menu
Partilhar

Receita de Batata noisette sauté

 
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. 17 setembro 2021
Receita de Batata noisette sauté

A batata é um dos ingredientes mais versáteis na gastronomia mundial, a prova é que as receitas de batata vão muito além da batata frita, assada ou do clássico purê. Os franceses foram peritos em inventar receitas com batata e uma das preparações mais gostosas é a batata noisette, que apresentamos aqui no TudoReceitas!

As versões industrializadas da batata noisette são feitas com a batata amassada em purê e temperada. No entanto, a receita original de batata noisette consiste em pequenas bolinhas de batata modeladas com a ajuda de uma colher boleadora, que são cozinhadas em água e depois salteadas na frigideira com um pouco de gordura (manteiga, óleo vegetal ou azeite). O resultado é uma batata douradinha, com casquinha crocante e polpa macia, perfeita para acompanhar qualquer prato.

Quer saber como fazer batata noisette sauté caseira? Confira abaixo o passo a passo em fotos!

2 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Salteado, Receitas de França
Ingredientes para fazer Batata noisette sauté:
Também lhe pode interessar: Batata sauté na frigideira
Como fazer Batata noisette sauté:
1

Para preparar esta receita francesa de batata lave as batatas e descasque.

Dica: escolha batatas grandes, o mais perfeitinhas possível e da variedade Asterix, pois é a mais enxuta.

Receita de Batata noisette sauté - Passo 1
2

Em seguida, usando um boleador de aço inox (utensílio que se assemelha a uma colher de sorvete pequena), "escave" a polpa das batatas de modo a retirar bolinhas de batata - não se preocupe se não ficarem completamente redondinhas.

Dica: em vez de usar o boleador, você pode substituir as 2 batatas grandes por 8 batatas pequenas e redondinhas, tipo batata bolinha. Nesse caso basta descascar e pular para o passo 3.

Receita de Batata noisette sauté - Passo 2
3

Coloque as bolinhas de batata numa panela, cubra com água e adicione um pouco de sal. Leve para cozinhar no fogo médio-alto por 3 minutos depois de ferver.

Receita de Batata noisette sauté - Passo 3
4

Depois desse tempo retire as batatas para um prato com papel absorvente e reserve por alguns minutos, para que fiquem sequinhas.

Dica: neste ponto as batatas ainda deverão estar ligeiramente cruas no interior, pois terminarão de cozinhar no passo seguinte.

Receita de Batata noisette sauté - Passo 4
5

Em seguida frite as batatas numa panela com óleo quente ou, se preferir, salteie numa frigideira com um pouco de manteiga ou azeite de oliva. Elas deverão ficar levemente douradas, para conseguir uma casquinha crocante. Retire para um prato com papel absorvente novo, para absorver o excesso de gordura.

Receita de Batata noisette sauté - Passo 5
6

Depois disso é só temperar suas batatas noisette sauté do jeito que preferir! Pode usar simplesmente pimenta do reino ou tempero lemon pepper, que também combina muito bem. Não hesite em preparar esta receita de batata para acompanhar pratos de carne e peixe e diga nos comentários o que você achou!

Receita de Batata noisette sauté - Passo 6
7

Confira também estas receitas de batata francesas clássicas:

Se você gostou da receita de Batata noisette sauté, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Suba a sua foto de Receita de Batata noisette sauté

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Batata noisette sauté
1 de 7
Receita de Batata noisette sauté

Voltar ao topo da página