Outros legumes

Receita de Calçots no forno

 
Lucas Lima
Por Lucas Lima, Redator e editor no TudoReceitas. 10 setembro 2015
Receita de Calçots no forno

Os calçots são um tipo de bulbo alongado da família das cebolas, faz lembrar uma cebolinha que cresceu até o tamanho de um alho-poró. É muito popular na gastronomia da Catalunha, em Espanha, sobretudo durante uma festividade chamada de "calçotada" que ocorre entre janeiro e fevereiro. No TudoReceitas.com damos a conhecer esta receita internacional de calçots no forno, confira abaixo o preparo detalhado e não deixe de experimentar quando tiver oportunidade!

2 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular no Outono-Inverno, No forno, Receitas de Espanha, Receita tradicional de Catalunha

Ingredientes para fazer Calçots no forno:

Também lhe pode interessar: Legumes no forno

Como fazer Calçots no forno:

1

Para esta receita de calçots no forno calculei cerca de 25 calçots por pessoa, porém a quantidade varia em função do apetite e do fato de se gostar ou não deste legume.

Receita de Calçots no forno - Passo 1
2

O primeiro passo para assar calçots é descascar a primeira camada, que está cheia de sujeira.

Receita de Calçots no forno - Passo 2
3

Em seguida corte as pontas de cada calçot. Não corte mais que as raízes e a parte que as liga ao caule, caso contrário os calçots no forno irão desmanchar.

Receita de Calçots no forno - Passo 3
4

Lave mito bem os calçots para eliminar os restantes vestígios de sujeira.

Receita de Calçots no forno - Passo 4
5

Em seguida forre uma assadeira com papel alumínio e disponha nela os calçots, como na imagem. Regue com o azeite e leve a assar no forno preaquecido a 200ºC.

Receita de Calçots no forno - Passo 5
6

À medida que assam, observe como os calçots no forno ficam dourados e começam soltando seu suco. Com a ajuda de uma pinça de cozinha, aperte os calçots e, se estiverem suaves, vire ao contrário para cozinhar e dourar do outro lado.

Receita de Calçots no forno - Passo 6
7

Os calçots estão prontos quando estiverem bem macios. Nesse momento retire-os do forno e disponha em uma bandeja. Repita com os restantes calçots.

Receita de Calçots no forno - Passo 7
8

Para comer os calçots no forno retire a primeira camada dourada, e regue o interior do calçot com molho romesco. Sirva acompanhados de, por exemplo, bife na chapa ou assado. Bom apetite!

Gostou desta receita? Escreva abaixo seu comentário!

Receita de Calçots no forno - Passo 8

Se você gostou da receita de Calçots no forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros legumes. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas espanholas.

Suba a sua foto de Receita de Calçots no forno

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 9
Receita de Calçots no forno