menu
Partilhar

Receita de Bobó de palmito na moranga

 
Por Andréa Porto, Colaboradora. 5 novembro 2021
Receita de Bobó de palmito na moranga

Bobó é um prato delicioso muito apreciado na Bahia, que se popularizou em outros lugares do Brasil. Sua origem é afro-brasileira e, segundo algumas pesquisas, pode ter recebido uma influência indígena também!

Esse creme consistente tem sabores bem intensos porque reúne o azeite de dendê com o leite de coco e pode ser preparado com aipim ou inhame, para ficar com a textura de um pirão! O prato mais comum é o de camarão, mas podemos preparar bobó com frango e até com carne seca!

A versão que traremos hoje será com palmito e o prato será totalmente vegano, porque não usaremos nenhum ingrediente de origem animal. Para a sua apresentação ficar ainda mais bonita, ele será servido numa abóbora moranga!

Quer saber como preparar esse delicioso bobó de palmito na moranga aí na sua casa? Continue aqui no TudoReceitas e confira as instruções com fotos do passo a passo abaixo!

6 convidados 2h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Bobó de palmito na moranga:
Também lhe pode interessar: Palmito pupunha assado prático
Como fazer Bobó de palmito na moranga:
1

Separe todos os ingredientes da receita de bobó de palmito vegano e pré-aqueça o forno nos 180ºC.

Dica: se preferir, substitua a mandioca por abóbora cozida e amassada.

Receita de Bobó de palmito na moranga - Passo 1
2

Depois de lavar e higienizar a abóbora, faça um círculo no topo do fruto, formando uma tampa. Retire todas as sementes e mantenha a polpa preservada.

Dica: não descarte as sementes da abóbora. Elas são ricas em fibras e possuem outros benefícios. Geralmente são consumidas depois de serem levemente torradas ou assadas.

Receita de Bobó de palmito na moranga - Passo 2
3

Saborize a parte interna da abóbora, preenchendo-a com 2 dentes de alho picados, folhas de louro, sal, pimenta do reino e um pouco de cheiro verde picado. Em seguida embrulhe-a com papel alumínio e leve-a para assar em forno a 180 graus por 1 hora ou 1 hora e 15 minutos, sempre conferindo se a polpa do fruto já amoleceu, evitando que ela se desmanche.

Receita de Bobó de palmito na moranga - Passo 3
4

Depois de assada, retire todos os temperos e o excesso de caldo que se formou na abóbora, com cuidado para não romper a casca. Reserve-a.

Receita de Bobó de palmito na moranga - Passo 4
5

Prepare o bobó de abóbora vegano aquecendo azeite de oliva e azeite de dendê numa panela média. Refogue a cebola, a pimenta dedo-de-moça, o alho restante e o pimentão por alguns minutos. Por último, adicione o tomate picado e refogue por uns 5 minutos.

Dica: a pimenta poderá ser opcional neste prato. Se quiser incluí-la e deixá-la menos picante, retire as sementes.

Receita de Bobó de palmito na moranga - Passo 5
6

Adicione o palmito picado ao refogado e envolva muito bem.

Receita de Bobó de palmito na moranga - Passo 6
7

Junte ao refogado uma mistura de leite de coco com mandioca cozida, batida no liquidificador. Esse creme vegano vai conferir mais consistência, sabor e nutrientes no bobó!

Receita de Bobó de palmito na moranga - Passo 7
8

Adicione o sal, a pimenta do reino e o cheiro verde e misture tudo muito bem, deixando cozinhar mais um pouco, apenas para incorporar os ingredientes e apurar os sabores. Em seguida, desligue o fogo.

Receita de Bobó de palmito na moranga - Passo 8
9

Preencha a abóbora moranga com o bobó quente e sirva a seguir, sem necessidade de gratinar no forno. A polpa da abóbora cozida se juntará ao bobó à medida que for servida e dará um sabor bem especial!

Receita de Bobó de palmito na moranga - Passo 9
10

Esperamos que tenha gostado dessa receita de bobó de palmito na abóbora moranga! Não deixe de prepará-la, pois seu sabor é surpreendente. Bom apetite!

Procurando mais receitas veganas com abóbora? Veja como fazer:

Receita de Bobó de palmito na moranga - Passo 10

Se você gostou da receita de Bobó de palmito na moranga, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Palmito. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Bobó de palmito na moranga

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Bobó de palmito na moranga
1 de 11
Receita de Bobó de palmito na moranga

Voltar ao topo da página