Feijão

Receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho

Receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho

Baião de dois é um prato típico da região nordestina e de parte da região norte. Um prato que se caracteriza pelo casamento entre duas paixões nacionais: o feijão e o arroz, ingredientes de fácil acesso, que fazem parte do cardápio da maioria dos brasileiros!

Essa deliciosa combinação faz com que o baião de dois garanta a satisfação de ser um prato completo porque, além desses dois elementos, podemos incluir vários tipos de carnes ao preparo, de acordo com o que estiver disponível à mão de quem for prepará-lo. E, para deixar essa iguaria ainda mais gostosa, podemos incluir o queijo coalho na finalização do prato, enaltecendo o seu inigualável sabor!

Ficou curioso para saber como preparar essa delícia de receita de baião de dois com carne seca e queijo coalho? Então não deixe de ver o passo a passo da receita aqui no TudoReceitas! Vamos lá?

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Baião de dois com carne seca e queijo coalho:

Também lhe pode interessar: Feijão fradinho baiano

Como fazer Baião de dois com carne seca e queijo coalho:

1

Dessalgue a carne seca já em pedaços pequenos e reserve-a. Deixe o feijão de molho com água por, no mínimo, 4 horas. Após esse período, dê uma fervura no feijão e descarte essa água.

Dica: Para dessalgar a carne seca fervente-a 2 ou 3 vezes, trocando sempre a água, ou deixe-a de molho com água numa vasilha, trocando a água 3 ou 4 vezes a cada duas horas.

Receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho - Passo 1
2

Refogue a cebola e o alho com óleo ou azeite de oliva, numa panela funda. Acrescente as carnes salgadas picadas e deixe-as refogando por alguns minutos até dourarem levemente.

Dica: Se tiver banha ou manteiga de garrafa, dê preferência para preparar esse refogado, pois o sabor ficará mais acentuado.

Receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho - Passo 2
3

Junte o feijão escorrido, o sal, a pimenta do reino e a páprica na panela. Adicione a água fervente e deixe cozinhando por 35 minutos, aproximadamente.

Dica: A quantidade de água poderá variar de acordo com o feijão utilizado, bem como o tempo de preparo.

Receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho - Passo 3
4

Acrescente o arroz ao feijão cozido (provavelmente terá alguns grãos al dente) e deixe cozinhando por mais 15 minutos ou até que o caldo seque.

Dica: De vez em quando, mexa delicadamente para evitar que o baião de dois queime. Quando estiver quase secando, prove o arroz e o feijão para se certificar de que estejam cozidos. Se for preciso, acrescente mais 1/2 xícara de água quente para terminar o cozimento.

Receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho - Passo 4
5

Quando o baião estiver cozido, acrescente o cheiro verde picado e pedacinhos de queijo coalho dentro dele, misturando delicadamente. Tampe a panela e espere alguns minutos, para que o queijo amoleça junto ao baião de dois.

Dica: Para deixar o baião de dois mais apetitoso, refogue pedaços de queijo coalho com manteiga ou azeite de oliva e decore o prato na hora de servir!

Receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho - Passo 5
6

Está pronto seu delicioso baião de dois simples! Embora o baião de dois seja considerado uma refeição completa, podemos servir junto com carnes assadas, aipim e banana da terra (cozidos ou fritos), saladas, etc... Não importa o acompanhamento, pois esse prato se destaca por si só! Experimente e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas nordestinas? Veja estas sugestões:

Receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho - Passo 6

Se você gostou da receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Feijão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
6 comentários
A sua avaliação:
MARIA ZILDA ZAFANELLI SIMONI
PELOS INGREDIENTES , ACHEI ÓTIMA.
A sua avaliação:
Ilson
Muiiiitoo bom!!!
A sua avaliação:
Marcelo Gurgel
Parabéns pela receita! Parece simples mesmo;
A sua avaliação:
Elma
Para mim é baião de tudo gostoso
A sua avaliação:
Stephanie
Muito boa👏🏻👏🏻
A sua avaliação:
Gilberto
Essa receita é maravilhosa !
1 de 7
Receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho