Salgadinhos fritos

Receita de Bolinho de farinha de ervilha

 
Equipe TudoReceitas
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. 13 julho 2021
Receita de Bolinho de farinha de ervilha

Os nuggets de frango são um salgadinho muito popular. Você sabia que pode preparar em casa uma versão de nuggets saudáveis sem frango? Esta é uma receita de bolinho de farinha de ervilha que com certeza irá surpreendê-lo!

A farinha de ervilha é um tipo de farinha sem glúten que tem vindo a se tornar popular, sobretudo por ser rica em proteína vegetal e seu sabor ser mais suave que a própria ervilha. A farinha de ervilha pode ser usada no lugar da farinha convencional (geralmente farinha de trigo), dando muito mais valor nutricional ao alimento preparado, neste caso uns deliciosos bolinhos vegetarianos.

Se você segue uma dieta vegetariana não restrita, ou seja, se você não consome carne nem peixe mas aceita ovos e derivados de leite na sua alimentação, não hesite em preparar esta receita de nuggets vegetarianos com farinha de ervilha! Esta é uma opção perfeita também para as crianças que se recusam a comer ervilhas e para quem procura incorporar mais legumes na sua dieta Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer bolinho de farinha de ervilha com apenas 3 ingredientes principais e 4 passos!

3 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para macrobióticos, Recomendada para perder peso, Na frigideira

Ingredientes para fazer Bolinho de farinha de ervilha:

  • Para empanar:
Também lhe pode interessar: Bolinhos de camarão com farinha de milho

Como fazer Bolinho de farinha de ervilha:

1

Misture todos os ingredientes secos numa tigela: a farinha de ervilhas, as ervas de Provence, a páprica e os cominhos. Escolhemos a farinha de ervilha que, além de ser muito proteica, resulta nuns nuggets coloridos e atraentes para as crianças.

Dica: se você quiser pode substituir as ervas de Provence por outro mix de ervas finas ou simplesmente por oréganos.

Receita de Bolinho de farinha de ervilha - Passo 1
2

Adicione a água pouco a pouco enquanto mistura com as mãos ou com uma colher, até formar uma massa densa e maleável.

Receita de Bolinho de farinha de ervilha - Passo 2
3

Para modelar os nuggets caseiros, pegue um pouco de massa e role em forma de bola com a palma das suas mãos. Em seguida, pressione para espalmar a bola e ficar compacta, como na foto.

Receita de Bolinho de farinha de ervilha - Passo 3
4

Para terminar o formato de nugget caseiro, aperte uma das extremidades do bolinho, como na foto.

Dica: se preferir pode modelar estes bolinhos vegetarianos noutros formatos. Pode deixar em bolinhas redondas ou usar cortadores de biscoito, por exemplo!

Receita de Bolinho de farinha de ervilha - Passo 4
5

Em seguida será necessário ferver o bolinho de farinha de ervilha numa panela com água ou caldo de legumes fervente por aproximadamente 5-7 minutos.

Dica: não coloque demasiados bolinhos para ferver de uma só vez, para evitar que grudem.

Receita de Bolinho de farinha de ervilha - Passo 5
6

Este procedimento é muito semelhante ao preparo de nhoque caseiro, por exemplo! Assim que ferverem por 5-7 minutos, retire os bolinhos com a ajuda de uma escumadeira e reserve até amornar.

Receita de Bolinho de farinha de ervilha - Passo 6
7

Resta empanar os nuggets vegetarianos! Para isso, tempere o iogurte com um pouco de pimenta do reino e sal ou, se preferir, bata um ovo numa tigela. Num prato coloque a farinha de rosca, farinha de aveia ou polenta, para uma crocância extra. Se quiser, pode ainda misturar sementes de chia na farinha ou polenta.

Dica: poderá usar um iogurte vegano, se preferir.

Receita de Bolinho de farinha de ervilha - Passo 7
8

Envolva os bolinhos de farinha de ervilha primeiramente no iogurte ou ovo e, depois, na farinha ou polenta, pressionando ligeiramente para aderir bem. Reserve num prato.

Receita de Bolinho de farinha de ervilha - Passo 8
9

Leve ao fogo uma frigideira antiaderente levemente untada com óleo de girassol ou azeite e, quando estiver quente, coloque nela os bolinhos. Deixe por 1-2 minutos e vire, para dourarem do outro lado também.

Dica: outra opção é levar os bolinhos para assar no forno a 200ºC por 10-15 minutos ou até dourarem.

Receita de Bolinho de farinha de ervilha - Passo 9
10

Estão prontos seus bolinhos de ervilha! Você pode servi-los como petisco ou refeição principal, acompanhando com uma salada fresca ou purê de abóbora, por exemplo. Também poderá congelar por até 3 meses. Experimente e diga nos comentários o que você achou desta receita com farinha de ervilha!

Receita de Bolinho de farinha de ervilha - Passo 10
11

Procurando mais receitas de salgadinhos saudáveis? Veja como fazer:

Receita de Bolinho de farinha de ervilha - Passo 11

Se você gostou da receita de Bolinho de farinha de ervilha, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salgadinhos fritos.

Suba a sua foto de Receita de Bolinho de farinha de ervilha

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 12
Receita de Bolinho de farinha de ervilha