Partilhar
Partilhar em:

Receita de Tahini caseiro

Receita de Tahini caseiro

Se você gosta da cozinha do Oriente Médio, não pode deixar de aprender a preparar tahini caseiro! Trata-se de uma pasta de gergelim muito fácil de preparar e perfeita para mergulhar legumes crus, um snack ou aperitivo saudável e conferir mais sabor a vários pratos. Aprenda com o TudoReceitas.com a preparar esta receita de tahini caseiro e experimente!

Ingredientes para 4 porções da Tahini caseiro:
Também lhe pode interessar: Receita de Molho de gergelim
Passos a seguir para fazer esta receita | 15 minutos
1

Para preparar o tahine caseiro comece por reunir os ingredientes. Você pode usar gergelim cru ou torrado, a diferença é que o gergelim torrado deixa um gosto um pouco amargo no tahine.

2

Coloque o gergelim no liquidificador ou processador de alimentos e bata por 1-2 minutos.

3

Quando as sementes de gergelim estiverem mais ou menos moídas, acrescente o sal, o óleo de gergelim e um pouco de água. Volte a bater para formar a pasta de gergelim.

4

O seu tahine pode ter uma consistência mais próxima de uma pasta ou mais parecido a um patê, como preferir. Para conseguir um tahine mais diluído, basta acrescentar um pouco mais de água.

5

Prove o tahine e retifique o sabor com sal e, se quiser, páprica, que irá disfarçar o gosto amargo. Volte a bater bem.

6

Após o passo anterior, seu tahine caseiro está pronto! Sirva como acompanhamento de um petisco ou entrada ou use no preparo de pratos com inspiração do Oriente Médio, como o curry de legumes ao leite de coco. Bom apetite!

Se gostou da receita de Tahini caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Patês.

Informação adicional
  • Custo: Barato

Suba a sua foto de Receita de Tahini caseiro

Suba a foto do seu prato
Fotos e comentários (3)

Escrever comentário sobre Tahini caseiro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
guilherme
o óleo de gergelim pode ser substituído por azeite extra virgem
Larissa Negri (Editor de TudoReceitas)
Guilherme a receita é com óleo de gergelim, talvez se mudar, o sabor vai mudar um pouco também. Se testar, nos conte como ficou. Obrigada!
A sua avaliação:
Pedro
Aprecio muito a pasta tahini mas achei que uma colher de sopa é excessivo para 200gr de gergelim, geralmente para essa quantidade, uma colher de café é suficiente, outra opção seria usar óleo de canola ou girassol em substituição ao óleo de gergelin, que além de ser mais caro não é muito fácil de se achar, parabéns pelo site, adorei!!
A sua avaliação:
Charito Peraza
Eu sempre fiz o tahine sem acrescentar óleo nem água, só torrava e triturava a semente de gergelim até ela soltar seu próprio óleo e formar a pasta, o processo tarda em média 20 a 40 minutos (depende da potência do processador) ao ver esta receita fiquei com algumas pequenas dúvidas e gostaria que me respondessem.

1º) PRIMEIRA DÚVIDA .- Ao acrescentar o óleo de gergelim não fica com gosto do óleo? e a pasta não fica super oleosa?

2º) SEGUNDA DÚVIDA.- Se acrescenta o óleo de gergelim para acelerar a formação do tahine (pasta de gergelim)?

De antemão muito obrigada

Responder
Nídia do Carmo (Editor de TudoReceitas)
Olá Charito!

O resultado dessa receita é um tahine não oleoso. Essa receita é preparada dessa forma, mas valorizamos as suas dicas na preparação dessa delícia!

O óleo de gergelim contribui para a textura maravilhosa do produto final e, sim, claro que acelera bastante o processo. Porque você não experimenta e conta como resultou?

Queremos também convidá-lo a partilhar a sua receita de tahine no nosso portal pois você parece perceber muito do tema :) Para isso, basta acessar:
http://www.tudoreceitas.com/publicar

Contamos com o seu contributo Charito!

Obrigada pelo seu comentário!

Receita de Tahini caseiro
1 de 7
Receita de Tahini caseiro