Biscoitos

Receita de Bolo saudável

 
The Velvet Taste
Por The Velvet Taste. 5 março 2024
Receita de Bolo saudável

Para fazer um bolo saudável, é necessário principalmente substituir o açúcar por um adoçante que não seja refinado e/ou que não afete rapidamente a glicemia. Da mesma forma que a farinha de trigo mole, devemos substituí-la por um ingrediente semelhante, mas que tenha menor carga glicêmica. Uma boa opção é a amêndoa em pó, porém, você pode adicionar alguns ingredientes à farinha comum para fornecer fibras e mais nutrientes.

Da mesma forma, no TudoReceitas ensinamos como fazer bolo saudável, uma sobremesa extremamente macia e esponjosa à base de ovos, mel e farinha, esta última pode ser combinada com os ingredientes que você mais gosta como cacau, coco ralado, trigo farelo, gérmen de trigo, trigo, entre outros. O melhor bolo saudável!

8 convidados 1h 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem sal

Ingredientes para fazer Bolo saudável:

Também lhe pode interessar: Biscoito saudável para bebê

Como fazer Bolo saudável:

1

Comece por preparar uma mistura de farinha para que este bolo tenha um maior teor de fibras. Para isso, comece peneirando a farinha de trigo mole junto com a farinha de arroz, o cacau ou qualquer farinha fina que for integrar. Em seguida, adicione coco ralado, farelo de trigo, gérmen de trigo, amêndoas em pó e/ou aveia em pó. Caso não queira realizar esse processo, basta usar farinha de trigo integral.

Dica: se desejar, adicione também farinha de aveia ao bolo.

Receita de Bolo saudável - Passo 1
2

Em uma tigela grande, separe as claras das gemas e bata as claras em neve até ficarem firmes na batedeira. As claras estarão prontas quando você virar a tigela e elas não caírem.

Receita de Bolo saudável - Passo 2
3

Em outra tigela, misture as gemas com o mel e mexa até incorporar bem.

Receita de Bolo saudável - Passo 3
4

Em seguida, despeje sobre as claras e misture bem.

Receita de Bolo saudável - Passo 4
5

Integre a farinha em três etapas, ou seja, adicione em 3-4 porções e misture sempre bem com uma espátula de borracha para não desinflar a estrutura que se formou ao bater as claras.

Receita de Bolo saudável - Passo 5
6

Despeje esta mistura em uma forma previamente untada e coloque um disco de papel manteiga na base. Espalhe um pouco.

Receita de Bolo saudável - Passo 6
7

Coloque para assar em forno pré-aquecido a 175°C por 45 minutos ou até que o bolo esteja perfeitamente cozido. Para verificar se é esse o caso, insira um palito no meio do bolo e, ao retirá-lo, ele deverá sair sem deixar resíduos.

Receita de Bolo saudável - Passo 7
8

Por fim, retire do forno, deixe esfriar e desenforme com cuidado. Desfrute de um bolo leve muito macio, extremamente fofo e muito mais saudável. Aproveite! Dê-nos a sua opinião nos comentários e compartilhe conosco uma fotografia do resultado final.

Receita de Bolo saudável - Passo 8

Se você gostou da receita de Bolo saudável, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Biscoitos.

Como conservar corretamente um bolo saudável

Para manter este bolo saudável e fofo, você deve guardá-lo na geladeira em um recipiente com tampa hermética ou saco com fechamento, assim durará cerca de uma semana. Porém, se quiser que dure mais, depois de sair do forno, siga estes passos:

  • Deixe esfriar e desenforme.
  • Divida em porções e congele.
  • Quando quiser comê-lo, basta colocar as fatias na geladeira para descongelar durante a noite e, se desejar, pode aquecê-las na frigideira por alguns minutos.

Da mesma forma, se você deseja conhecer mais preparações de bolos saudáveis, não pode perder estas receitas deliciosas:

Suba a sua foto de Receita de Bolo saudável

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 9
Receita de Bolo saudável