Biscoitos

Receita de Bolo de chocolate com aveia

 
Receita de Bolo de chocolate com aveia

A aveia é um cereal rico em fibras e com grande poder hipoglicemiante, ideal para incluir na dieta de quem tem diabetes, colesterol, excesso de peso ou busca melhorar a alimentação. Hoje te ensinamos a preparar um bolo úmido e fofinho com um sabor intenso de chocolate, tendo como ingrediente principal a aveia. Você pode apreciá-lo frio, quando esfriar, ou congelar por até dois meses, para comer depois.

Hoje no TudoReceitas te ensinamos a fazer um Bolo de chocolate com aveia, confira o passo-a-passo com fotos.

6 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para macrobióticos, Recomendada para perder peso, No forno

Ingredientes para fazer Bolo de chocolate com aveia:

Também lhe pode interessar: Bolo de banana com aveia e chocolate

Como fazer Bolo de chocolate com aveia:

1

O primeiro passo, para preparar o seu bolo chocolate com aveia, é bater o ovo à temperatura ambiente com o açúcar e uma pitada de sal durante cerca de 4 minutos. Em seguida, adicione o óleo e bata para integrar.

Receita de Bolo de chocolate com aveia - Passo 1
2

Junte o cacau com a farinha de aveia ou trigo integral, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio . Peneire para evitar que forme bolinhas no preparado.

Dica: Se você não tiver farinha de aveia, pode fazê-la em casa processando flocos de aveia.

Receita de Bolo de chocolate com aveia - Passo 2
3

Adicione o leite e os flocos de aveia.

Dica: Se não quiser usar leite, pode substituir por suco de laranja, água ou uma bebida vegetal, como leite de amêndoa ou leite de coco.

Receita de Bolo de chocolate com aveia - Passo 3
4

Misture com movimentos delicados. Se a massa estiver muito dura você pode adicionar mais leite ou, ao contrário, se estiver muito líquido, você pode deixar a mistura descansando um pouco para que a aveia se hidrate.

Dica: se depois de alguns minutos ainda estiver líquido, você pode adicionar algumas colheres extras de aveia. Isso pode variar de acordo com a capacidade de absorção da farinha e o tamanho do ovo.

Receita de Bolo de chocolate com aveia - Passo 4
5

Despeje a massa em uma forma, usamos uma de 24 x 9 x 6 cm. A forma deve estar untada e enfarinhada para que o bolo não grude durante o cozimento.

Receita de Bolo de chocolate com aveia - Passo 5
6

Preaqueça o forno a 180 ºC e cozinhe o seu bolo durante cerca de 25 minutos ou até que, se espetar, não saia nenhum resto da massa no palito ou na faca.

Receita de Bolo de chocolate com aveia - Passo 6
7

Reserve até que o bolo chocolate com aveia esfrie completamente antes de desenformar.

Receita de Bolo de chocolate com aveia - Passo 7

Se você gostou da receita de Bolo de chocolate com aveia, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Biscoitos.

Com o que acompanhar o bolo de chocolate com aveia

Agora que você já sabe fazer esse bolo de chocolate com aveia, você pode combinar com uma infinidade de acompanhamentos. Separamos as nossas opções preferidas, confira:

  • Pasta de amendoim caseira: Você sabia que a pasta de amendoim é rica em proteínas e é uma boa fonte de magnésio? É um alimento cheio de benefícios, incluindo o fato de contribuir para a redução dos níveis de colesterol, dentre tantas outras propriedades fica deliciosa com esse bolo de chocolate com aveia.
  • Nutella caseira light: Bolo de chocolate com nutella, combinação perfeita! E fazer Nutella em casa é mais fácil do que você imagina, e tem uma vantagem de peso: fica mais econômico e saudável!

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de chocolate com aveia

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Bolo de chocolate com aveia