menu
Partilhar

Receita de Mandolate caseiro simples

 
Por Paola Enciso Gutierrez. Atualizado: 8 junho 2021
Receita de Mandolate caseiro simples

Quem não gosta de receitas doces com amendoim? Aproveitando o clima de festa junina, compartilhamos aqui no TudoReceitas esta deliciosa receita de mandolate caseiro simples, um docinho tipo torrone (torrão) muito popular entre os gaúchos nos festejos juninos!

Existem todos os tipos de receitas de mandolate, torrone ou torrão, mas uma das mais fáceis é esta que lhe apresentamos abaixo! Usamos apenas 6 ingredientes e nenhum deles é mel, pelo que esta também é uma opção de mandolate econômico. Você verá como, com um pouco de leite em pó, açúcar e amendoim você ganha uma deliciosa sobremesa, uma receita de festa junina perfeita para compartilhar, oferecer como presente ou simplesmente petiscar! O resultado final terá muito sabor de amendoim, textura macia e as crianças vão adorar, então continue lendo e descubra como fazer mandolate caseiro passo a passo em fotos.

4 convidados 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Popular nas Festas Juninas, No frio, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Mandolate caseiro simples:
Também lhe pode interessar: Mandolate caseiro com mel
Como fazer Mandolate caseiro simples:
1

Para preparar o mandolate caseiro comece por esquentar a água e o açúcar numa panela. Sem mexer (apenas agitando a panela, se necessário), deixe que o açúcar derreta até formar uma calda de açúcar consistente e que borbulha bastante, como na foto - esse ponto de calda de açúcar será o ponto de bala dura.

Dica: para comprovar o ponto, pingue uma gota da calda em um copo com água, espere a gota cair no fundo do copo, depois pegue nela e confira a consistência, que deverá ser dura.

Receita de Mandolate caseiro simples - Passo 1
2

À parte, bata a clara de ovo, de preferência com a batedeira, até ficar firme e formando picos duros (3 a 4 minutos). Adicione lentamente a calda de açúcar enquanto bate, de modo a obter um merengue italiano ou marshmallow caseiro.

Dica: adicione uma pitada de sal na clara de ovo ou algumas gotas de suco de limão antes de bater, assim ela ficará firme mais rápido!

Receita de Mandolate caseiro simples - Passo 2
3

Continue batendo por mais 5-10 minutos, até que a mistura esfrie e fique mais consistente. Depois acrescente o amendoim torrado e a essência de baunilha e misture sem bater, com uma espátula ou colher.

Dica: a essência de baunilha não é um ingrediente obrigatório, no entanto confere um gostinho especial nesta receita de mandolate caseiro!

Receita de Mandolate caseiro simples - Passo 3
4

Adicione o leite em pó e mexa muito bem, para incorporá-lo completamente nesta mistura para doce mandolate.

Dica: se a misturinha continuar muito mole após adicionar o leite em pó, coloque mais um pouco. No entanto lembre que o mandolate só vai firmar após armazenado por algumas horas na geladeira.

Receita de Mandolate caseiro simples - Passo 4
5

Transfira essa mistura do mandolate para um tabuleiro ou forma forrada com plástico filme ou muito bem untada com manteiga. Espalhe bem e reserve na geladeira por 4-5 horas, até ficar consistente.

Dica: prefira usar um tabuleiro ou forma pequeno, para que o mandolate fique mais compacto!

Receita de Mandolate caseiro simples - Passo 5
6

Quando seu torrone caseiro estiver firme, retire da geladeira e corte em porções. Envolva em açúcar refinado, leite em pó, amido de milho ou até farinha de arroz e está pronto para deliciar todos!

Gostou desta sugestão? Escreva seu comentário abaixo e confira também estas receitas de doces juninos:

Dica: se a temperatura ambiente for quente ou úmida, mantenha o mandolate armazenado na geladeira.

Receita de Mandolate caseiro simples - Passo 6

Se você gostou da receita de Mandolate caseiro simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Frutas secas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Receita de mandolate: calorias e outras informações

Fazer mandolate ou torrone caseiro é uma das melhores maneiras de passar tempo em família na cozinha, pois é uma sobremesa rápida e fácil que permite que todos participem e aprendam mais sobre culinária! Além disso, nada melhor que fazer seu próprio mandolate em casa, uma forma mais saudável de desfrutá-lo do que a versão pronta. No caso, uma porção de mandolate caseiro (preparado de acordo com a receita que indicamos acima) contém aproximadamente 80 kcal.

Existem também outras receitas de doces tipo mandolate que você pode preparar facilmente em casa! Confira estas sugestões e delicie-se:

Suba a sua foto de Receita de Mandolate caseiro simples

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Mandolate caseiro simples
1 de 7
Receita de Mandolate caseiro simples

Voltar ao topo da página