Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 22 setembro 2015
Se você gosta da cozinha do Oriente Médio, não pode deixar de aprender a preparar tahini caseiro! Trata-se de uma pasta de gergelim muito fácil de preparar e perfeita para mergulhar legumes crus, um snack ou aperitivo saudável e conferir mais sabor a vários pratos. Aprenda com o TudoReceitas.com a preparar esta receita de tahini caseiro e experimente!
Para preparar o tahine caseiro comece por reunir os ingredientes. Você pode usar gergelim cru ou torrado, a diferença é que o gergelim torrado deixa um gosto um pouco amargo no tahine.
2
Coloque o gergelim no liquidificador ou processador de alimentos e bata por 1-2 minutos.
3
Quando as sementes de gergelim estiverem mais ou menos moídas, acrescente o sal, o óleo de gergelim e um pouco de água. Volte a bater para formar a pasta de gergelim.
4
O seu tahine pode ter uma consistência mais próxima de uma pasta ou mais parecido a um patê, como preferir. Para conseguir um tahine mais diluído, basta acrescentar um pouco mais de água.
5
Prove o tahine e retifique o sabor com sal e, se quiser, páprica, que irá disfarçar o gosto amargo. Volte a bater bem.
6
Após o passo anterior, seu tahine caseiro está pronto! Sirva como acompanhamento de um petisco ou entrada ou use no preparo de pratos com inspiração do Oriente Médio, como o curry de legumes ao leite de coco. Bom apetite!
Se você gostou da receita de Tahini caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Patês.
Legal, Adélia! Depois conte para nós o que você achou desta receita 🙂
Christovão Abrahão
Cozinha é muito de experimentação, né? Torrei o gergelim e usei azeite de oliva, pois não tinha outro óleo gostoso. Ficou um pouco amarguinho, mas delicioso! Aproveitei pra fazer um homus com esse tahini usando outros temperos que tinha em casa, como louro, alho, cebolinha, cominho e pimenta rosa. Se ficou bom? Não deu tempo nem de esfriar, comemos tudo com pão sírio! rsrs Obrigado pela dica e sucesso no seu site!
Oi Christovão, cozinha é experimentação mesmo! Que bom que deu tudo certo na sua receita de homus com nosso tahini, obrigada pelo comentário e continue testando nossas receitas 🙂
Guilherme a receita é com óleo de gergelim, talvez se mudar, o sabor vai mudar um pouco também. Se testar, nos conte como ficou. Obrigada!
A sua avaliação:
Pedro
Aprecio muito a pasta tahini mas achei que uma colher de sopa é excessivo para 200gr de gergelim, geralmente para essa quantidade, uma colher de café é suficiente, outra opção seria usar óleo de canola ou girassol em substituição ao óleo de gergelin, que além de ser mais caro não é muito fácil de se achar, parabéns pelo site, adorei!!
A sua avaliação:
Charito Peraza
Eu sempre fiz o tahine sem acrescentar óleo nem água, só torrava e triturava a semente de gergelim até ela soltar seu próprio óleo e formar a pasta, o processo tarda em média 20 a 40 minutos (depende da potência do processador) ao ver esta receita fiquei com algumas pequenas dúvidas e gostaria que me respondessem.
1º) PRIMEIRA DÚVIDA .- Ao acrescentar o óleo de gergelim não fica com gosto do óleo? e a pasta não fica super oleosa?
2º) SEGUNDA DÚVIDA.- Se acrescenta o óleo de gergelim para acelerar a formação do tahine (pasta de gergelim)?
O resultado dessa receita é um tahine não oleoso. Essa receita é preparada dessa forma, mas valorizamos as suas dicas na preparação dessa delícia!
O óleo de gergelim contribui para a textura maravilhosa do produto final e, sim, claro que acelera bastante o processo. Porque você não experimenta e conta como resultou?
Queremos também convidá-lo a partilhar a sua receita de tahine no nosso portal pois você parece perceber muito do tema :) Para isso, basta acessar: http://www.tudoreceitas.com/publicar