Bolos de chocolate

Receita de Bolo de chocolate molhadinho

 
Nélia Oliveira
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. 6 novembro 2020
Receita de Bolo de chocolate molhadinho

Se você está com desejo de preparar um bolo de chocolate úmido e fofinho, com recheio e cobertura de chocolate, não perca esta receita passo a passo, preparada com poucos ingredientes e que fica pronta em menos de 1 hora!

Existem vários truques para conseguir um bolo de chocolate molhadinho, um deles é usar iogurte na massa do bolo! Neste caso o iogurte substitui o leite e confere mais cremosidade e umidade na massa, resultando num bolo de chocolate simplesmente irresistível que todo o mundo vai querer provar!

Continue aqui no TudoReceitas para aprender como fazer bolo de chocolate com iogurte e cacau em pó e também como preparar uma clássica cobertura de ganache de chocolate para rechear e cobrir o bolo. Temos a certeza que todos vão amar!

6 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno

Ingredientes para fazer Bolo de chocolate molhadinho:

  • Ganache de chocolate:
Também lhe pode interessar: Bolo nega maluca molhadinho

Como fazer Bolo de chocolate molhadinho:

1

Ligue o forno nos 180ºC, para preaquecer. Coloque o iogurte numa vasilha e acrescente o açúcar, usando o copo do iogurte para medir a quantidade necessária (2 copos de açúcar).

Dica: Use o copo de iogurte como medida para todos os ingredientes.

Receita de Bolo de chocolate molhadinho - Passo 1
2

Bata com a batedeira ou com um fouet (batedor de arame) até incorporar bem. Depois coloque os ovos e bata até obter uma mistura bem lisinha, com todos os ingredientes bem misturados.

Dica: Se quiser, acrescente a essência de baunilha também neste passo. Ela ajuda a conseguir um gostinho extra neste bolo fofinho de chocolate.

Receita de Bolo de chocolate molhadinho - Passo 2
3

Coloque o óleo, volte a bater, e acrescente a farinha e o chocolate ou cacau em pó peneirados. Bata somente até incorporar e obter uma massa de bolo lisinha. Por fim coloque o fermento e misture levemente com uma colher.

Dica: Não substitua o chocolate ou cacau por achocolatado, para evitar que o bolo fique doce demais.

Receita de Bolo de chocolate molhadinho - Passo 3
4

Unte com óleo ou manteiga uma forma de bolo redonda e sem furo central (20-22 cm) e polvilhe farinha nela. Coloque a massa deste bolo de chocolate com iogurte e leve para assar no forno a 180ºC durante 30-40 minutos ou até passar no teste do palito.

Dica: Opcionalmente poderá polvilhar a forma com chocolate ou cacau em pó em vez da farinha.

Receita de Bolo de chocolate molhadinho - Passo 4
5

Enquanto isso prepare a ganache de chocolate, que será usada no recheio e cobertura. Para isso pique o chocolate e esquente em banho-maria ou no microondas junto com o creme de leite.

  • Clique aqui para saber mais sobre como derreter chocolate em barra.

Dica: Se estiver preparando essa ganache de chocolate em banho-maria lembre que o creme de leite não deve ferver, por isso mantenha o fogo baixo. Se estiver usando o microondas, esquente na potência máxima e em 2-3 ciclos de 30 segundos, parando para mexer.

Receita de Bolo de chocolate molhadinho - Passo 5
6

Quando o chocolate estiver completamente derretido e incorporado com o creme de leite, adicione a manteiga, mexa para misturar e reserve.

Dica: A manteiga ajuda a conseguir um brilho bem apetitoso nesta ganache!

Receita de Bolo de chocolate molhadinho - Passo 6
7

Quando o bolo estiver assado, retire-o do forno e deixe esfriar um pouco. Depois desenforme e corte ao meio, para rechear. Espalhe cerca de 1/3 da ganache preparada no passo anterior, cubra com a outra metade do bolo e jogue a restante ganache por cima do bolo.

Dica: Faça isso de preferência com o bolo sobre uma grade de resfriamento com um prato por baixo, para escorrer a ganache excedente.

Receita de Bolo de chocolate molhadinho - Passo 7
8

Reserve o bolo na bancada ou na geladeira (se a temperatura ambiente estiver quente) por 30 minutos a 1 hora, para a ganache firmar. Depois disso este maravilhoso bolo de chocolate cremoso está pronto para deliciar todos! Sirva e bom apetite.

Procurando mais receitas de bolo com iogurte? Veja como fazer:

Receita de Bolo de chocolate molhadinho - Passo 8
9

Se preferir acompanhar esta receita de bolo de chocolate e iogurte em vídeo, pressione 'Play' no vídeo abaixo!

Se você gostou da receita de Bolo de chocolate molhadinho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de chocolate molhadinho

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 9
Receita de Bolo de chocolate molhadinho