Carne bovina

Receita de Carne louca de lagarto

 
Renata Quirino
Por Renata Quirino, Colaboradora. 15 janeiro 2021
Receita de Carne louca de lagarto

Carne louca é uma daquelas comidas com gostinho de infância e cheia de memória afetiva. Nosso post de hoje vai trazer o passo a passo com fotos desse prato clássico de lagarto de panela cheio de sabor com cominho, pimentão, vinho e muito mais.

A principal dica é se programar: essa é uma receita de longo preparo, onde a carne precisa cozinhar pelo menos 1h30 na panela de pressão. Mas toda essa espera vai valer a pena quando você colocar aquela carne desfiada macia e suculenta no pão e relembrar as festinhas de aniversário de quando você era criança.

Confira a nossa receita de carne louca de lagarto desfiado aqui no TudoReceitas!

4 convidados 2h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Panela de pressão, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Carne louca de lagarto:

Também lhe pode interessar: Lagarto em conserva

Como fazer Carne louca de lagarto:

1

Separe os ingredientes. Corte o pimentão em tiras, pique a cebola e o alho e corte a carne em tamanhos iguais para cozinharem uniformemente.

Receita de Carne louca de lagarto - Passo 1
2

Leve a água para ferver.

Receita de Carne louca de lagarto - Passo 2
3

Enquanto isso, tempere os pedaços de carne com cominho e sal e pimenta a gosto.

Receita de Carne louca de lagarto - Passo 3
4

Leve a panela de pressão sem tampa ao fogo e forre o fundo com azeite. Sele todos os pedaços de carne dos dois lados e reserve. Se necessário acrescente mais azeite entre um pedaço e outro. Tire os pedaços da panela e reserve.

Receita de Carne louca de lagarto - Passo 4
5

Em seguida, na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Despeje o molho de tomate, o vinho e misture bem, raspando o fundo da panela para o "queimadinho" trazer mais sabor para o prato.

Acrescente a água fervente em quantidade suficiente para cobrir todos os pedaços de carne e finalize acrescentando as folhas de louro e o pimentão em tiras. Misture bem.

Receita de Carne louca de lagarto - Passo 5
6

Volte os pedaços de carne para a panela, tampe e deixe cozinhar por 1h40 contados a partir do momento que a panela apitar.

Receita de Carne louca de lagarto - Passo 6
7

Passado esse tempo, desligue o fogo, espere toda a pressão sair da panela e verifique se a carne já está cozida o suficiente para desfiar. Se sim, desfie todos os pedaços com a ajuda de dois garfos.

Se a carne ainda não estiver macia o suficiente, volte a carne para a panela e cozinhe por mais 10 minutos - mas verifique se ainda tem molho suficiente para isso. Se não tiver, complete com mais um pouco de molho de tomate e/ou água quente.

Receita de Carne louca de lagarto - Passo 7
8

Volte a carne desfiada para a panela sem a tampa de deixe cozinhar por mais 10 minutos, para pegar gosto (mexa de vez em quando).

Receita de Carne louca de lagarto - Passo 8
9

Agora é só servir essa suculenta carne louca de lagarto no pão francês ou no almoço com arroz branco! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas com lagarto? Veja como fazer:

Receita de Carne louca de lagarto - Passo 9

Se você gostou da receita de Carne louca de lagarto, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Carne louca de lagarto

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Carne louca de lagarto