menu
Partilhar

Receita de Farofa funcional

 
Por Graciela Martins. 27 abril 2021
Receita de Farofa funcional

Aqui em casa somos apaixonados por farofa! Aliás, eu penso que farofa seja um prato que o brasileiro realmente ama: farofa de bacon, de couve, de cenoura, farofa com uvas passas, farofa de churrasco, farofa de ovos, com pimenta, sem pimenta, de farinha de mandioca, de milho... seja qual for o tipo de farofa, a gente ama!

E para tornar a farofa que já é maravilhosa, em uma receita ainda mais rica em nutrientes, eu fiz algumas trocas e o resultado é uma farofa funcional, aromática e riquíssima em vitaminas, fibras e nutrientes, que só fazem com que nossa refeição seja ainda mais especial!

Esta receita de farofa funcional crocante é democrática e permite trocas! Vamos ao modo de preparo? Continue aqui no TudoReceitas!

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, Na frigideira
Ingredientes para fazer Farofa funcional:
Também lhe pode interessar: Farofa de milho
Como fazer Farofa funcional:
1

Separe todos os ingredientes desta farofa funcional, afinal, uma cozinha organizada é ouro! Pique finamente a cebola e o alho. Cozinhe o ovo em ponto de ovo duro. Pique a cebolinha verde.

Receita de Farofa funcional - Passo 1
2

Comece tostando todas as sementes em uma frigideira. Use o fogo baixo e mexa sempre até que os aromas das sementes se desprendam.

Receita de Farofa funcional - Passo 2
3

Cuide para que as sementes não fiquem muito escuras, a ideia é que fiquem levemente tostadas e crocantes. Se escurecer demais elas irão amargar. Reserve as sementes tostadas.

Dica: uma dica de ouro: use este mix de sementes para incrementar saladas, sopas e cremes. Estas sementes têm alto valor nutricional.

Receita de Farofa funcional - Passo 3
4

Na mesma frigideira que tostou as sementes, acrescente a manteiga, o azeite e a cebola. Refogue até que a cebola esteja transparente e acrescente o alho.

Receita de Farofa funcional - Passo 4
5

Quando a cebola estiver dourada, acrescente a farinha e misture muito bem. Neste momento tempere com sal e pimenta. Baixe o fogo e mexa por cerca de 5 minutos ou até que a farinha de milho esteja bem crocante.

Receita de Farofa funcional - Passo 5
6

Retire a frigideira do fogo por um instante. Adicione a cebolinha, as uvas passas, as sementes tostadas e o ovo picado.

Dica: as passas, a cebolinha e o ovo trazem umidade para esta farofa. Se quiser mantê-la sequinha por mais dias, ou guardar em um pote, adicione esses ingredientes só no momento de servir.

Receita de Farofa funcional - Passo 6
7

Misture muito bem todos estes ingredientes da sua super farofa funcional com sementes!

Dica: para dar um sabor todo especial nesta farofa, a dica é variar, por exemplo, incluindo raspas de limão ao finalizar a farofa. O toque cítrico é encantador!

Receita de Farofa funcional - Passo 7
8

Para além dos ingredientes citados, você poderá variar nesta receita de farofa nutritiva usando castanhas, amendoins ou outras oleaginosas. Troque as uvas passas por damascos ou figo turco picado, ficará incrível também!

Receita de Farofa funcional - Passo 8
9

Agora está pronta a sua farofa saudável! Uma versão linda, colorida e rica em sabor, fibras e nutrientes que com certeza você vai gostar! Faça e deixe sua opinião nos comentários.

Procurando mais receitas funcionais? Veja como fazer:

Receita de Farofa funcional - Passo 9

Se você gostou da receita de Farofa funcional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Farofa.

Suba a sua foto de Receita de Farofa funcional

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Farofa funcional
1 de 10
Receita de Farofa funcional

Voltar ao topo da página