada frito
Como fazer Sonho da Palmirinha:
1

Para fazer essa receita de sonho de padaria comece por dissolver o fermento no leite morno. Numa tigela ou no bowl da batedeira planetária (com gancho para pão) coloque a farinha e o açúcar e misture.

Dica: Peneire a farinha, isso ajuda a dissolver os grumos e a conseguir uma massa de sonho mais leve e areada.

Receita de Sonho da Palmirinha - Passo 1
2

Abra um buraquinho no centro da farinha (como na foto) e coloque aí os ovos, a manteiga e o leite com fermento. Mexa com uma colher, de dentro para fora, depois amasse com as mãos ou com a batedeira por 5-10 minutos, até obter uma massa macia que desgruda.

Dica: Se a massa não desgrudar, polvilhe mais um pouco de farinha.

Receita de Sonho da Palmirinha - Passo 2
3

Modele a massa em forma de bola e coloque num recipiente untado com óleo ou polvilhado com farinha. Cubra com um pano e reserve em um local ameno por 1 hora ou até dobrar de volume.

Dica: Esse tempo de repouso é essencial para que o fermento faça efeito, resultando numa massa de sonho elástica, crescida e fofinha.

Receita de Sonho da Palmirinha - Passo 3
4

Após esse tempo divida a massa em bolinhas um pouco maiores que a palma da mão. Disponha em assadeiras untadas e enfarinhadas, deixando espaço entre cada uma. Cubra com um pano e reserve novamente, para crescer até dobrar o volume.

Dica: O peso ideal das bolinhas de massa deverá ser de 50-60 gramas. Unte as mãos com óleo e modele bem as bolinhas para que fiquem lisinhas.

Receita de Sonho da Palmirinha - Passo 4
5

Enquanto isso, prepare o recheio: dissolva o amido de milho no leite e coloque numa panela junto com o leite condensado, as gemas e as raspas de laranja ou de limão. Fique mexendo até engrossar e desligue o fogo. Deixe esfriar coberto com plástico filme tocando no creme (para evitar a formação de uma crosta dura).

Dica: Passe as gemas de ovo por uma peneira, de modo a filtrar a película delas. Essa película é responsável pelo cheiro e gosto de ovo.

Receita de Sonho da Palmirinha - Passo 5
6

Depois desse tempo esquente o óleo numa frigideira. Quando estiver quente (mas não muito quente) coloque 2-3 sonhos fritando de cada vez, para evitar que grudem entre eles. Deixe até ficarem douradinhos e retire para um prato com papel absorvente.

Dica: A temperatura do óleo é muito importante para evitar que os sonhos fiquem dourados por fora e crus no interior. Por isso mantenha o óleo no fogo médio.

Receita de Sonho da Palmirinha - Passo 6
7

Deixe sonhos da Palmirinha esfriarem um pouco e recheie eles com o creme, abrindo os sonhos ao meio ou usando um saco de confeiteiro. Passe no açúcar cristal e estão prontos para deliciar todo o mundo! Prepare este sonho de padaria da Palmirinha e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas da Palmirinha? Veja estas sugestões:

Receita de Sonho da Palmirinha - Passo 7

Se você gostou da receita de Sonho da Palmirinha, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sonhos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Sonho da Palmirinha

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Marcio Rogerio
simplesmente maravilhosa! me lembrou da receita de sonho da vovó, com certeza voltarei a preparar
A sua avaliação:
Fernanda
Oi !
Posso fazer com fermento biológico!
É qual quantidade ?
Sara Silva
Oi Fernanda, a receita é feita com fermento biológico mesmo. Neste caso 1 tablete de fermento biológico fresco.
celso rogeriuo costa
ja fiz esta receita nao fui feliz. seguindo ipsis literis a receita
Sara Silva
Oi Celso, o que deu errado?
rosi
o que equivale 250 mililitros de leite
Nélia Oliveira
Oi Rosi! 250 ml corresponde a 250 gr.
A sua avaliação:
Fernando
Legal a receita, porém essa quantia de farinha e leite e manteiga, corrija informando a devida quantidade. Fiz a massa e ficou bem seca, pois levei ao pé da letra a quantia de 1kg de farinha e no pra 1kg de farinha seria necessários mais leite ou manteiga. Agradeço a receita, mas por favor corrija!abraços e parabéns!
Tamires
Por isso tem que ir pondo aos poucos
1 de 8
Receita de Sonho da Palmirinha