Partilhar

Receita de Empanada de banana madura

 
Por Lucas Lima, Redator e editor no TudoReceitas. Atualizado: 13 setembro 2017
Receita de Empanada de banana madura

A empanada faz parte da mesa venezuelana e é a que está mais perto de competir com a arepa de milho, durante os cafés da manhã. A empanada original e mais conhecida, é elaborada com farinha de milho pré-cozida. A imaginação dos venezuelanos é muito criativa, pelo que existem imensas variedades e deliciosas empanadas de batata, cenoura, entre outras. A empanada é uma excelente opção para o café da manhã uma vez que é muito rica em proteínas e carboidratos, pelo que trouxe para você esta receita incrível de empanada de banana madura.

A banana é uma fruta que tem muitas qualidades criativas e para além disso tem um incrível sabor e uma agradável textura. Esta fruta é uma excelente opção para substituir a farinha em muitas receitas, convertendo-se uma aliada para os celíacos ou para quem não quer ingerir glúten. A banana é muito versátil, uma vez, que combina com muitos alimentos, tanto doces ou salgados. A preparação desta empanada é muito fácil e os passos são muito semelhantes aos que se realizam para preparar as arepas, a única diferença é a grossura e a forma. Poderá rechear a sua empanada com o que mais gostar porque combina com a maioria dos ingredientes, seja presunto, queijo, entre outros. Continue no TudoReceitas e siga o passo a passo.

3 convidados 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Receita sem glúten, Frito
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Empanadas de milho
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro passo para fazer esta receita de empanada de banana madura é colocar as bananas para cozer com casca em uma panela com água, como poderá verificar na foto abaixo.

Receita de Empanada de banana madura - Passo 1
2

Quando as bananas estiverem cozidas, escorra a água para depois a massa não ficar demasiado suave. Retire a casaca.

Receita de Empanada de banana madura - Passo 2
3

Coloque as bananas em uma taça e triture até formar um purê. Faça o purê enquanto as bananas se encontram quentes.

Receita de Empanada de banana madura - Passo 3
4

Amasse bem o purê até obter uma massa homogênea. É muito importante não cozinhar em excesso as bananas para que a massa fique consistente. Se por casualidade as suas bananas cozerem demais, junte um pouco de farinha de milho e misture.

Receita de Empanada de banana madura - Passo 4
5

Utilize uma bolsa limpa de tamanho médio, corte pelo meio e coloque sobre a mesa. Divida a bola de massa em quatro bolas. Coloque uma bola sobre a superfície da bolsa.

Receita de Empanada de banana madura - Passo 5
6

Com as mãos, estique a massa, até estender a massa o mais fina possível mas suficientemente grossa para que não se rompa a fritar. A grossura pode ser de aproximadamente um centímetro ou um pouco mais.

Receita de Empanada de banana madura - Passo 6
7

Depois da massa esticada, coloque o queijo no centro da massa, procurando que o recheio não toque nas pontas, ou sairá quando for a fritar.

Receita de Empanada de banana madura - Passo 7
8

Feche a empanada de banana e queijo com a bolsa cobrindo todo o recheio. Procure que as bordas da massa se toquem, criando um semicírculo. Com um prato redondo uma uma taça média, corte a sua empanada, pressionando a massa, deixando uma borda.

Receita de Empanada de banana madura - Passo 8
9

Pré-aqueça uma frigideira com azeite e espere que aqueça bem. Coloque a empanada para fritar com cuidado para que não salpique e frite durante três minutos de cada lado, mantendo sempre o fogo médio.

Receita de Empanada de banana madura - Passo 9
10

Douradas e aromáticas! Estão prontas as suas empanadas de banana madura! Esta receita como já tinha referido é ideal para café da manhã, lanches e jantares. A crianças também ficarão encantadas com este sabor semi-doce. Acompanhe esta empanada com uma bebida a seu gosto.

Se procura outras receitas que não contenham farinhas, confira as sugestões abaixo:

Curtiu essa receita? Então avalie, comente ou partilhe a foto do seu resultado. Bom apetite!

Receita de Empanada de banana madura - Passo 10

Se você gostou da receita de Empanada de banana madura, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Empanadas.

Suba a sua foto de Receita de Empanada de banana madura

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Empanada de banana madura

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Empanada de banana madura
1 de 11
Receita de Empanada de banana madura

Voltar ao topo da página