Partilhar

Receita de Bacalhau cremoso com batata

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 2 março 2020
Receita de Bacalhau cremoso com batata

Preparar um bacalhau de Páscoa ou de Natal que agrada e surpreende toda a família é mais simples do que você imagina! Essa receita de bacalhau cremoso com batata é aposta ganha e, com este passo a passo em fotos do TudoReceitas, fica mais fácil cozinhar.

Continue aqui para conferir como fazer escondidinho de bacalhau dessalgado com batata e outros ingredientes simples que sempre temos em casa. Nessa receita de bacalhau não vai creme de leite nem requeijão, por isso é válida para quem não quer cometer excessos. Prepare este escondidinho de bacalhau com batata cremoso para uma ocasião especial e com certeza todo o mundo ficará salivando!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Bacalhau cremoso gratinado
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Primeiramente descasque as batatas e corte. Coloque numa panela, cubra com água e adicione aproximadamente 1 colher de chá de sal. Leve para cozinhar no fogo médio até as batatas ficarem bem macias (aproximadamente 15 minutos após ferverem).

Dica: O tempo que as batatas demoram para cozinhar depende da variedade e tamanho dos pedaços em que você cortou elas. Para que cozinhem mais rápido, corte em rodelas.

Receita de Bacalhau cremoso com batata - Passo 1
2

Enquanto isso coloque também o bacalhau numa panela, cubra com água e coloque a folha de louro. Deixe cozinhar por 10 minutos após ferver, ou até você observar que as lascas se separaram. Retire e desfie, eliminando as espinhas e pele, e reserve a água do cozimento.

Dica: Neste caso usei lombos de bacalhau, que são mais fáceis de desfiar que as restantes partes do peixe.

Receita de Bacalhau cremoso com batata - Passo 2
3

Para continuar preparando esta receita de bacalhau para a Páscoa e Natal leve ao fogo baixo uma panela ou frigideira funda com o azeite. Adicione a cebola e os alhos e refogue até ficarem macios. Depois junte também o tomate e a salsinha, misture e deixe cozinhar por mais 1-2 minutos.

Receita de Bacalhau cremoso com batata - Passo 3
4

Quando esse refogado colorido estiver bem macio e apurado, tempere com um pouco de sal e pimenta. Adicione o bacalhau desfiado e misture tudo.

Receita de Bacalhau cremoso com batata - Passo 4
5

Para conseguir um bacalhau cremoso polvilhe a maisena ou farinha de trigo no refogado de bacalhau e misture. Depois coloque 1 xícara do caldo de cozimento do bacalhau e mexa até engrossar.

Receita de Bacalhau cremoso com batata - Passo 5
6

Prove, acerte o sabor com sal e pimenta e desligue o fogo. Transfira esse preparado para um refratário ou assadeira com aproximadamente 22 cm de diâmetro. Ligue o forno nos 200ºC com calor em cima e em baixo ou no modo Grill.

Receita de Bacalhau cremoso com batata - Passo 6
7

Amasse as batatas já cozidas e misture com o leite e a manteiga, de modo a conseguir um purê suave. Coloque no refratário, por cima do bacalhau, e polvilhe com o queijo ralado. Decore com um pouco de salsinha picada e pimenta do reino.

Dica: Neste caso usei queijo mussarela, mas queijo parmesão também fica muito bom!

Receita de Bacalhau cremoso com batata - Passo 7
8

Leve ao forno nos 200ºC e deixe por 10-15 minutos ou até conseguir um purê de batata gratinado e douradinho, como na foto.

Receita de Bacalhau cremoso com batata - Passo 8
9

Depois do passo anterior, seu bacalhau com batata cremoso está pronto para servir! Acompanhe com uma salada de folhas e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de bacalhau para a Páscoa? Veja estas sugestões:

Receita de Bacalhau cremoso com batata - Passo 9

Se você gostou da receita de Bacalhau cremoso com batata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.

Suba a sua foto de Receita de Bacalhau cremoso com batata

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Bacalhau cremoso com batata

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Bacalhau cremoso com batata
1 de 10
Receita de Bacalhau cremoso com batata

Voltar ao topo da página