Bolos simples

Receita de Bolo brevidade com 3 ingredientes

Nélia Oliveira
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 15 fevereiro 2021
Receita de Bolo brevidade com 3 ingredientes

Você conhece o bolo brevidade? Essa é uma receita de vovó, um bolo caseiro muito macio, fofinho e delicioso preparado somente com 3 ingredientes e nenhum deles é trigo, leite, manteiga ou sequer fermento!

Aqui no TudoReceitas compartilho com vocês a receita de bolo brevidade com 3 ingredientes: maizena, ovo e açúcar. Sim, esse é um bolo sem glúten, sem lactose e sem fermento que dá muito certo e eu vou mostrar como! Essa receita de bolo brevidade de maizena eu peguei de um caderninho de receitas da minha vovó, onde estava escrito apenas 'bolo de brevidade'. Percebi que era um bolo rápido de fazer e muito econômico, por isso apostei minha fé nele e não é que ficou maravilhoso? Ele lembra bolo pão de ló, porém é preparado com maizena no lugar da farinha de trigo.

Confira abaixo todos os detalhes e passo a passo em fotos deste bolo muito fofinho e leve sem fermento, faça aí na sua casa e comprove como fica uma delícia!

6 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Bolo brevidade com 3 ingredientes:

Também lhe pode interessar: Bolo com 3 ingredientes

Como fazer Bolo brevidade com 3 ingredientes:

1

Comece por separar as claras das gemas de ovo e bata as claras com a batedeira por 2-3 minutos ou até ficarem bem firmes. Isso é muito importante para conseguir um bolo crescido e fofinho, já que esse é um bolo sem fermento.

Dica: Para saber se as claras estão no ponto, incline um pouco a tigela ou vire-a de ponta cabeça: as claras não deverão escorrer!

Receita de Bolo brevidade com 3 ingredientes - Passo 1
2

Enquanto bate as claras adicione as gemas de ovo uma a uma, batendo entre cada adição. Quando terminar com as gemas, adicione o açúcar pouco a pouco e também sem parar de bater. A mistura ficará bem areada e cremosa.

Dica: Neste momento, para conferir um gostinho extra, poderá adicionar 1 colher de chá de essência de baunilha ou raspa de limão junto com as gemas.

Receita de Bolo brevidade com 3 ingredientes - Passo 2
3

Por último coloque a maizena peneirada cerca de meia xícara de cada vez e misture delicadamente com uma espátula ou fouet, não bata com a batedeira, até incorporar bem e conseguir uma massa de bolo leve e cremosa.

Dica: Para garantir um bolo bem fofinho e que não murcha depois de assar, lembre que a massa ainda crua deverá estar bem areada e volumosa, ou seja, cheia de ar.

Receita de Bolo brevidade com 3 ingredientes - Passo 3
4

Unte e enfarinhe uma forma de bolo média e coloque a massa deste bolo brevidade bem delicadamente. Leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 35-40 minutos. Retire e deixe esfriar um pouco antes de desenformar.

Dica: Prefira usar uma forma de bolo de 22 cm com furo no meio, assim o bolo crescerá mais uniformemente.

Receita de Bolo brevidade com 3 ingredientes - Passo 4
5

Está pronto seu bolo brevidade de batedeira! Ele fica muito fofinho e pode ser recheado com, por exemplo, creme belga ou creme mousseline. Corre para a cozinha e prepare logo este bolo fofinho com apenas 3 ingredientes que cresce muito e fica muito macio, tenho a certeza que você vai adorar.

Gostou da receita? Deixe em baixo seu comentário e veja também estas receitas de bolo sem trigo:

Receita de Bolo brevidade com 3 ingredientes - Passo 5
6

Veja também esta receita de bolo de maizena com 3 ingredientes em vídeo:

Se você gostou da receita de Bolo brevidade com 3 ingredientes, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Bolo brevidade com 3 ingredientes

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Vera Pimenta
adoro esse bolo de brevidade com três ingredientes, é bem prático e rende um bolo sem fermento muito gostoso e crescido
Aloes
Fiz esse bolo mais ñ gostei .sem leite ficou muito sem gosto e com gosto so de ovos
1 de 6
Receita de Bolo brevidade com 3 ingredientes