Bacalhau

Receita de Frigideira de bacalhau baiana

Nélia Oliveira
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. 4 abril 2019
Receita de Frigideira de bacalhau baiana
Imagem: receitasnestle.com.br

A frigideira de bacalhau é uma excelente receita de bacalhau para servir durante a Semana Santa, Páscoa, Natal ou em qualquer outra ocasião de festa que reúne a família à mesa e pede prato de bacalhau. Existem várias receitas de frigideira de bacalhau, mas esta que apresentamos aqui no TudoReceitas é uma das mais populares.

Veja como fazer frigideira de bacalhau baiana tradicional um jeito bem simples com nosso passo a passo em fotos! Para quem não conhece este quitute baiano podemos dizer que a frigideira de bacalhau é muito semelhante à receita de bacalhoada tradicional, porque é preparada com os mesmos ingredientes, no entanto inclui também leite de coco e ovo batido.

A frigideira de bacalhau é uma receita muito prática porque é preparada na própria frigideira que depois é levada ao forno e à mesa. Deste jeito não se perde sabor e não sobra tanta louça para lavar! Vamos para a cozinha preparar esta receita de bacalhau baiana? Confira abaixo todos os detalhes.

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, Receitas para Semana Santa, No forno, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Frigideira de bacalhau baiana:

  • Para decorar:
Também lhe pode interessar: Bacalhau dourado

Como fazer Frigideira de bacalhau baiana:

1

Coloque o bacalhau numa panela, cubra com água e deixe ferver por 10-15 minutos ou até você observar que as lascas do bacalhau estão separando. Retire o bacalhau e reserve a água do cozimento.

  • O bacalhau deve ser dessalgado com 24 horas de antecedência, trocando a água várias vezes. Se você tiver dúvidas confira como preparar bacalhau corretamente.
Receita de Frigideira de bacalhau baiana - Passo 1
2

Espere o bacalhau esfriar um pouco e limpe-o de peles e espinhas. Desfaça em pedacinhos e reserve.

Dica: Limpe e desfie o bacalhau enquanto ele ainda está quente, essa tarefa ficará mais difícil à medida que ele esfria.

Receita de Frigideira de bacalhau baiana - Passo 2
3

Prepare os legumes desta receita de bacalhau para a Páscoa: descasque e corte as batatas em cubinhos. Pique também a cebola, os tomates e os pimentões ou corte estes legumes em rodelas. Pique os dentes de alho e a salsinha ou coentro.

Receita de Frigideira de bacalhau baiana - Passo 3
4

Coloque no fogo médio uma frigideira grande com o azeite, o alho e as cebolas. Deixe refogar até começar a dourar e coloque a batata, o tomate, os pimentões e a salsinha. Refogue por 1-2 minutos, junte um pouco da água do cozimento do bacalhau e deixe ferver até a batata ficar macia.

Receita de Frigideira de bacalhau baiana - Passo 4
5

Após o passo anterior coloque o bacalhau, mexa, junte o leite de coco e volte a mexer. Prove, coloque sal e pimenta a gosto e deixe ferver por 5 minutos até secar um pouco. Desligue o fogo e deixe esfriar.

6

Ligue o forno nos 200ºC. Separe as claras das gemas e bata as claras em neve até ficarem firmes. Vá adicionando as gemas uma a uma e sem parar de bater. O resultado deverá ser uma mistura bem leve e aerada. Separe um terço desta mistura e coloque no preparado de bacalhau e legumes, envolvendo delicadamente para não perder o ar.

Dica: Peneire as gemas de ovo para evitar o cheiro e gosto de ovo.

Receita de Frigideira de bacalhau baiana - Passo 6
7

Cubra a frigideira de bacalhau com o restante da mistura de ovos batidos e coloque a cebola, o pimentão e as azeitonas decorando. Regue com o fio de azeite e leve ao forno a 200°C por 20 minutos ou até dourar.

Receita de Frigideira de bacalhau baiana - Passo 7
Imagem: receitas.gratis
8

Retire do forno a frigideira de bacalhau da Bahia e sirva de imediato, pois a cobertura de ovo murcha à medida que esfria. Aprecie este prato na companhia da sua família e bom apetite!

Gostou desta receita de bacalhau para a Semana Santa? Escreva um comentário com a sua opinião e confira também estas receitas de bacalhau para a Páscoa:

Receita de Frigideira de bacalhau baiana - Passo 8
Imagem: receitasnestle.com.br

Se você gostou da receita de Frigideira de bacalhau baiana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Frigideira de bacalhau baiana

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
4 comentários
A sua avaliação:
Maria Edna
Gosto muito de aprender receitas variadas
A sua avaliação:
César Lemos
Gostei da frigideira. Acrescentei 100gramas de camarão defumado triturado para
Dar um toque bem baiano
Equipe TudoReceitas
Parece que o resultado deve ter ficado mesmo delicioso!
A sua avaliação:
Eliene
Fiz e foi um sucesso na mesa!!Amo nossa culinária baiana, cheia de cor e sabor.
A sua avaliação:
Maria da Glória Pires D Este
Está receita é top já faço a bastante tempo, aprendi com minha mãe pois somos Baianas..
Imagem: receitasnestle.com.br
Imagem: receitas.gratis
Imagem: receitasnestle.com.br
1 de 8
Receita de Frigideira de bacalhau baiana