Bifes e filés

Receita de Bife à portuguesa

 
Receita de Bife à portuguesa

Os bifes à portuguesa são um clássico, este delicioso prato combina pimenta malagueta, cebola e tomate com bifes junto com alguns ingredientes opcionais como ervilhas e batatas. A característica deste prato são os legumes cortados em juliana, ao contrário do estilo criolo, onde os legumes são cortados em cubos. Nesta receita te contamos alguns truques para que os legumes fiquem bem saborosos e cozinhados, assim como a carne bem macia.

Hoje no TudoReceitas te ensinamos a fazer Bife à portuguesa. Vamos cozinhar!

2 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para perder peso, Receita sem sal, Ideal acompanhar com vinho tinto, Salteado

Ingredientes para fazer Bife à portuguesa:

Também lhe pode interessar: Bife acebolado

Como fazer Bife à portuguesa:

1

O primeiro passo para preparar o bife à portuguesa consiste em descascar a cebola e cortá-la em pétalas. A seguir, lave e corte os pimentões em juliana, retirando a parte branca e as sementes.

Dica: Se você não tiver todas as cores de pimentão, pode usar apenas uma delas.

Receita de Bife à portuguesa - Passo 1
2

Aqueça uma frigideira antiaderente com 1 colher de chá de óleo e refogue a cebola nela até dourar levemente.

Receita de Bife à portuguesa - Passo 2
3

Quando a cebola estiver dourada, acrescente os pimentões e continue refogando até ficarem bem macios. Abaixe o fogo para médio para que não queimem e, sempre que necessário por estar grudando ou secando, acrescente 1 colher de sopa de água quente.

Dica: isso fará com que o vegetal cozinhe lentamente sem ferver, ganhando muito sabor. Além disso, será mais saudável do que refogá-lo em uma grande quantidade de óleo.

Receita de Bife à portuguesa - Passo 3
4

Enquanto os legumes cozinham, prepare os bifes. Em primeiro lugar, corte os bifes ao tamanho que preferir, retirando a gordura visível para tornar mais apetitosos de comer.

Receita de Bife à portuguesa - Passo 4
5

Coloque a farinha em um prato e cubra cada bife com ela. Isso selará a umidade no interior ao cozinhá-los e eles ficarão muito mais macios. Além disso, o fundo de cozimento da farinha dará ao molho uma consistência única.

Receita de Bife à portuguesa - Passo 5
6

Quando o vegetal estiver bem cozido, retire-o da panela, reservando-o num prato. No mesmo fundo de cozimento, adicione uma colher de chá de óleo e aumente o fogo ao máximo. Sele os bifes dos dois lados na frigideira, esperando dourar antes de virar ou eles grudarão. Você pode fazer isso em dois tempos para dar a cada um espaço suficiente.

Receita de Bife à portuguesa - Passo 6
7

Quando estiverem dourados, coloque todos os bifes juntamente com os legumes e, quando a temperatura voltar a subir, junte o vinho.

Receita de Bife à portuguesa - Passo 7
8

Quando sentir que o cheiro mudou de acido para doce, acrescente os tomates e amasse com um garfo. Adicione também os temperos, ou seja, o louro, o orégano, o tomilho e a páprica.

Receita de Bife à portuguesa - Passo 8
9

Enquanto a carne esquenta com os legumes e o tomate, lave e espete as batatas para cozinhá-las por cerca de 3 minutos de cada lado no micro-ondas. Quando estiverem levemente macias, corte em fatias de 1 dedo de largura.

Receita de Bife à portuguesa - Passo 9
10

Quando os bifes à portuguesa estiverem a fervendo, junte as rodelas de batata e tape para que acabem de cozinhar tudo junto por mais 10 minutos. Se necessário, adicione caldo caseiro ou água para não ressecar.

Receita de Bife à portuguesa - Passo 10
11

Sirva a carne portuguesa bem quente. vamos comer!

Receita de Bife à portuguesa - Passo 11

Se você gostou da receita de Bife à portuguesa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bifes e filés.

Com o que acompanhar o bife à portuguesa

Se desejar, pode pular a etapa em que adicionamos a batata aos bifes e, em vez disso, acompanhá-los com purê de batata. Você também pode substituí-los por arroz, macarrão ou batata doce caramelada, conforme o seu gosto.

Suba a sua foto de Receita de Bife à portuguesa

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 12
Receita de Bife à portuguesa