Partilhar

Receita de Batata gratinada com creme de leite e parmesão

 
Por Luísa Savala. Atualizado: 4 dezembro 2019
Receita de Batata gratinada com creme de leite e parmesão

As batatas gratinadas no forno são um prato que acompanha muito bem carnes, peixes ou menus vegetarianos, afinal as batatas são um produto muito versátil da cozinha pois podem ser preparadas de diversas maneiras. O melhor não é só isso, elas também são um alimento muito barato.

Se você quer provar essa receita de batata gratinada com creme de leite e parmesão continue lendo TudoReceitas e veja o passo a passo completo. Esse acompanhamento pode fazer parte de momentos marcantes do ano como o Natal, Páscoa ou jantares de aniversário.

6 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Lave as batatas e coloque para ferver durante 15-20 minutos ou até que estejam macias. Quando estiverem prontas, tire do fogo, escorra a água e corte em rodelas. Para que elas cozinhem mais rápido, corte-as no meio.

Dica: Quando você levar as batatas ao forno elas irão ficar ainda mais macias, por isso quando você tirar da água elas não devem estar tão macias ao ponto de conseguir fazer purê.

Receita de Batata gratinada com creme de leite e parmesão - Passo 1
2

Enquanto as batatas estiverem cozinhando, unte com manteiga uma forma que possa ir ao forno. Em seguida, unte toda a base com uma colher se sopa de pasta de alho, para que esse prato de batata gratinada no forno fique ainda mais saboroso.

Receita de Batata gratinada com creme de leite e parmesão - Passo 2
3

Misture um pouco de manteiga derretida com um pouco da pasta de alho (aproximadamente 1 colher de sopa). Se quiser coloque também um pouco de ervas aromáticas, como salsinha picada ou cebolinha. Reserve essa manteiga de alho e pré aqueça o forno a 200ºC.

Receita de Batata gratinada com creme de leite e parmesão - Passo 3
4

Prepare o creme para deixar essa receita de batata gratinada com creme de leite e queijo ainda mais gostosa. Para isso você deve misturar o creme de leite com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Dica: Para uma mistura mais cremosa adicione também requeijão cremoso a gosto.

Receita de Batata gratinada com creme de leite e parmesão - Passo 4
5

Na forma que você untou coloque uma camada de batata, um pouco da manteiga de alho e um pouco do creme do passo anterior. Repita até que os ingredientes terminem - tenha em conta que a última camada deve ser de creme.

Receita de Batata gratinada com creme de leite e parmesão - Passo 5
6

Adicione o queijo parmesão ralado por cima e leve as batatas para o forno nos 200ºC por 15-20 minutos ou até dourar.

Dica: Se você não gostar de queijo parmesão pode escolher outro da sua preferência, apenas tenha em conta que o queijo escolhido deve derreter facilmente e criar uma camada crocante.

Receita de Batata gratinada com creme de leite e parmesão - Passo 6
7

Quando você ver que o queijo gratinou (ou seja, que derreteu e dourou) significa que a sua receita de batata gratina está pronta. Você pode servir com um toque se salsinha fresca e apresentar como acompanhamento de outros pratos, por exemplo:

Prontinho! Não esqueça de deixar nos comentários fotos do resultado e bom apetite.

 

Receita de Batata gratinada com creme de leite e parmesão - Passo 7

Se você gostou da receita de Batata gratinada com creme de leite e parmesão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata.

Outras dicas de batatas gratinadas

Para fazer diferentes receitas de batata gratinada, você pode escolher essa receita base e modificar o creme ou o tipo de queijo, por exemplo. Pode também optar por preparar batata gratinada com bechamel seguindo uma receita de molho de bechamel simples, batata gratinada com queijo e bacon ou batata gratinada com presento e queijo. AS possibilidades são infinitas!

Suba a sua foto de Receita de Batata gratinada com creme de leite e parmesão

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Batata gratinada com creme de leite e parmesão

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Batata gratinada com creme de leite e parmesão
1 de 8
Receita de Batata gratinada com creme de leite e parmesão

Voltar ao topo da página